Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Canoagem
Fernando Pimenta, João Ribeiro e Joana Vasconcelos fizeram um balanço das provas em que participaram no fim de semana de 6 e 7 de abril, já com olhos postos em Tóquio 2020.
09 abril 2019, 17h31
Fernando Pimenta, João Ribeiro e Joana Vasconcelos
“Foi um fim de semana muito gratificante, foi o meu 11.º título consecutivo de Fundo. Se ganhar duas vezes é difícil, ganhar onze vezes mais difícil é, ainda para mais neste ano, em que tive uma má largada, fiquei muito para trás e depois tive de fazer uma recuperação muito grande, onde me desgastei bastante. Depois, no entanto, consegui fazer uma boa gestão”, contou Fernando Pimenta, que conquistou o ouro no Campeonato Nacional de Fundo e na Taça de Portugal de Tripulações.
“A experiência que tenho vindo a adquirir em provas internacionais ajudou a manter-me tranquilo numa altura em que as coisas pareciam estar completamente perdidas. Lutei até chegar à frente, depois geri o melhor possível as forças, recuperei um pouco e na parte final tentei disputar o sprint com os meus colegas que estavam na frente, nomeadamente o João Ribeiro”, acrescentou.
“Claro que pensamos sempre nos Jogos Olímpicos. Tenho a noção de que para estar nos Jogos Olímpicos tenho de estar na melhor forma de sempre no Campeonato do Mundo. Apesar de ter sido campeão do mundo no ano passado na distância dos 1000 metros, que é a distância olímpica, isso não me dá qualquer garantia de apuramento olímpico, que é neste ano, em agosto, no Campeonato do Mundo na Hungria”, contextualizou.
João Ribeiro, que alcançou a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Fundo, afirmou que soube a pouco, mas que ficou contente pelo ouro ter ficado “em casa”.
“O terceiro lugar soube a pouco, queria ganhar, como é óbvio. Tentei ganhar ao Fernando, mas ele tem um nível muito elevado, mas mesmo assim o título ficou em casa, no Benfica, e isso é o mais importante”, enfatizou o canoísta encarnado.
Na Taça de Portugal de Tripulações, João Ribeiro e Fernando Pimenta competiram em equipa e conseguiram o ouro.
“No domingo enfrentámos o desafio [Taça de Portugal de Tripulações] e só queríamos levar o Benfica, mais uma vez, ao mais alto lugar do pódio, e felizmente conseguimos os dois juntos. O Benfica ganhou a Taça de Portugal de K2, que é a prova mais importante de inverno da canoagem nacional”, referiu.
“Depois disto vão realizar-se as provas de velocidade, que são as distâncias olímpicas, e isso é o mais importante para mim e para o Fernando. Daqui a três semanas temos a aferição para a equipa nacional, onde queremos estar ao nosso melhor nível e representar mais uma vez o Sport Lisboa e Benfica da melhor maneira”, vincou João Ribeiro.
A atleta Joana Vasconcelos, campeã nacional de Fundo, garantiu estar motivada e ainda elogiou a prestação dos seus colegas de equipa.
“É sempre uma grande motivação ganhar provas. Foi uma prova especial, gostei muito de competir, diverti-me bastante. Quanto ao Fernando Pimenta, fez uma excelente prova. Depois de algumas dificuldades conseguiu dar a volta por cima como grande campeão que é. No K2 em tripulações, também mais uma vez [Fernando Pimenta e João Ribeiro] mostraram que têm muito nível e agora é continuar o trabalho, pois espero que todos estejamos em Tóquio 2020”, disse a canoísta Joana Vasconcelos.
Texto: Márcia Dores
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024