SLBenfica

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº25 | 17 JAN 2019

Editorial

Factos que falam por si!

1 – O Sport Lisboa e Benfica foi vítima de roubo de toda a sua correspondência eletrónica privada. Poucos dias depois da célebre reunião do Altis, entre os Diretores de Comunicação do FC Porto e do Sporting Clube de Portugal, o fruto desse roubo viria a ser exibido no Porto Canal pelo Diretor de Comunicação do FC Porto. Nessa mesma altura, amigos de infância e universidade do hacker ontem detido passaram a ser figuras em destaque no Porto Canal, onde os emails do Sport Lisboa e Benfica eram semanalmente exibidos de forma truncada e manipulada.

2 – Posteriormente, essa difusão era, de forma organizada e criminosa, ampliada pelo blogue “Mercado de Benfica” e por blogues afetos a uma conhecida empresa de comunicação contratada pela anterior direção do Sporting Clube de Portugal. A partir do momento em que, por decisão do Tribunal da Relação do Porto, o Porto Canal foi proibido de fazer essa divulgação, passaram a ser esses blogues a difundir em primeira mão os emails obtidos ilicitamente.

3 – O Tribunal da Relação do Porto deliberou pela proibição imediata da divulgação criminosa dos emails por parte do Porto Canal. A ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social) condenou o Porto Canal e o Diretor de Comunicação do FC Porto, dando como provado a deturpação e manipulação da informação constante dos emails. E no âmbito da justiça criminal, o mesmo Diretor de Comunicação do FC Porto foi constituído arguido pelos crimes de divulgação de correspondência privada e ofensa a pessoa coletiva, e toda a administração do FC Porto, com o seu presidente à cabeça, foram também constituídos arguidos pelo crime de ofensa a pessoa coletiva. Existindo neste momento mais de uma dezena de processos judiciais interpostos pelo Sport Lisboa e Benfica.

4 – Demonstrando estarmos perante uma rede criminosa altamente organizada e profissional, ao longo destes meses assistimos a um trabalho minucioso de divulgação de emails. Mais recentemente, outras entidades e instituições, entre elas prestadores de serviços jurídicos ao Sport Lisboa e Benfica, foram também vítimas de violação e divulgação da sua correspondência privada, eliminando em definitivo a tese de que o roubo dos emails poderia ter origem interna no nosso clube.

5 – Ontem, tomámos conhecimento, no âmbito da operação Cyberduna, da detenção do alegado responsável pelo roubo da correspondência eletrónica privada do Sport Lisboa e Benfica, estando em causa, de acordo com a Procuradoria-Geral da República e com a Polícia Judiciária, factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

6 – Na sequência da conferência de imprensa da Polícia Judiciária, também ficou claro que estava em causa a falsificação de documentos, realçando-se que, da nossa parte, alertámos desde o início para os riscos de ser assumido como fonte credível (e com divulgação feita de forma criminosa e como verdade absoluta) emails truncados, falsificados e totalmente descontextualizados.

7 – Cibercrime altamente sofisticado, implicando tanto tempo e recursos, nunca seria feito de forma graciosa. Foi dado mais um passo no sentido da descoberta da verdade e será importante perceber as motivações e quem esteve por detrás disso.

8 – O Sport Lisboa e Benfica já manifestou que acompanhará de forma intensa e atenta todo este processo reiterando total disponibilidade para colaborar no que lhe for solicitado na descoberta da verdade.

O tempo é da justiça!


“Não há palavras mágicas, há trabalho”

Renato Paiva

Futebol

noticia

BENFICA DEFRONTA O SPORTING NAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL

A 1.ª mão da eliminatória disputa-se no Estádio da Luz em fevereiro.

Futebol

ler mais

"Temos de estar prontos para defender bem"

Juan Pablo Cantero

Basquetebol

noticia

OITO BENFIQUISTAS NA SELEÇÃO SUB-15

A equipa portuguesa cumpre um estágio de observação nos dias 19 e 20 de janeiro.

Futebol

ler mais

"As sensações são muito positivas"

Albert Casanovas

Hóquei em Patins

noticia

PAVILHÃO FIDELIDADE RECEBE PORTUGAL-BRASIL

Jogo de preparação da Seleção Nacional de futsal no dia 1 de fevereiro.

Futsal

ler mais

noticia

BENFICA ESTÁ NOS QUARTOS DE FINAL DA CHALLENGE CUP

O voleibol encarnado ultrapassou os romenos do Municipal Zalau nos “oitavos” e marca encontro com o VC Belogorie da Rússia.

Voleibol

ler mais

noticia

LIGA NOS: JÁ É CONHECIDA A DATA E HORA DO SPORTING-BENFICA

Liga Portugal revelou os horários dos jogos da 20.ª à 23.ª jornada.

FUTEBOL

ler mais

noticia

CAMPANHA ESPECIAL MODALIDADES: BILHETES PARA SÁBADO E DOMINGO

Basquetebol, Voleibol, Hóquei em Patins e Andebol jogam nos Pavilhões da Luz.

MODALIDADES

ler mais

Red Power
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº24 | 16 JAN 2019 | JOGO A JOGO!
Edição nº23 | 15 JAN 2019 | UM PROJETO DE ESTABILIDADE
Edição nº22 | 14 JAN 2019 | POR UMA LIGA COM VERDADE DESPORTIVA
Edição nº21 | 11 JAN 2019 | A RECONQUISTA CHEGA AOS AÇORES
Edição nº20 | 10 JAN 2019 | O SUCESSO DA BTV
Edição nº19 | 09 JAN 2019 | A PROVA INEQUÍVOCA
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar