29 de novembro de 2018, 16h02

Liga NOS: raio-X do Feirense

Futebol

Os jogos da Liga NOS regressam três semanas depois, com a 11.ª jornada. O Benfica recebe um dos emblemas com menos golos sofridos na prova.

O Benfica tem encontro marcado com o Feirense, no Estádio da Luz, às 18h00 de sábado, dia 1 de dezembro, na 11.ª jornada da Liga NOS. Os comandados por Nuno Manta vêm de uma vitória na casa do Marítimo (0-3), na Taça de Portugal. No Campeonato, porém, sofreram três derrotas nos últimos três jogos e estão no 16.º lugar, com nove pontos.

O arranque do Feirense foi auspicioso em 2018/19. Além de ter garantido o acesso à fase de grupos da Taça da Liga após derrotar o Leixões (3-2), entrou a vencer na Liga NOS: 2-0 ao Rio Ave e 0-1, no Minho, ante o V. Guimarães, cotando-se, desde logo, como uma das melhores defesas da competição.

O quadro, porém, mudou. No Campeonato não mais conheceu o sabor da vitória, sofreu quatro derrotas nos últimos cinco jogos; em sentido contrário, com 11 golos concedidos, continua a figurar no top de defesas menos batidas na prova.

Depois de Guimarães, empatou a uma bola com o Boavista, no Estádio Marcolino de Castro, e foi a Alvalade perder com o Sporting, por 1-0. Seguiram-se dois empates caseiros, ambos 0-0, com Nacional e Belenenses SAD; de permeio, perdeu 1-0, fora, com o Moreirense.

Tiago Silva

Os últimos três jogos na Liga NOS resultaram em desaire. 2-0, no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto; 2-4, em casa, com o Tondela; 2-1, no Bonfim, com o V. Setúbal.

Pelo meio, foi conseguindo resultados positivos na Taça da Liga e na Taça de Portugal, provas onde está na liderança do Grupo D e nos oitavos de final, respetivamente.

O último jogo antes da ida à Luz foi mesmo a contar para a prova-rainha, com o Marítimo. O treinador, Nuno Manta, montou a equipa em 4x3x3, com o seguinte onze inicial: Bruno Brígido; Edson Farias, Briseño, Bruno Nascimento, Tiago Gomes; Babanco, Cris Santos, Tiago Silva; Sturgeon, Luís Machado e João Silva.

O onze-tipo, com os mais utilizados na temporada, também versa em 4x3x3: Caio Secco; Edson Farias, Briseño, Luís Nascimento, Vítor Bruno; Babanco, Cris Santos, Tiago Silva; Sturgeon, Luís Machado e Edinho. Entre os "mais" da época no opositor do Benfica, destaque para João Silva e Edinho, melhores marcadores dos fogaceiros, com seis e cinco tentos. Entre os que somam mais tempo de jogo, Briseño e Edson Farias são os únicos do plantel com mais de 1200 minutos.

Somando todas as competições oficiais, o Feirense regista sete vitórias em 15 jogos; conseguiu três empates e sofreu cinco derrotas. Apontou 20 golos e sofreu 17.

Para a deslocação ao Estádio da Luz, Nuno Manta não pode contar com Vítor Bruno, castigado por acumulação de cinco cartões amarelos, e com os lesionados Philipe Sampaio e Crivellaro.

Babanco

Solidez defensiva em teste

Forte nos duelos defensivos e nas interceções, o Feirense é, ainda, uma equipa que concede poucos remates ao adversário. O clube de Santa Maria da Feira disputa, em média, 75 duelos por jogo e realiza 43 interceções. A força defensiva vê-se, igualmente, no facto de recorrer menos à falta (16 por jogo) do que o direto opositor (19).

Na componente ofensiva, o Feirense, em média, remata cerca de nove vezes por encontro e acerta 31% das vezes no alvo; realiza 285 passes por jogo (75% de eficácia) e soma 46% de posse de bola. Ainda no capítulo do passe, todavia a percentagem de eficácia baixa quando este é feito para a frente. Neste particular tem 67% de eficácia contra 83% no passe para trás e 82% no passe lateral.

Edinho

Transferências no Feirense

ENTRADAS Posição SAÍDAS Posição
Bruno Brígido guarda-redes Dele Alampasu guarda-redes
Philipe Sampaio defesa Miskiewicz guarda-redes
Vítor Bruno defesa Ivo Eichmann guarda-redes
Tiago Mesquita defesa Barge defesa
Marco Soares médio Kakuba defesa
Edinho avançado Luís Rocha defesa
Brian Gómez avançado Jean Sony defesa
Sturgeon avançado Kiki Afonso defesa
    Luís Aurélio médio
    João Tavares médio
    João Graça médio
    Hugo Seco avançado
    Zé Manuel avançado
    Karamanos avançado
    Iduitua David avançado

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar