Natação

O Sport Lisboa e Benfica é atualmente o clube que mais aposta na Natação em Portugal, como provam os resultados desportivos recentes dos seus nadadores.

Nesta temporada de 2021/22 temos de destacar o jovem Diogo Ribeiro, considerado já o melhor nadador português da atualidade, sucedendo ao também benfiquista Alexandre Yokochi, finalista olímpico com um 7.º lugar nos 200 metros bruços nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Depois do bronze nos 50 metros mariposa do Europeu absoluto Roma 2022, Diogo Ribeiro, de 17 anos, foi campeão mundial de Juniores em Lima, no Peru, nos 50 metros livres e nos 50 e 100 metros mariposa, com um máximo mundial nos 50 metros mariposa.

Entre os inúmeros nadadores benfiquistas de seleção de Portugal, temos de destacar ainda Diana Durães, Miguel Nascimento e Vitória Kaminskaya, multirecordistas e campeões de Portugal, integrados no projeto olímpico do clube.

A Natação é uma das modalidades mais antigas do Sport Lisboa e Benfica. Começou oficialmente em 1914, com os primeiros treinos a realizarem-se um ano antes, em Sete Rios. Isto no tempo em que não havia qualquer piscina em Portugal e os clubes de Lisboa, com atividade náutica, alugavam as docas do rio Tejo, próximas de Alcântara.

Apesar do "Sonho da Piscina" datar dos anos 30 do século XX, apenas em 12 de novembro de 1978 foi possível inaugurar a primeira piscina do clube. A segunda piscina, como referimos, integra o novo complexo desportivo desde 2004.

Na história da Natação do clube, destaque para uma década fantástica, entre meados dos anos 80 e início da década de 90 em que o Benfica elevou a Natação portuguesa ao seu melhor nível de sempre, onde pontificou Alexandre Yokochi, campeão mundial universitário, vice-campeão europeu júnior e sénior, tricampeão Latino, e até hoje único finalista olímpico (200 bruços), em Los Angeles 1984.

Entre os inúmeros multi-recordistas e campeões nacionais que representaram o Benfica, é de referir que o nosso Clube apresentou atletas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 - Alexandre Yokochi e João Santos; em Seul 1988 - Alexandre Yokochi, João Santos, Diogo Madeira, Sandra Neves e Henrique Villaret; Barcelona 1992 - Alexandre Yokochi e Diogo Madeira; Atlanta 1996 - Diogo Madeira.

De recordar ainda que o Benfica foi representado ao mais alto nível por nadadores olímpicos, que marcaram a natação nacional, como Paulo Frischnecht, Rui Abreu, Nuno Laurentino, Pedro Silva, Joana Arantes e Adriano Niz.


› Escalões de Formação

Atividades para todas as idades

Saber mais ›

Natação: Plantel
2
Campeonato Absoluto de Portugal
4
Campeonato Nacional de Clubes da I Divisão masculino
2
Taça de Portugal de Rendimento
1
Campeonato Nacional de Clubes da I Divisão feminino
1
Campeonato Nacional de Clubes em absolutos

Informações e inscrições

Dirige-te à secretaria das Modalidades - Porta 7 Complexo de Piscinas do Sport Lisboa e Benfica para saberes mais informações.



PORTA 7 - COMPLEXO DE PISCINAS DO SPORT LISBOA E BENFICA
Av. Eusébio da Silva Ferreira
1500-313 Lisboa
Horário de funcionamento:
2.ª a 6.ª das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Sábados das 9h00 às 13h00
Encerrado ao Domingo e feriados
(+351) 932 401 904
(todos os dias das 9h às 20h)
modalidades@slbenfica.pt

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar