Futebol

31 março 2022, 15h37

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

ANTEVISÃO

Nélson Veríssimo fez a antevisão ao SC Braga-Benfica da 28.ª jornada da Liga Bwin, uma partida agendada para as 20h15 de sexta-feira, dia 1 de abril, no Estádio Municipal de Braga. O técnico das águias defende que a sua equipa tem de estar "ao melhor nível", perante um adversário "tradicionalmente difícil".

Elogiando o oponente que o persegue na Liga Bwin, o treinador do Benfica, Nélson Veríssimo, garantiu uma equipa focada nos pressupostos do jogo a explorar perante o Braga, num encontro onde poderá contar com o regresso e Seferovic às opções, após lesão, e com um Gonçalo Ramos que se vê em boa forma. Serão armas à disposição na deslocação ao Minho

Espera um Braga diferente daquele que esteve no Estádio da Luz na primeira volta? Vai poupar algum jogador, dado que alguns chegaram em cima do jogo?

Sim, pois já passaram 17 jogos, mais os desafios das competições europeias. No Braga o treinador é o mesmo e no Benfica já não é. Depois, em função daquilo que são os jogos, as dinâmicas, aquilo que o treinador pretende para a equipa, há sempre uma evolução. Não serão as mesmas equipas em Braga. Sabemos que teremos um adversário tradicionalmente difícil, no seu campo, treinado por uma pessoa muito experiente, com muito conhecimento do que é o jogo. Temos de estar ao nosso melhor nível para vencer esta equipa. Muito respeito pela qualidade individual e coletiva do Braga, mas primeiro é preciso focar no que temos de fazer a defender, a atacar, nos momentos de transição e perceber muito bem as dinâmicas ofensivas e tirar partido de algumas fragilidades defensivas do Braga. Vai ser um jogo difícil e competitivo, com as duas equipas a procurar o resultado. Temos todos os jogadores disponíveis para integrar a convocatória e para o jogo. O jogo seguinte é sempre o mais importante. Em função da disponibilidade física vão ser tomadas as melhores opções para enfrentar este desafio com o Braga.

Nélson Veríssimo

"Temos de estar ao nosso melhor nível para vencer esta equipa. Muito respeito pela qualidade individual e coletiva do Braga, mas primeiro é preciso focar no que temos de fazer a defender, a atacar, e nos momentos de transição"

Nélson Veríssimo

Volta a poder contar com Seferovic, um jogador que foi importante nas últimas temporadas e que esta época tem enfrentado lesões. Como vai ser a reintegração dele? Tem condições para fazer 90 minutos? O que pode dar à equipa?

O que pode dar à equipa é toda a sua qualidade. Naturalmente, em função daquele que foi o tempo de paragem, ainda não está em condições de dar o seu contributo durante os 90 minutos. Temos 20 a 21 jogadores disponíveis, as opções vão ser tomadas. Já está recuperado, é mais um jogador a acrescentar às opções que temos, junta-se ao Yaremchuk, Darwin, Gonçalo Ramos e também não nos podemos esquecer do Henrique Araújo que tem estado presente nas opções da equipa A. É mais uma opção com qualidade.

Nélson Veríssimo

Gonçalo Ramos afirmou que está na sua melhor forma. Sente-se responsável por isso?

A responsabilidade é dele e, acima de tudo, dos colegas. Os jogadores têm a sua qualidade individual, se for acrescida e elevada a um expoente ainda maior, a equipa vai sobressair. Não podemos esquecer a qualidade coletiva da equipa, a intensidade e o que os colegas exigem uns dos outros na dinâmica do treino. Mérito para ele, é um jogador de qualidade, tem aproveitado as oportunidades que lhe foram concedidas. Há outros à espera dessa mesma oportunidade.

Nélson Veríssimo

"Seferovic é mais uma opção de qualidade. [...] Mérito pelo melhor momento de Gonçalo Ramos? O mérito é dele, tem aproveitado as oportunidades que lhe foram concedidas"

Apesar de vários jogadores terem estado ao serviço das seleções nacionais, a maioria dos elementos da habitual equipa titular permaneceram. Será uma formação com a imagem mais perto do que pretende?

Aproveitámos esta paragem para trabalharmos alguns aspetos de cada um dos momentos do jogo ofensivos e defensivos, a questão da imagem ou fio de jogo está em constante evolução. Sentimos a melhoria nos processos, há lacunas que pretendemos conseguir colmatar e fazer o input nas dinâmicas da equipa. Começando o processo desde o início queremos sentir que a equipa evoluiu. A forma de jogar, atacar e defender, está em permanente evolução, é o que qualquer treinador procura com as suas equipas.

Dias sem IVA

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol