Evento

26 maio 2023, 11h03

Olívia Alves, environmental & logistics manager e responsável pelo projeto ECO Benfica, no Golo da Sustentabilidade

ECO Benfica participou no painel Golo da Sustentabilidade, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa

No âmbito da 12.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa | Lisboa Unicorn Week, a Plataforma Lisboa Sustentável Empresas promoveu no dia 17 de maio no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a iniciativa Golo da Sustentabilidade no qual procurou responder à pergunta: "Como pode o futebol, enquanto mobilizador de massas, contribuir para a sustentabilidade na cidade de Lisboa?"

O painel moderado pela jornalista Andreia Palmeirim, da TVI/CNN, contou com a presença de três clubes lisboetas que responderam ao desafio de jogar em conjunto pelo planeta: Sport Lisboa e Benfica, representado pela environmental & logistics manager e responsável pelo projeto ECO Benfica, Olívia Alves; o vice-presidente d'Os Belenenses, Óscar Machado Rodrigues; e ainda a diretora executiva do Casa Pia AC, Júlia Almeida.

Ao longo desta sessão informal e descontraída, os clubes diversificaram as suas opiniões e foram unânimes na partilha e transparência das boas práticas, sinalizando ideias e padrões de conduta que perspetivam uma evolução positiva no futuro do futebol nas gerações vindouras, incluindo a representação feminina dos clubes e a aposta nas modalidades femininas, onde o Benfica apresenta resultados recentes assinaláveis.

A data deste evento coincidiu com o Dia Mundial da Reciclagem, uma das temáticas em que o Benfica exerceu uma grande aposta considerando a sua envolvência e o impacto na cidade. Espelho disso é o projeto do Ecocentro do SLB, desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, numa parceria que se mantém até aos dias de hoje.

ECO Benfica no evento Golo da Sustentabilidade

Foram também abordadas as perspetivas de futuro no mundo da sustentabilidade ESG (ambiente, social e governança), onde o investimento pode nem sempre gerar um retorno imediato, mas sim uma poupança que se traduz numa criação de valor a longo prazo. "A sustentabilidade no dia a dia do Benfica é trabalhada de forma transversal, fazendo uma avaliação de onde podemos intervir, e do impacto de que um pequeno passo pode ter em vários setores", referiu Olívia Alves. O exemplo mais recente é o sistema de copos de caução implementado nos jogos no Estádio do SLB, que permite não só uma redução significativa na produção de plástico de utilização única, como também uma melhor alocação dos recursos humanos, hídricos e energéticos necessários à limpeza do Complexo.

Atualmente, os grandes desafios de um clube como o Benfica centram-se na eficiência energética, intimamente ligada à transformação digital, e na adesão e no envolvimento dos sócios e adeptos. Todavia, as boas práticas de sustentabilidade não se limitam ao futebol, com os clubes a frisarem a importância de continuar a apostar em parcerias e soluções de win-win. No caso do Benfica, devido à sua dimensão, visibilidade e capacidade de influência, existe um grande empenho e uma responsabilidade em fazer do clube uma montra para como o desporto, as empresas e toda a sociedade devem encarar a sustentabilidade ESG.

Fotos: Américo Simas / CML
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas