21 de fevereiro de 2019, 22h37

O doce sabor dos "oitavos"

Futebol

Com total controlo dos acontecimentos, o Benfica empatou 0-0 com o Galatasaray e apurou-se para a próxima ronda da Liga Europa.

O Benfica fez valer a vitória arrancada perante o Galatasaray em Istambul, na quinta-feira da semana passada, para entrar nos oitavos de final da Liga Europa. No jogo de volta, no Estádio da Luz, os comandados de Bruno Lage, sempre compactos, tiveram os acontecimentos sob controlo e o 0-0 final acabou por saber a triunfo.

Fruto dos golos marcados em Istambul (1-2), o Benfica, com sete portugueses no onze (cinco dos quais formados no Clube), partiu em vantagem para a 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa e, logo nos primeiros minutos do desafio disputado no Estádio da Luz, fez por alargar a diferença na eliminatória. O golo esteve para ser uma realidade ao minuto 7, depois de uma arrancada de Pizzi pelo corredor direito, de onde cruzou com as medidas certas para a finalização de Cervi na área. Porém, o esférico rematado pelo argentino com o pé canhoto fez uma razia ao poste esquerdo.

Depois de uma sucessão de cantos a beneficiar as águias, o jogo amornou. Só tornaria a aquecer quando se atingiu o minuto 35: Seferovic, servido na esquerda, cruzou para a entrada da pequena área, onde apareceu Marcão a cortar, mas quase a colocar a bola dentro da sua baliza.

Aos 42', novo momento de agitação junto das malhas da equipa turca, depois de uma abertura de Florentino a desmarcar João Félix no flanco esquerdo, cabendo ao jovem atacante o centro para o remate de Pizzi, que fez brilhar o guarda-redes Muslera. As águias mereciam o golo, mas ao intervalo estava tudo em branco.

Benfica-Galatasaray

Sem alterações no 4x4x2, o Benfica abordou os instantes iniciais do segundo tempo com vontade de apontar um golo que favorecesse ainda mais a sua posição na eliminatória. João Félix, num remate de fora da área, procurou visar as redes de Muslera, mas não foi certeiro (46'). Feghouli, no lado contrário, ensaiou a meia distância, sem sucesso, e, na resposta, Seferovic chutou à figura do guarda-redes do Gala. Aos 66', Rúben Dias foi empurrado na área do Gala por Feghouli, mas o árbitro romeno Ovidiu Hategan não assinalou pontapé de penálti a favor dos encarnados.

A equipa benfiquista foi gerindo, espreitando erros da equipa turca, que tinha de arriscar, mas raramente encontrou espaços para desenhar lances legais (em fora de jogo não conta...) e ameaçar a baliza de Odysseas. Rafa, Jonas e Gabriel foram a jogo em três momentos diferentes, rendendo Cervi (59'), João Félix (76') e Pizzi (83'). As águias voltaram a rondar as redes turcas na parte final, mas o 0-0 foi o resultado que perdurou, com o Benfica a ser competente na sua missão e a avançar na prova.

O sorteio da próxima ronda realiza-se já às 12h00 de sexta-feira, em Nyon, estando os duelos dos "oitavos" agendados para os dias 7 e 14 de março.

Dia de Jogo Benfica Galatasaray Camisola Adidas

Texto: João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar