24 de julho de 2019, 23h44

Sub-19: Hat-trick de Gonçalo Ramos e Portugal na final

Futebol

A equipa das Quinas venceu a República da Irlanda nas meias-finais do Europeu.

Portugal, com cinco jogadores do Benfica no onze inicial, ganhou por 4-0 à República da Irlanda e, no domingo, vai disputar a final do Campeonato da Europa de Sub-19, na Arménia. No duelo das meias-finais, Gonçalo Ramos apontou três golos.

Perante um adversário muito fechado, essencialmente preocupado em aguentar o futebol ofensivo de Portugal para depois poder lançar contra-ataques, Gonçalo Ramos esteve no coração do primeiro momento de agitação na grande área irlandesa: o toque final do jogador do Benfica ficou perto do golo, aos 12'.

Num tiro de fora da área, Tomás Tavares tentou ser feliz, mas a bola espirrou no corpo de um defensor, ao minuto 15. Rente ao poste direito passou o esférico pontapeado por Fábio Vieira aos 22'.

À passagem da meia hora, o irlandês Hodge derrubou João Mário no interior da grande área defensiva: penálti para Portugal! Vítor Ferreira, na execução do castigo máximo, atirou para o 1-0 aos 31'.

Em desvantagem, a República da Irlanda estendeu as suas unidades no terreno de jogo e ameaçou o empate: Celton Biai e Costinha resolveram um duplo problema aos 34' e logo a seguir foi a barra da baliza lusa a negar o 1-1.

À beira do descanso, já dentro dos oito minutos de tempo adicional (consequência das duas pausas para hidratação), Portugal aumentou para 2-0 num golo com assinatura do benfiquista Gonçalo Ramos, que aproveitou de cabeça, ao segundo poste, um cruzamento de João Mário sobre a esquerda da área (45'+2'). Ao intervalo, vitória lusa por 2-0.

Tomás Tavares

O apuramento para a final do Europeu ficou praticamente selado com novo golo (3-0) da equipa das Quinas, com Gonçalo Ramos outra vez na conclusão, finalizando na área, aos 59', um passe executado por João Mário sobre o lado direito.

Tiago Gouveia, outro dos seis jogadores do Benfica chamados para este Europeu, entrou em ação aos 69', rendendo João Mário.

Os lusitanos foram gerindo o esforço nos últimos minutos do desafio e controlaram o adversário, exibindo uma circulação de bola bem calibrada. Além disso, contaram com Celton Biai, sempre eficaz nas intervenções, a guardar a baliza com competência. Já em tempo de compensação (90'+6'), Gonçalo Ramos acertou de novo nas redes (hat-trick) e definiu o resultado final.

O objetivo foi alcançado: triunfo por 4-0 e qualificação de Portugal para a final do Campeonato da Europa Sub-19. Na decisão, a equipa das Quinas vai enfrentar, no sábado (17h30), a Espanha, que ganhou à França no desempate por penáltis (4-3, depois do 0-0 no tempo regulamentar).

Onze de Portugal: Celton Biai, Costinha, Gonçalo Cardoso, Gonçalo Loureiro, Tomás Tavares, Diogo Capitão, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Félix Correia, Gonçalo Ramos e João Mário.

Suplentes: Meixedo, Tiago Lopes, Levi Faustino, Costa, Daniel Silva, Rodrigo Fernandes, Tiago Gouveia, Gomes e Tiago Rodrigues.

Fotos: UEFA.com

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar