Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Declarações exclusivas do vice-presidente do Benfica ao Site Oficial sobre alguns dos temas mais quentes do momento.
08 maio 2018, 18h39
Varandas Fernandes, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica
A uma jornada do fim da Liga NOS, que leitura faz do momento desportivo do Benfica?
Estamos no fim da temporada e estes dias são de mobilização para encerrarmos o Campeonato com uma vitória no nosso Estádio perante o Moreirense, quando o segundo lugar ainda está em aberto e é uma possibilidade. Pela ambição que nos caracteriza e distingue, queremos sempre fazer mais em todas as frentes e ganhar todos os anos, mas infelizmente, em face de várias circunstâncias, esta época não terá o desfecho que todos pretendíamos.
No entanto, nenhum Benfiquista tem memória curta. Todos sabemos que vimos de uma década dourada, com inúmeras conquistas no futebol profissional. No panorama nacional ganhámos tudo o que havia para ganhar: Campeonatos, Taças de Portugal, Supertaças e Taças da Liga. Tudo! Mais: no plano internacional chegámos a duas finais da Liga Europa e, também neste período, atingimos os quartos de final da Liga dos Campeões por duas vezes. Não vamos agora pôr tudo em causa só porque nesta época não conseguimos o que queríamos e, com isso, apagar tudo o que foi feito e alcançado numa época dourada, das melhores de sempre da história do Clube.
Após o dérbi do último sábado, a Comissão de Instrutores da Liga, por mote próprio, resolveu instaurar um processo sumaríssimo a Rúben Dias por causa de um lance protagonizado com Gelson Martins. Que comentário lhe merece esta iniciativa?
Permita-me que fale primeiramente de Rúben Dias. É um defesa criado nas escolas do Sport Lisboa e Benfica, competitivo, mas que não tem comportamentos violentos. O atleta não merece ser tratado da forma como tem vindo a ser tratado. O que se passou com esta decisão de abrir um processo sumaríssimo é só mais uma evidência da dualidade de critérios que tem sido vista ao longo de toda a temporada, com prejuízo óbvio para o Benfica. Assistimos a uma série de outros lances em diversos jogos em que intervieram jogadores dos nossos adversários que não mereceram o mesmo tipo de tratamento e de atuação no capítulo da disciplina. Lamentamos que assim seja. O Rúben está a ser perseguido de forma vergonhosa, tendo como objectivo único atingir o SL Benfica… Se o Rúben merece ser castigado, o que se dirá do jogo agressivo praticado por Rui Patrício, Mathieu, Coates ou Fábio Coentrão sobre os nossos atletas?
Nos últimos dias foi atribuída aos adeptos do Benfica a entoação de cânticos menos apropriados num estádio de futebol. Como encara este episódio?
O Benfica é, e sempre foi, um clube que preza os valores e os princípios da ética desportiva. Devemos combater a apologia do ódio e contribuir para a defesa dos valores desportivos. A liberdade de expressão não implica ódio, pelo contrário deve ter dignidade. Condenamos tudo o que seja pela violência, em qualquer clube e em qualquer campo, seja qual for a modalidade. No entanto, também lamentamos, e isto é factual, que nos festejos dos nossos adversários o que ouvimos predominantemente são cânticos a ofender o Benfica, dirigentes, Sócios e adeptos.
Texto: João Sanches
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024