Futebol

09 abril 2022, 22h21

Nélson Veríssimo

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Nélson Veríssimo não teve dúvidas em afirmar que o Benfica, pese a "entrada em falso", foi um "vencedor sem contestação" na análise que fez ao Benfica-B SAD, jogo da 29.ª jornada da Liga Bwin, que terminou com triunfo (3-1) das águias.

Sem contestação, apontou o técnico encarnado na zona de entrevistas rápidas e na sala de Imprensa, quando começou a fazer uma retrospetiva do que se viu no Estádio da Luz no confronto entre Benfica e B SAD, isto colocando enfoque na intensidade e objetividade que a equipa conseguiu pôr no jogo, concretamente na segunda parte. Mas o nome incontornável do duelo acabou por ser o de Darwin, autor de um hat-trick, que cimentou o posto de goleador da competição, com 24 golos, o mesmo número de jogos que efetuou até ao momento. E aí... soltou elogios: "É um excelente jogador, diferenciado!"

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

Entrada em falso sem perder o controlo

"Fizemos um bom jogo, mas não entrámos como queríamos. Tivemos uma entrada em falso, no entanto, tivemos capacidade de nos recompormos. Nunca perdemos o controlo do jogo com e sem bola. Tivemos dinâmica e chegada à grande área contrária, criando algumas ocasiões de golo. Os golos acabaram por acontecer, julgo que não há nenhuma contestação ao nosso triunfo, até pelos dados estatísticos, pela posse de bola e quantidade de golos que tivemos. Vencemos por 3-1, contudo, podíamos ter dilatado mais o resultado. O B SAD teve também uma ocasião clara pelo Afonso Sousa. De qualquer forma tivemos sempre o jogo seguro e conseguimos controlar as transições defensivas do B SAD. Vencemos com todo o mérito. Parabéns aos jogadores pelo compromisso e entrega, depois colocaram em campo toda a sua qualidade. Tivemos pelo B SAD o mesmo respeito que tivemos frente ao Liverpool. Sentimos que o jogo podia ser mais de transição. Era um momento em que não nos podíamos expor, o golo foi num desses momentos. Tínhamos de estar bem posicionados no momento defensivo. A nossa principal preocupação é abordar os jogos que faltam para ganhar e jogar ao nosso melhor nível. Muito foco no que nós fazemos. Todas as jornadas são como uma final, e as finais são para ganhar."

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

Mudanças ao intervalo trouxeram objetividade

"A intensidade que colocámos durante o jogo empurrou a estrutura do B SAD para zonas mais recuadas. Teríamos de fazer circulação à largura e mais rápida nos ritmos do jogo, alternar passes mais curtos e mais longos. Procurámos alguns momentos para atrair essa estrutura com passes mais recuados e, dessa forma, manipular a organização defensiva do B SAD. Pedimos mais rigor nos nossos posicionamentos, na dinâmica da circulação da bola e sermos objetivos no ataque à profundidade e à baliza."

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

Um plantel onde todos contam

"Tínhamos de fazer uma alteração necessariamente, que era tirar o Jan Vertonghen [suspenso por um jogo], por opção deixámos o Grimaldo de fora pelos quatros amarelos, poderia levar o quinto e não estar no jogo de Alvalade [frente ao Sporting]. Tomámos outras opções, porque todo o grupo está apto, disponível e dá-nos garantias para enfrentar qualquer jogo. Houve jogadores que não jogam tanto e deram resposta positiva, só reforça o que pensamos, ou seja, podemos contar com todos os jogadores deste plantel. O Weigl entendemos apenas não utilizá-lo. O Meïte fez um jogo ao nível do que se esperava, arriscou uma ou outra situação, globalmente fez uma exibição positiva. Colocação de Taarabt e João Mário em simultâneo? São jogadores com capacidade muito grande para controlar o jogo com bola, veem o jogo mais adiante, encontram soluções que são às vezes difíceis, a equipa permitiu que os jogadores tivessem a bola, depois a qualidade enorme dos atletas veio ao de cima."

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

O desenvolvimento de Darwin

"O Darwin é um excelente jogador! Demonstra a sua qualidade, tem ajudado muito a equipa, como a equipa também o tem ajudado. É um jogador jovem com muito potencial. Face ao seu crescimento nesta época e ao rendimento nos jogos da Liga dos Campeões, é natural que suscite o interesse dos grandes clubes europeus. Como benfiquista, se isso [uma saída] acontecer, espero que vá por números próximos dos que foi João Félix. Mas de números não percebo, nem me compete entrar por esse campo. No que nos é dado a observar estamos perante um jogador diferenciado, e esses jogadores suscitam o interesse dos grandes clubes europeus."

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

Jovens têm de "agarrar as oportunidades"

"Paulo Bernardo? Sobre os jogadores vamos simplificar as coisas: num plantel de 23 têm de jogar 11! Em função deste processo, conhecemos os jogadores, uns melhor que outros, mas as opções são em função da estratégia e características individuais. O facto de o Paulo Bernardo não jogar agora não quer dizer que não conte com ele e que no futuro não seja importante. É fazer a gestão do plantel. O empenho deles no treino tem sido exemplar. Tomás Araújo e Morato potenciais titulares no futuro do Benfica? Vejo que têm qualidade, como Otamendi, Vertonghen, João Mário e Paulo Bernardo. Têm idades diferentes, se estão no plantel é porque lhes são reconhecidas qualidades, mas têm de perceber que nada é adquirido. O Tomás Araújo hoje teve mais tempo, mesmo nestes momentos não podem dar as coisas como adquiridas. Têm de fazer pela vida, o caminho é difícil e longo, a qualidade não chega, têm de ter uma grande capacidade de se entregarem ao treino. Tivemos o Morato, Tomás Araújo, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves, Gonçalo Ramos, jogadores que fizeram parte da equipa B que, fruto da sua qualidade, tiveram oportunidades em função do treino, rendimento, e quando têm oportunidade têm de dar resposta. Depois, o caminho continua a ser de trabalho e de luta, sem virar a cara ao empenho que têm de ter nos treinos."

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de abril de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar