Futebol

03 março 2021, 20h33

Morato, Pedro Ganchas, Tomás Araújo e Henrique Araújo

Os números não enganam: na primeira volta da II Liga o Benfica B foi a equipa mais portuguesa da prova em 2020/21. Esta é uma das conclusões do estudo "Utilização de Jogadores Portugueses e Estrangeiros" elaborado pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

A equipa B do Benfica, comandada atualmente por Nélson Veríssimo, utilizou, em média, 11 jogadores portugueses por partida no período sujeito a avaliação, ocupando o primeiro lugar no ranking em questão. Penafiel e Académica completam os outros dois lugares do pódio. No que diz respeito a atletas estrangeiros, a quantidade desceu drasticamente para uma média de quatro jogadores por desafio.

[GRÁFICO] BENFICA B: DA 1.ª À 17.ª JORNADA

Benfica B

Esta é uma das conclusões apuradas pelo estudo e que corrobora a tendência de que cada vez mais jogadores portugueses atuam na II Liga (55% dos atletas são nacionais). Uma subida de 1% relativamente a 2019/20 e de 4% comparando com os dados de 2018/19.

No Benfica B, o jogador português mais utilizado na primeira volta foi Pedro Ganchas. O defesa de 20 anos tem, até ao momento, 1673 minutos de jogo (1433 no termo da 17.ª jornada), distribuídos por 21 partidas, e já marcou três golos.

Benfica B

A "utilização maciça de jogadores portugueses" faz com que o Benfica B apresente uma média por jogo superior à do "mais português" da Liga NOS na primeira volta da competição, o Belenenses SAD.

A importância de um projeto como o do Benfica é, pois, inquestionável, por razões objetivas como as que são espelhadas pelo estudo do Sindicato.

Benfica B

Neste contexto de análise, justifica-se também recordar o "Plano B", um documento recentemente divulgado pela Liga Portugal, segundo o qual as equipas B marcam em média mais golos do que as outras, são um "viveiro" de atletas que, na sua maioria, militam nas seleções jovens de Portugal e ainda uma "montra" ou um ponto de transição para uma equipa A.

O Benfica, mundialmente conhecido pela sua Formação e pelas exemplares condições que dá aos seus atletas, é também (e naturalmente) alimentado por jogadores com historial na equipa B.

Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 4 de março de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar