17 de março de 2019, 18h03

Taça de Portugal erguida... segue-se o ataque à reconquista do Campeonato!

Voleibol

Benfica conquistou a 18.ª Taça de Portugal, reforçando a sua hegemonia de títulos ao nível nacional. Leia aqui as reações dos intervenientes…

Foi com taxativo 3-1, frente à Fonte do Bastardo, num espetacular jogo de voleibol, que o Sport Lisboa e Benfica conquistou a 18.ª Taça de Portugal do palmarés. Vitória justa, na raça, perante um opositor que dignificou ainda mais o triunfo dos encarnados… é a esta ideia reiterada pelos intervenientes nas declarações pós-jogo.

RESUMO DO JOGO

 

Dedicatória a Rui Mourinha e aos adeptos

Domingos Almeida Lima (vice-presidente do Benfica): "Foi uma boa vitória, temos ganhado muitas vezes esta Taça e aproveito para dedicar esta vitória a uma pessoa que já não está cá connosco, o Rui Mourinha, que fez muito pelo Voleibol do Benfica e, portanto, esta vitória deve-lhe ser inteiramente dedicada. Queria saudar os adeptos pelo apoio fantástico que deram durante o jogo, queria saudar a equipa técnica e todos os atletas. É mais um triunfo e amanhã já se trabalha novamente para outro objetivo. Estamos todos muito contentes."

"Os adeptos foram fundamentais e nesse aspeto tivemos vantagem em relação ao adversário, porque, sendo uma equipa dos Açores, tinha muito menos adeptos e nós tivemos os nossos em maior número e em grande sonorização. Durante todo o jogo incentivaram a equipa e, mesmo no 1.º set onde as coisas não correram tão bem, estiveram sempre a apoiar até ao fim. São incríveis, já estamos habituados a este apoio e obrigado a eles."

Marcel Matz

"Jogadores de enorme qualidade e competência"

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi um desafio complicado, tal como se previa. Sabíamos que ia ser um jogo muito duro, uma partida difícil, porque a Fonte do Bastardo é uma equipa que tem uma energia muito grande, sabe contagiar com essa energia e não desiste."

"Construímos o suficiente no 1.º set para fechar e não conseguimos, aí fomos um pouco a baixo, mas os nossos jogadores, com a qualidade e experiência que têm, tenho sempre a certeza que eles conseguem sair dos momentos mais complicados. Perdemos o 1.º set, conseguimos fazer um bom 2.º set, assumindo a responsabilidade que temos. No 3.º set eles vieram com tudo, mas nós conseguimos controlar a situação e ganhar."

"Os jogadores do Benfica são muito bons, nós construímos uma situação, trabalhamos diariamente, mas eles têm uma competência muito grande, jogam muito bem."

Voleibol

"Triunfos assentes no trabalho"

Hugo Gaspar (capitão da equipa do Benfica): "Dois Troféus, duas vitórias, e segue-se o ataque à conquista do Campeonato, o grande objetivo. Demonstrámos aqui que estamos a fazer um grande trabalho esta época, toda a equipa está de parabéns, todos aqueles que nos rodeiam, todos aqueles que colaboram, esta Taça também e deles… dos adeptos, das nossas famílias, porque por detrás destas vitórias está, sem dúvida, muito trabalho."

"Hegemonia fruto de um trabalho de anos"

Zelão (central da equipa do Benfica): "É sempre um gosto muito especial… cada Campeonato, cada título, cada troféu! E ver a alegria dos adeptos, sentir o fervor deles, virem tão longe apoiar-nos é fantástico! Quero dedicar esta Taça à família do Sr.º Rui Mourinha, que há pouco tempo nos deixou, porque esta hegemonia, estes troféus são também fruto do trabalho que ele desenvolveu ao longo dos anos."

 

"Felizes por todo o Clube"

André Lopes (zona 4 do Benfica): "É sempre bom ganhar! É a segunda este ano… está a correr bastante bem. Quero dar os parabéns à equipa da Fonte do Bastardo. Provaram que têm uma excelente equipa ao eliminarem o Sporting, e hoje complicaram-nos bastante a tarefa, o que até deu mais brio à nossa vitória. É sinal de que estamos a trabalhar bem, duro. Não tem sido fácil, os resultados têm aparecido e estamos muito felizes por nós, pelos adeptos, por todo o Clube… Felizmente, já tive o prazer de ganhar muitos troféus pelo Benfica, mas sabe sempre tão bem e parece sempre que é o primeiro."

Benfica-Fonte do Bastardo

"Um jogo digno de uma final"

Theo (oposto do Benfica): "Todas as finais têm uma dose de nervosismo, errámos algumas situações no início, mas a equipa demonstrou uma grande força durante o encontro e foi uma boa prova para nós. Revertemos uma situação complicada e fizemos deste um jogo digno de uma final. Estamos a dar continuidade ao nosso trabalho e estamos no caminho certo, temos as nossas condições e agora vamos lutar pelo Campeonato. A Fonte do Bastardo é muito forte, já nos conseguiu vencer uma vez esta época, eles têm bons jogadores e é uma equipa que nos vai dar trabalho futuramente. Os adeptos vieram, nós próprios não estávamos à espera que viesse tanta gente. Eles estão sempre a seguir o Clube, ajudaram-nos bastante e fizeram uma festa bonita aqui no pavilhão."

Benfica-Fonte do Bastardo

"Emoção muito grande desfrutar este momento com os adeptos"

Rapha (zona 4 do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas conseguimos dar a volta, fizemos o nosso jogo, imprimimos o nosso ritmo, conseguimos a vitória e levamos a Taça para casa. Os próximos desafios para o campeonato vão ser muito complicados, mas nós estamos firmes e vamos lutar pelo título nacional. Enquanto os adeptos nos apoiarem, nós vamos estar dentro da quadra a desfrutar ainda mais porque para nós é uma emoção muito grande desfrutar este momento com os nossos adeptos."

"Excelente conquista"

Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Conseguimos terminar a fase regular do Campeonato Nacional em 1.º lugar, que era um objetivo que tínhamos para podermos contar sempre com o fator casa nos play-off. Ganhámos a Supertaça, agora ganhámos a Taça de Portugal… Duas excelentes conquistas e agora falta o Campeonato."

"Adeptos foram fundamentais"

Ivo Casas (líbero do Benfica): "Mais um título e é um prazer dar mais este título aos nossos adeptos que foram mais uma vez fundamentais. Esta vitória é também muito importante porque nos lança numa boa corrente de vitórias frente à Fonte do Bastardo e pode ser que isso tenha algum peso no futuro dos play-off."

Texto: Diogo Nascimento, Filipa Fernandes Garcia e Sónia Antunes

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar