Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Lech Poznan por 4-0 no Estádio da Luz na 5.ª jornada do Grupo D da Liga Europa, qualificando-se para próxima fase da prova.
04 dezembro 2020, 00h13
Jogadores do Benfica festejam um dos quatro golos no Estádio da Luz
Na primeira receção do Benfica a uma equipa polaca no novo Estádio da Luz em competições da UEFA, Jorge Jesus lançou um onze com duas novidades... que na prática, em termos táticos, eram três: Chiquinho entrou na equipa para fazer dupla com Gabriel no coração do meio-campo, Darwin regressou à competição para se posicionar no centro do ataque... e Pizzi avançou alguns metros no terreno de jogo para assumir um duplo papel: segundo avançado, em movimento de ataque, e terceiro médio-central, nos momentos defensivos.
Volvido um período, na madrugada da partida, em que o Lech Poznan até teve mais bola (mas disso não passou), Pizzi, aos 14', foi protagonista de um lance que poderia ter levado o árbitro a assinalar pontapé de penálti. Na área do conjunto polaco, o camisola 21 das águias foi puxado pelo central Dejewski.
Compacto, pressionando na frente e condicionando a saída de bola do Lech Poznan, o Benfica, racional, construía e atacava pela certa, na tentativa de provocar frestas na estrutura defensiva polaca e aproveitar para chegar ao golo.
O desequilíbrio que a equipa encarnada ensaiava surgiu ao minuto 21 e traduziu-se na primeira oportunidade de golo do encontro... que na realidade foram duas. Em aceleração, Grimaldo conduziu a ofensiva benfiquista e depois colocou a bola na grande área. Darwin, servido pelo lateral canhoto, tocou curto e deixou Pizzi com tempo e espaço para visar a baliza do Lech, onde o guarda-redes Bednarek espalmou o esférico para a frente e para o lado. Na recarga, Darwin disparou sobre a barra!
Com futebol apoiado e tricotado, tendo Rafa (fez o jogo 150 com o Manto Sagrado!) e Everton dispostos sobre os flancos, o Benfica, paciente, mantinha o plano de jogo e, com bola, procurava desestabilizar e trocar as voltas à defensiva do Lech Poznan.
Sentia-se que o golo das águias podia acontecer a qualquer momento... e foi festejado ao minuto 36! Pizzi abriu o laboratório, no primeiro canto do encontro, levantou a bola com precisão para a área, e Vertonghen elevou-se e cabeceou com categoria para dentro da baliza adversária. Reforço em 2020/21, o defesa-central internacional pela Bélgica estreou-se a marcar pelo Benfica.
FILME DO JOGO
O segundo tempo do desafio começou com o Benfica a carregar no acelerador, elevando a velocidade das combinações de ataque. O Lech Poznan resistiu ao primeiro embate, ainda teve um tímido remate de meia distância aos 54', mas seria derretido pelas águias num abrir e fechar de olhos.
Gabriel, ao minuto 57, executou uma recuperação de bola em zona ofensiva, entregou rapidamente o esférico a Pizzi e este de pronto o endossou para a área do matador Darwin, que puxou o pé direito atrás e colou a bola às redes. 2-0!
E Pizzi, que já tinha duas assistências, enriqueceu a colheita aos 58' com um golo: recebendo a bola na área, pela direita, o internacional português tirou um contrário do caminho e rematou de pé esquerdo, fazendo a bola entrar na baliza junto ao poste mais distante (3-0).
Consistente também nas tarefas defensivas, o Benfica mandava e comandava. Jorge Jesus, pensando no exigente ciclo competitivo em que a equipa está (tem sete jogos para disputar até ao fim do mês de dezembro), trocou três jogadores de uma assentada ao minuto 60: saíram Pizzi, Chiquinho e Darwin, entraram Weigl, Waldschmidt e Seferovic.
Confortável e estável, o conjunto benfiquista chamava o quarto golo, que poderia ter sido assinado por Everton aos 68', mas Bednarek defendeu para canto. O internacional brasileiro das águias seria rendido aos 70' por Pedrinho, que assim voltou aos relvados, ultrapassada que foi uma lesão num pé. E Cervi também teve hipótese de somar minutos e mostrar serviço, substituindo Rafa aos 77'.
O Benfica não deixaria que o jogo terminasse sem que as redes polacas voltassem a cantar golo. Seferovic, em boa posição, não consegiu marcar num remate de pé direito aos 84', mas Weigl, num tiro de fora da área, ao minuto 89, carimbou o 4-0.
A equipa benfiquista, apurada para os 16 avos de final da Liga Europa com este triunfo (ocupa o segundo lugar do Grupo D, com os mesmos 11 pontos do Rangers, que lidera), encerra esta fase na próxima quinta-feira, na Bélgica, frente ao Standard Liège. Antes, as águias recebem o Paços de Ferreira na 9.ª jornada da Liga NOS, já no domingo, 6 de dezembro.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024