Futebol

25 agosto 2024, 01h10

Benfica-Estrela da Amadora

Festejos do golo de Kökcü

RESUMO DO JOGO

Perante 59 490 espectadores no Estádio da Luz, o Benfica venceu o Estrela da Amadora, por 1-0, em jogo da 3.ª jornada da Liga Betclic 2024/25, na noite deste sábado, 24 de agosto. O tento que garantiu os três pontos foi da autoria de Kökcü (eleito o Man of the Match) ao minuto 19.

Para este embate diante dos amadorenses, o treinador Roger Schmidt apresentou três mudanças em relação à partida anterior. Entraram Otamendi, Álvaro Carreras e Kökcü, tendo saído António Silva, Beste (lesionado) e João Mário.

O onze inicial escalado por Roger Schmidt foi composto por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Barreiro, Aursnes, Kökcü, Prestianni e Pavlidis.

Benfica-Estrela da Amadora

Antes do apito inicial cumpriu-se um minuto de silêncio em homenagem ao sócio benfiquista n.º 3 683, José Guilherme, falecido nesta semana.

O Benfica entrou a pressionar e a querer impor o seu domínio diante de um Estrela da Amadora que alinhava com um bloco baixo, dificultando as ações ofensivas das águias. Num início de jogo de paciência, pertenceu a Tomás Araújo, aos 4', a primeira tentativa de golo, com um cabeceamento à figura do guarda-redes Brigido.

Este foi o primeiro aviso de uns 20 minutos em que os encarnados estiveram muito rematadores, com Kökcü a ser o principal protagonista. O internacional turco tentou o golo, aos 12', de fora da área, com um remate ao ângulo superior direito para uma defesa do guardião e, aos 15', rematou de primeira, por cima da baliza, a corresponder a um cruzamento de Barreiro.

Benfica-Estrela da Amadora

À terceira tentativa (19'), Kökcü inaugurou o marcador. Pavlidis recebeu de Aursnes, girou a bola e assistiu o camisola n.º 10, que com um remate colocado de pé direito abriu o ativo (1-0).

O primeiro lance de perigo do Estrela da Amadora teve lugar aos 24', com um remate ao lado de Miguel Lopes.

Ao minuto 32, Tiago Gouveia substituiu Aursnes devido a lesão. Com esta alteração, Kökcü passou a alinhar do lado esquerdo, com Tiago Gouveia a ocupar a faixa direita.

Após um período de algumas paragens, os jogadores do Benfica aproximaram-se da área nos últimos minutos do primeiro tempo (45'+1') e já no período de compensação viram um golo ser-lhes anulado. Na sequência de um canto, Pavlidis colocou a bola na baliza, mas acabou por fazer falta sobre o guardião.

Benfica-Estrela da Amadora

Match center

Ver aqui ›

O Benfica entrou muito bem no arranque do segundo tempo, chegando mesmo a encostar o Estrela da Amadora às cordas. No espaço de quatro minutos tiveram lugar duas boas oportunidades para ampliar a vantagem, com dois remates no coração da área.

Aos 49', Pavlidis tentou o seu remate para defesa de Brigido, e, aos 53', uma grande oportunidade de Tiago Gouveia, após uma jogada coletiva de qualidade, terminou com uma grande intervenção do guarda-redes do Estrela da Amadora.

Benfica-Estrela da Amadora

Ao minuto 63, Prestianni rematou com perigo do lado direito da área, após uma assistência de Tiago Gouveia. Passados seis minutos (69') esteve muito perto o 2-0, num lance a três tempos. Primeiro Pavlidis viu Brigido negar-lhe o golo, na recarga Tiago Gouveia também não conseguiu bater o guarda-redes. O esférico ainda sobrou para Álvaro Carreras cujo remate bateu num adversário e saiu por cima.

Mais duas substituições foram efetuadas por Roger Schmidt, aos 71', com as entradas de Di María e Renato Sanches para os lugares de Prestianni e Florentino, respetivamente.

A entrada de Renato Sanches foi um momento marcante. Decorridos oito anos, o jogador formado no Benfica Campus voltou a entrar com a camisola do Benfica no Estádio da Luz.

Benfica-Estrela da Amadora

Com o aproximar do final do encontro e com a vantagem mínima no marcador, o Estrela da Amadora foi acreditando que poderia chegar ao empate. O Benfica soube controlar a partida nos momentos cruciais, segurar a vitória e a conquista dos três pontos.

Ao minuto 86, nova dupla substituição para as águias. Tiago Gouveia, lesionado, teve de ser substituído, entrando Rollheiser para o seu lugar. Arthur Cabral substituiu Pavlidis.

No mesmo minuto em que entrou, Arthur Cabral cabeceou ao poste, na sequência de um canto, mas o lance foi invalidado por falta do avançado.

Arthur Cabral

Já no período de compensação, aos 90'+3', teve lugar mais um lance de perigo dos encarnados. Após um cruzamento de Di María, Barreiro cabeceou para a pequena área onde Arthur Cabral esteve perto de encostar para a baliza. O lance acabou invalidado por uma infração de Barreiro.

O Benfica somou, assim, a sua segunda vitória consecutiva e cumpriu o segundo jogo sem sofrer nenhum golo. Na próxima jornada, a 4.ª da Liga Betclic, as águias deslocam-se a Moreira de Cónegos, ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, para defrontar o Moreirense, num desafio agendado para dia 30 de agosto, sexta-feira, com apito inicial marcado para as 20h15.

Texto: José Pedro Verças
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas