Futebol

24 abril 2022, 16h22

Treino do Benfica

Último treino do Benfica antes da final da Youth League

O Benfica está na final da UEFA Youth League pela quarta vez, a segunda frente ao Salzburgo. Antes do jogo decisivo desta segunda-feira, às 17h00, no Estádio Colovray, em Nyon, Luís Castro e António Silva, treinador e defesa-central, respetivamente, anteciparam o duelo.

Luís Castro considerou que "esta é mais uma final", como tem acontecido desde o resultado da ronda inaugural da fase de grupos ante o Dínamo Kiev, e deixou elogios ao adversário.

"É mais um grande jogo diante de uma grande equipa, como tem acontecido. Têm sido sempre finais. Depois do primeiro jogo na fase de grupos [derrota com o Dínamo Kiev] tínhamos de vencer todos, se quiséssemos continuar em prova. Esta é mais um final", lembrou o técnico, em palavras dirigidas aos jornalistas presentes em Nyon, na Suíça.

Para esta partida, as águias podem contar com Henrique Araújo. O ponta de lança é o melhor marcador da equipa B na Liga 2 e já se estreou a jogar e a marcar pela equipa A.

"Todos são importantes. O Henrique [Araújo] é mais um, vem para ajudar. Temos muita qualidade no Benfica, o Henrique é um dos jogadores que podem jogar a prova e está apto", frisou.

Luís Castro

O Benfica é uma equipa consistente do ponto de vista defensivo; os austríacos são fortes a atacar. Ainda assim, Luís Castro recusou atenções especiais na final.

"O importante é todo o jogo. Se atacarmos muito bem, vamos ter bola e não temos de defender; quando não tivermos bola, temos de defender bem, porque são uma boa equipa. Não vai haver uma preocupação especial. Sabemos os pontos fortes e fracos deles, os jogadores também os sabem. Agora é procurar vencer", analisou.

Tal como sucedera nas anteriores final four em que o Benfica esteve presente, os adeptos pintaram de vermelho o Estádio Colovray. O técnico assumiu que já o esperava e conta com a ajuda dos Benfiquistas para conquistar o troféu pela primeira vez.

"Antes da meia-final, disse aos jogadores que tínhamos jogado fora com o FC Midtjylland e com o Sporting e que, agora, íamos ter uma 'final' em casa. Sempre que vimos à Suíça é isso que acontece, temos um apoio enorme. Foram muito importantes e apoiaram muito na meia-final. Na final, espero que apoiem mais, deem um extra, porque nós também vamos dar um extra", garantiu.

Luís Castro

"Somos um clube em que quase todo o grupo vem desde os escalões de iniciação do Benfica, em que houve muito trabalho de muitas pessoas. Esta final é de todas essas pessoas"

Luís Castro, treinador do Benfica

Este grupo de trabalho do Salzburgo trabalha sempre sob as ordens de René Aufhauser, coisa que não acontece no Benfica, onde há maior sinergia entre os vários escalões. Luís Castro afirmou que isso pode dar vantagem aos austríacos, mas que a Formação das águias "tem muita qualidade".

"É evidente que, se um treinador tem um grupo inteiro e treina sempre com esse grupo, é mais fácil. Se tiverem 30 jogos juntos vão ajustando, dentro de campo, pormenores e a comunicação sai de forma mais fluída. Isso dá-lhes vantagem, mas nós temos muita qualidade. O nosso projeto é completamente diferente do do Salzburgo. Eles contratam, por valores altíssimos, jogadores a partir dos 16 anos, nós somos um clube em que quase todo o grupo vem desde os escalões de iniciação do Benfica, em que houve muito trabalho de muitas pessoas. Esta final é de todas essas pessoas", enfatizou.

O defesa António Silva admitiu alguma ansiedade para que a final arranque e assegurou que o grupo vai colocar no jogo o plano trabalhado no treino.

"Acima de tudo, estamos ansiosos para que a final comece. É uma final muito importante para o Benfica, que tem estado presente nestas finais, mas não tem conseguido vencer. Cumprir o plano de jogo traçado, que vamos implementar no treino, e passar para o jogo da final", destacou.

O avançado Roko Simic bisou na meia-final e acredita que poderá ser o melhor marcador da prova se faturar com as águias. António Silva reconheceu qualidade ao avançado, mas salientou o coletivo contrário.

"É a opinião dele [ser o melhor marcador se marcar na final]. Só posso responder no fim do jogo. É um bom jogador, por isso é que está na final e tem os golos que tem. Mas olhamos para o coletivo. O mais importante é a equipa", apontou.

António Silva

"Temos a certeza que vamos estar em maioria, que vamos jogar em casa e esperamos vencer com o apoio dos adeptos"

António Silva, defesa-central do Benfica

O jogo está envolto em grande mediatismo, nada que tire a concentração aos comandados por Luís Castro.

"Temos de nos habituar a este tipo de coisas, porque acontece muito no futebol profissional. Isso é trabalhado junto de nós e correspondemos bem a este tipo de mediatismo. É algo natural", revelou o central.

Tal como o treinador, também António Silva comentou a integração de Henrique Araújo no grupo tendo em vista a final da UEFA Youth League.

"É um jogador com muitos jogos e golos na Segunda Liga. Vem para ajudar e pelo Benfica. Esperemos que nos ajude amanhã [segunda-feira]", desejou.

A comunidade portuguesa na Suíça deve marcar presença em massa no Estádio Colovray e criar um mini Estádio da Luz frente ao Salzburgo.

"Sabemos que há sempre muitos Benfiquistas em qualquer lugar onde joguemos. Temos a certeza que vamos estar em maioria, que vamos jogar em casa e esperamos vencer com o apoio dos adeptos", vaticinou António Silva.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol