1 de agosto de 2020, 18h49

Tiago Ferro: "Benfica motiva qualquer atleta a dar o melhor de si"

Andebol

Ponta-esquerda elogia o Clube na hora de dar um passo diferente na sua vida.

Tiago Ferro foi um dos rostos dos últimos anos da Formação do Sport Lisboa e Benfica. Em entrevista ao Site Oficial, o atleta recordou o que ajudou a conquistar e explicou que o futuro passará por conciliar uma carreira profissional com a prática de andebol.

Uma década de águia ao peito

"O desporto, como em tudo na vida, é feito de ciclos. Uns maiores, outros menores, mas sempre ciclos. O meu durou sensivelmente 10 anos e dele guardo muitas memórias. Mais do que vitórias ou troféus, sou obrigado a referir que as memórias que guardo com mais carinho são aquelas que não me envolvem somente a mim, mas sim ter tido a possibilidade de partilhar momentos únicos e inesquecíveis com muitos daqueles que são os amigos que levo para a vida. Desde uma simples partilha diária de balneário, ou uma viagem para uma determinada competição, o culminar de uma conquista de um troféu, tudo foi especial porque foi feito com essas pessoas. Tive o privilégio de durante estes últimos 10 anos ter confraternizado e trabalhado com profissionais de excelência, recursos humanos dotados de capacidades técnicas e humanas, capazes de moldar e educar os atletas. Assim, durante todo este período tenho a plena noção que me formei não só como atleta, mas principalmente moldei o meu carácter e tornei-me uma pessoa melhor."

Tiago Ferro

"NO BENFICA FORMEI-ME NÃO SÓ COMO ATLETA, MAS MOLDEI O MEU CARÁCTER"

Taças de Portugal

"Recordo-me de ambas como se tivessem sido ontem. Confesso que a da época 2015/16 teve um sabor especial. Não só por ter sido o meu primeiro troféu enquanto sénior, mas principalmente pela família que a conquistou. Recordo-me de há dias o Paulo Moreno ter falado nisto, e gostava de sublinhar aquilo que ele disse. A quantidade de atletas e amigos que tinham saído da formação a contribuir para esta conquista tornou-a mais saborosa e especial. A conquista de 2017/18 foi um pouco diferente. Acabo por entrar na equipa em meados de fevereiro após o azar do Fábio Vidrago e senti que a conquista da Taça de Portugal veio trazer esperança e alento a uma equipa que apenas tinha pecado em dois ou três jogos durante toda essa época e deixado fugir o título que mais desejava."

Enriquecimento da história

"Um clube com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica motiva qualquer atleta a dar o melhor de si, mais ainda depois de ter feito grande parte da minha formação aqui, sentir que contribuí para aumentar o palmarés desta secção é gratificante. Ganhar os troféus em que estive envolvido foi desafiador e intrinsecamente recompensante, porém quer em 2015/16, quer em 2018/19, fico com a sensação que estivemos tão perto de dar ao Clube aquilo que mais ambicionava, que acaba por ser frustrante que não o tenhamos conseguido. Terminar este bonito ciclo sem a conquista de um campeonato nacional é, nesse aspeto, triste."

"AGRADECER AO BENFICA ESTES 10 ANOS MAGNÍFICOS"

Futuro a curto prazo

"Infelizmente o andebol português não está preparado para dar aos atletas portugueses aquilo que eles necessitam. Felizmente tive a sorte de ter encontrado pessoas no Clube que entendiam que a educação é o ponto-chave para o desenvolvimento e futuro de qualquer pessoa. Dessa forma, não prejudicando o profissionalismo de forma alguma, tive a possibilidade de formar-me academicamente. Assim, o futuro passará por conciliar uma carreira profissional juntamente com a prática deste desporto, que tanto significa para mim. Não descarto a possibilidade de voltar, um dia, a ser profissional de andebol, mas para já o meu percurso não se escreve dessa forma."

Adeptos

Mensagem para os adeptos

"Gostava de deixar uma mensagem especial e calorosa ao 'Braço Armado'. Uma mensagem de carinho e respeito por todo o apoio que nos deram e pela capacidade, organização e destreza que tiveram, em todos os jogos, de nos puxar para cima."

Agradecimento

"Quero do fundo do coração agradecer ao Sport Lisboa e Benfica por estes magníficos 10 anos que me proporcionou. Cheguei aqui um menino com um sonho, saio hoje de cabeça erguida sabendo que tudo dei para que esse sonho se tornasse realidade. Obrigado!"

Fotos: SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar