28 de maio de 2020, 16h54

Benfica no top 25 dos clubes europeus mais valiosos

Clube

A consultora internacional KPMG realizou a edição 2020 do estudo “Football Clubs' Valuation: The European Elite”.

O Sport Lisboa e Benfica está em destaque no estudo realizado pela consultora KPMG "Football Clubs' Valuation: The European Elite 2020", que analisa o comportamento financeiro dos maiores clubes da Europa. Os encarnados subiram duas posições num ano e estão no 24.º lugar.

Para além da componente financeira anual apresentada pelos clubes, a KPMG analisa, ainda, três parâmetros: estar entre os 50 maiores clubes na receita operacional total; pertencer ao top 50, segundo o coeficiente das últimas cinco épocas nas provas da UEFA; integrar a lista dos 30 maiores entre os clubes com maior número de seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) até janeiro de 2020.

Nesta lista é notória a presença dos clubes pertencentes às cinco maiores ligas da Europa; o Ajax e o Benfica são os oásis entre os maiores 25 emblemas que aparecem neste estudo. Com um alcance compreendido entre os 392 milhões (mínimo) e os 429 milhões de euros (máximo), fora dos "Big Five" só os holandeses superam a 24.ª posição do Benfica neste estudo.

Referir que o valor comercial da Marca Benfica é de 410 milhões de euros, o que significa um crescimento de 23 por cento face ao apresentado em período homólogo. Ou seja, no top 25, o Campeão Nacional e o Tottenham são os 6.ºˢ emblemas que mais crescem.

O valor do SL Benfica enquanto empresa foi encontrado segundo a performance conseguida nestes cinco tópicos: proveitos financeiros, popularidade nas redes sociais, potencial desportivo e de faturação em dia de jogo, direitos televisivos e o facto de o estádio ser um ativo do Clube.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar