Polo Aquático

25 abril 2022, 20h00

Equipa Sub-23 feminina de polo aquático do Benfica

A equipa feminina de polo aquático do Benfica Sub-23 venceu os dois jogos disputados no fim de semana de 23 e 24 de abril, frente ao Clube Fluvial Portuense e ao Sport Algés e Dafundo, a contar para a 2.ª e 3.ª jornadas do Campeonato Nacional da categoria. 

No duelo de sábado, 23 de abril, frente ao Clube Fluvial Portuense, naquele que foi o primeiro jogo oficial disputado nas piscinas do Complexo Desportivo do Estádio da Luz, o Benfica impôs-se com um triunfo por 12-5.

Este desafio contou com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que destacou a necessidade de valorizar as várias modalidades praticadas em Portugal, sem exceções. "Como pudemos assistir houve grande desportivismo, união e capacidade de puxarem uns pelos outros independentemente de quem ganha no final do jogo. É um sinal de que é preciso valorizar as várias modalidades, das mais conhecidas às menos conhecidas", disse, em declarações à BTV.

Benfica-Clube Fluvial Portuense, Campeonato Nacional Sub-23 2.ª jornada

Também presente no encontro esteve o presidente da Federação Portuguesa da Natação, António Silva, que se mostrou "honrado". "É um momento único para o desporto em Portugal, pois, num dia de jogo de futebol [Benfica-Famalicão], a ministra com a tutela do desporto, Ana Catarina Mendes, esteve a assistir a um jogo de polo aquático feminino Sub-23. Foi uma agradável surpresa e uma grande honra para a Federação Portuguesa de Natação", admitiu.

Já o vice-presidente do Benfica Fernando Tavares sublinhou o sinal dado pela governante, enaltecendo que a aposta do Clube no desporto feminino é para manter. "É um sinal importante que a ministra dá. O Benfica faz uma enorme aposta no desporto feminino. Vamos continuar na senda desta aposta pela igualdade de género e o papel cada vez mais importante da mulher na sociedade", afiançou.

No segundo jogo do fim de semana, domingo, 24 de abril, a equipa feminina do Benfica Sub-23 bateu o Sport Algés e Dafundo por 2-19 na Piscina de Algés.

Benfica-Clube Fluvial Portuense, Campeonato Nacional Sub-23 2.ª jornada

Benfica-Clube Fluvial Portuense
12-5
Complexo de Piscinas do SL Benfica
[2.ª jornada]
Jogaram pelo Benfica
Maria Sampaio, Alice Rodrigues, Joana Arromba, Ana Pereira, Analisa Teixeira, Ana Jardim, Sara Almada, Madalena Lousa, Maria Tejo, Maria Machado, Shakira January, Maria Mendes e Marta Nascimento
Marcaram pelo Benfica
Alice Rodrigues (1), Joana Arromba (1), Madalena Lousa (4), Maria Machado (4) e Shakira January (2)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
3-0 5-2 (2-2) 8-3 (3-1)

12-5 (4-2)

Benfica-Clube Fluvial Portuense, Campeonato Nacional Sub-23 2.ª jornada

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Um dia histórico para o polo aquático do Sport Lisboa e Benfica, com a realização do primeiro jogo oficial na nossa piscina. É uma satisfação, um orgulho, algo que tínhamos traçado como objetivo desde que assumi a responsabilidade de ser treinador e coordenador do polo aquático do Clube. O que aconteceu na nossa piscina, com uma organização fantástica e a colaboração de todos, foi um espetáculo ao mais alto nível para o polo aquático nacional. No plano competitivo correspondemos com chave de ouro, vencendo o jogo ao nosso principal rival. O Benfica assumiu o seu favoritismo e a condução do jogo desde o apito inicial."

Maria Machado

Maria Machado (atleta do Benfica): "Por ter sido o primeiro jogo oficial na nossa piscina, e logo contra o nosso principal adversário, a equipa estava um pouco ansiosa, mas com muita vontade de ganhar. Entrámos bem no jogo, acabando o primeiro período a vencer por 3-0. No segundo período houve um maior equilíbrio com alguns erros da nossa parte, mas que conseguimos corrigir na segunda metade do jogo, na qual estivemos sempre por cima, fixando o resultado em 12-5. De realçar o ambiente que se viveu na piscina, mais perto dos nossos adeptos e com convidados especiais como a ministra Ana Catarina Mendes, que foi muito simpática para connosco."

Benfica-Clube Fluvial Portuense, Campeonato Nacional Sub-23 2.ª jornada

Sport Algés e Dafundo-Benfica
2-19
Piscinas do Sport Algés e Dafundo
[3.ª jornada]
Jogaram pelo Benfica
Maria Sampaio, Alice Rodrigues, Joana Arromba, Marta Nascimento, Analisa Teixeira, Ana Jardim, Sara Almada, Madalena Lousa, Maria Tejo, Maria Machado, Shakira January, Maria Mendes e Ana Pereira
Marcaram pelo Benfica
Alice Rodrigues (2), Joana Arromba (2), Ana Jardim (1), Madalena Lousa (8), Maria Machado (5) e Maria Mendes (1)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
0-6 1-8 (1-2) 1-11 (0-3)

2-19 (1-8)

Benfica-Clube Fluvial Portuense, Campeonato Nacional Sub-23 2.ª jornada

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Foi um jogo dentro do que era esperado. Depois da vitória e do grande dia de sábado na nossa piscina, a equipa vinha bem e moralizada, em perfeitas condições para fazer um bom jogo, e foi isso que fez com um arranque magnífico com seis golos sem resposta no primeiro período. A equipa do Algés, depois, criou-nos algumas dificuldades com um sistema defensivo muito fechado, em que nos dois períodos do meio tivemos dificuldades na concretização, mérito do adversário. No último período voltámos e conseguimos um resultado desnivelado. Mais um passo no caminho para a renovação do título Sub-23. Embora ainda falte a segunda parte do Campeonato, estamos bem encaminhados."

Joana Arromba

Joana Arromba (atleta do Benfica): "Entrámos com concentração, com uma boa atitude e conseguimos uma vantagem de seis golos, fazendo com que toda a equipa pudesse jogar. Estivemos sempre em vantagem, o que nos permitiu controlar o jogo e sobretudo unir a nossa equipa Sub-23 para futuros jogos."

Texto: Redação
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 1 de maio de 2022

Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar