Futebol

06 março 2022, 19h57

Henrique Araújo marcou o único tento do Benfica B

RESUMO DO JOGO

O Benfica B perdeu ao fim da tarde deste domingo, no Benfica Campus, por 1-2, com o Varzim, na 25.ª jornada da Liga 2.

Antes do apito inicial, destaque para a iniciativa promovida pela Liga Portugal, com as três equipas – Benfica B, Varzim e arbitragem – a pousarem juntos com uma mensagem clara: "stop war", alusiva à invasão de que a Ucrânia tem sido alvo por parte da Rússia. 

Benfica B-Varzim

Nas quatro linhas, durante a primeira parte, viu-se um Benfica B com mais bola e com iniciativa, mas o Varzim foi mais eficaz e saiu para o intervalo na frente. O primeiro remate com perigo foi dos nortenhos, aos 3'. Pedro Álvaro teve uma má abordagem e Heliardo a rematar ao lado, com perigo. 

A partir daqui, sinal mais das águias, com várias iniciativas pelo corredor esquerdo, com Henrique Pereira como protagonista e que deixaram a defesa do Varzim em sentido. A formação da Póvoa de Varzim aguentava-se como podia e tentava, aqui e ali, sair em transição. Numa destas, João Reis rematou, com o esférico ainda a tocar no poste da baliza benfiquista (25'). 

Primeiro houve a ameaça, o golo veio logo depois. Recuperação de bola dos varzinistas em zona adiantada, Heliardo recebeu de costas para a baliza, deixou para Zé Tiago que rematou à entrada da área para o 0-1, aos 28'. O Benfica B tentou responder ao tento sofrido. Cher Ndour, em boa posição, atirou a centímetros da baliza de Ricardo, aos 31'. Aos 36', Henrique Pereira rematou para intervenção segura de Ricardo. Resposta do Varzim com o bis de Zé Tiago, aos 37'. Remate do 10 ao ângulo. Svilar bem se estirou, mas não evitou o 0-2, com que se chegou ao intervalo no Benfica Campus. 

RESUMO DA 1.ª PARTE

O Benfica B veio para a etapa complementar com a corda toda. Aos 48', Henrique Araújo, no coração da área, rematou, mas Ricardo saiu que nem uma flecha e fez a mancha. Volvidos dois minutos, aos 50', Cássio, em cima da linha de golo, evitou os festejos de Tomás Araújo. Ficou a sensação neste lance, aquando do cruzamento, que Martim Neto foi carregado por Rego à margem das leis na grande área. 

O jogo estava mexido e, aos 53', André Leão recebeu ordem de expulsão por protestos a uma falta de um jogador do Varzim. Na sequência do livre para o Benfica B, Henrique Araújo, de primeira, a finalizar por cima. Com o resultado em 0-2, o treinador das águias, António Oliveira, começou a mexer nas peças para mudar o figurino e as mexidas surtiram efeito...

Aos 72', Umaro Embaló, um dos nomes lançados na segunda parte, cruzou da direita e Henrique Araújo, pleno de oportunidade, cabeceou para o 1-2. A partir daqui, foi um sufoco para o Varzim, com o Benfica B a carregar, instalando-se no meio-campo contrário em busca de mais um golo. Aos 89', Henrique Araújo obrigou Ricardo a defesa por instinto. Antes do apito final, Umaro Embaló também viu o cartão vermelho direto (90'+2'), uma decisão que pareceu manifestamente exagerada. No último lance do desafio (90'+8'), Tomás tem tudo para faturar para o Varzim, mas Svilar tapou os caminhos da baliza. Resultado final no Benfica Campus: 1-2. 

O Benfica B segue com 47 pontos na Liga 2 e na sexta-feira desloca-se a Coimbra para medir forças com a Académica. 

Benfica B-Varzim

DECLARAÇÕES

António Oliveira (treinador do Benfica B): "É um facto que deixámos fugir pontos e é nestes confrontos que se ganham campeonatos. Não é preciso motivar os jogadores em jogos contra equipas que demonstram essa superioridade na tabela classificativa. A responsabilidade desta derrota é minha, porque não fui capaz, na primeira parte, de motivar os jogadores para atacarem a primeira parte como deveria ter acontecido. Corrigimos na segunda parte, estivemos mais ligados e fomos mais iguais a nós próprios. O talento é inequívoco em relação à qualidade individual e coletiva, mas só faz sentido se souberem manter períodos de intensidade constantes em todo o jogo. Fomos apáticos na primeira parte. Na segunda parte fomos muito mais iguais em relação ao que temos vindo a fazer. A justiça no futebol é quem marca mais. Não arranjo desculpas, arranjo resultados. Temos de ser proativos e não reativos. Não há vencedores antecipados. Sentimos o carinho e o calor constantes dos adeptos. Gostávamos de os ter recompensado com uma vitória."

Henrique Araújo (avançado do Benfica B): "Entrámos bem, a ir para cima do Varzim. A bola não entrou no início e depois sofremos dois golos em desatenções defensivas. Não fomos competentes a travar a transição ofensiva do adversário. Na segunda parte tentámos regressar ao jogo. Fizemos o golo, tivemos várias situações para marcar. Houve muito antijogo do Varzim. Sabemos que está a lutar pela manutenção, mas acho que é demasiado e temos de mudar as mentalidades do futebol português. O Varzim teve, muitas vezes, uma linha defensiva de cinco com três defesas centrais, mas tivemos oportunidades que não concretizámos. Os adeptos percebem que queremos muito ganhar. Na sexta-feira temos mais um jogo, a equipa tem de reagir, até porque estamos bem posicionados."

Benfica B-Varzim

Benfica-B-Varzim
1-2
Campo n.º 1 do Benfica Campus
Onze do Benfica B
Svilar, Fábio Baptista (60', Filipe Cruz), Tomás Araújo, Pedro Álvaro (73', João Resende), Sandro Cruz, Rafael Brito, Cher Ndour, Martim Neto (60', João Neto), Henrique Pereira 85', Jair Tavares), Tiago Gouveia (60', Umaro Embaló) e Henrique Araújo
Suplentes
 Fábio Duarte, João Neto (60'), Jair Tavares (85'), João Resende (73'), Diogo Capitão, Miguel Nóbrega, Rafael Rodrigues, Filipe Cruz (60') e Umaro Embaló (60')
Ao intervalo 0-2
Golo do Benfica B
Henrique Araújo (72') 
Boletim clínico
Samuel Soares (Status pós-cirúrgico fratura dedo da mão direita); Luís Lopes (Lesão do ligamento lateral interno do joelho direito) 

 

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 6 de março de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar