Futebol feminino
27 dezembro 2020, 14h10
Filipa Patão
A acompanhar a até agora técnica adjunta das seniores e coordenadora dos escalões jovens femininos, que treinava a equipa B e as Sub-19, estarão os adjuntos Tiago Carmo, André Vale e Marco Sousa, bem como o técnico de guarda-redes Pedro Espinha — todos são quadros das Escolas de Futebol do Clube.
Filipa Patão foi internacional por Portugal, tendo conquistado como futebolista — entre a Sociedade União 1.º dezembro e o Clube de Futebol Benfica — sete Campeonatos, seis Taças de Portugal e uma Supertaça. É uma jovem, mas já experiente treinadora, com percurso de 13 anos nas Escolas de Futebol do Clube, em equipas de formação e de competição.
Na primeira época oficial de futebol feminino no Clube, ficou associada a vários títulos dos conjuntos de formação: Campeonato Distrital Sub-17 e Taça Nacional Sub-15. Aos 31 anos, Filipa Patão está perfeitamente integrada nos métodos multidisciplinares de gestão do Clube, dinâmicas aplicadas atualmente tanto no Benfica Campus como nas Escolas de Futebol.
Tem também investido na evolução de conhecimentos técnicos e teóricos; é licenciada em Educação Física e Desporto Escolar, possui mestrados em Ensino e em Futebol e está a terminar o nível III (UEFA A).
André Vale era o treinador dos seniores do Clube Atlético e Cultural da Pontinha; Tiago Carmo e Pedro Espinha arrancaram a presente temporada na equipa B feminina. O primeiro acumulará função nas seniores com a orientação das B e Sub-19, o segundo trabalhou anteriormente com os homens que defendem as balizas do FC Famalicão; Marco Sousa é e continuará a ser, também, o técnico das Sub-17. Filipa Patão mantém a coordenação de todos escalões femininos de formação.