Andebol Feminino

18 fevereiro 2021, 11h26

Ana Sobral

Ana Sobral

Volvidos dois meses de paragem, a equipa feminina de andebol do Benfica torna a entrar em ação. As águias vão medir forças com a Assomada, num encontro da 20.ª jornada do Campeonato Nacional, marcado para as 16h00 de sábado.

"Vamos regressar aos jogos no dia 20, dois meses após a paragem, depois teremos quatro jornadas com jogos antecipados, com equipas que também não estavam a ter jogos, e nós, felizmente, conseguimos antecipar alguns desafios. Isso é muito bom porque vamos criar rotinas de jogar ao fim de semana. Depois, voltamos outra vez a jogar no dia 27 de março, aí já com o calendário igual para todas as equipas", explicou a treinadora Ana Sobral, revelando a calendarização da equipa.

Ana Sobral

Em declarações ao programa "SL Modalidades", da BTV, a técnica detalhou como foram vividos estes dois meses e mostrou-se muito satisfeita com a dedicação e o trabalho desenvolvido pelo coletivo.

"Voltamos à competição dois meses depois! É quase como se fosse o início de uma nova época, aliás, até é mais longo porque normalmente temos um mês de férias e isto não é fácil, é muito complicado. Como é que nós decidimos fazer isto? Cada uma das atletas tinha um compromisso individual de melhorar as suas qualidades em termos individuais, e depois também em termos de treinos elas mantiveram-se sempre muito bem e fazíamos competições internas. À sexta-feira, em véspera de jogo, em vez de termos jogo oficial, fazíamos jogo entre elas. Formávamos duas ou três equipas de forma a existir sempre competição, ou seja, o treino transformava-se em jogo. Com marcador e sempre com a expectativa de ver quem ganha e quem não ganha. Conseguimos também outras situações motivacionais, com jogos de cooperação entre elas, jogos que permitiam uma aproximação diferente do habitual treino de andebol. Também tivemos uma ida à piscina que foi muito importante porque também se pode fazer um trabalho diferente", revelou.

Ana Sobral

Olhando para trás, no momento da paragem a equipa estava entrosada e muito perto do pretendido.

"Estávamos a crescer quando o Campeonato parou, sentia que elas já estavam, nesse momento, a fazer aquilo que pretendia, estavam a tornar-se melhor equipa, e estes dois meses trabalhámos bem. Ver, mesmo sem competição, toda a dedicação delas, isso transmite-me uma satisfação imensa e um acreditar que o ano 2021 seja muito positivo", elogiou.

Voltando ao presente e deitando já um olho para o futuro, as expectativas são muito boas e a meta está traçada.

"Felizmente não temos tido lesões, tivemos um caso de confinamento de alguns dias, e vamos como favoritas para todos os jogos em que participarmos. O objetivo é mesmo ganhar", concluiu Ana Sobral.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Andebol Feminino