Polo Aquático

07 maio 2022, 16h27

As Tricampeãs nacionais

Tricampeãs nacionais! A equipa feminina de polo aquático do Benfica venceu o Clube Fluvial Portuense por 9-16 no jogo 2 da final do Campeonato Nacional, revalidando um título que conquista desde a temporada 2018/19, pese o interregno em 2019/20 devido à pandemia COVID-19.

As comandadas de António Machado, que venceram o encontro na condição de visitadas por 15-9 no dia 30 de abril, deslocaram-se neste sábado, 7 de maio, à piscina do Clube Fluvial Portuense e impuseram-se desde o primeiro período.

É certo que a formação da casa entrou a ganhar com um golo de Maria Ferreira (1-0), mas a resposta encarnada surgiu de imediato por Nicola Macleod e Maria Machado (1-2). O Clube Fluvial Portuense deu a volta ao marcador graças a Beatriz Pereira e Carolina Fernandes (3-2), aproveitando a exclusão de Ana Jardim. A partir daí as águias foram implacáveis. Marta Martins, Ana Jardim e Inês Nunes por duas vezes estabeleceram o 3-6 no final do primeiro período.

No segundo parcial Inês Nunes, com mais dois golos, aumentou a vantagem encarnada (3-8), sendo que Marta Martins e Maria Machado fecharam as contas no 5-10. Pelo meio um golo de penálti de Beatriz Pereira para as da casa.

Polo aquático feminino

No terceiro período a tendência manteve-se, assim como a distância no marcador, pese os golos apontados por Shakira January e Marta Martins para o Benfica, de Lídia Rocha e Mariana Sarmento para as da casa, colocando o resultado em 7-12.

A fechar o encontro, no derradeiro parcial, Beatriz Pereira ainda reduziu para 8-12, na procura de uma reação à desvantagem, mas Marta Martins, Ana Jardim e Nicola Macleod acabaram com qualquer expectativa da formação da casa, colocando o resultado em 8-15. Vera Santos e Alice Rodrigues ainda obtiveram um golo para cada uma das equipas, fixando o 9-16.

O Benfica conquistou assim o seu terceiro Campeonato Nacional na modalidade, juntando este troféu ao seu palmarés, onde figuram quatro Taças de Portugal e três Supertaças. As encarnadas ainda podem repetir o triplete, dado que estão nas meias-finais da Taça de Portugal.

Polo aquático feminino Benfica

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "É uma alegria muito grande que todos estamos a viver. Um sentimento de felicidade com a responsabilidade de dever cumprido. Alcançámos o principal objetivo da época. Este tricampeonato é o culminar de todo o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos. O Benfica, ao longo da época, manteve sempre o nível de jogo e competitividade. Agradeço, sobretudo, e em especial, às jogadoras, que mantiveram sempre a motivação. Deixo também agradecimentos ao Augusto Jardim, o meu braço direito, a todo o staff e à Direção do Benfica por ter acreditado e criado condições para termos uma equipa campeã. Quero também sublinhar o apoio dos Benfiquistas que apareceram no jogo, foi muito importante para as jogadoras."

Inês Nunes (jogadora do Benfica): "Estamos muito contentes por termos atingido o grande objetivo da época, que era voltarmos a vencer o Campeonato Nacional. Esta vitória tem um significado muito especial, queríamos muito o tricampeonato e trabalhámos ao longo da época para concretizar este sonho. Jogámos 'à Benfica', com coração, união e muita vontade vencer. O jogo foi muito intenso, mas sabíamos o nosso valor e não nos deixámos intimidar. A equipa está toda de parabéns, desde as jogadoras à equipa técnica e a todos os outros que nos têm apoiado incondicionalmente ao longo desta jornada. É um orgulho representar o Sport Lisboa e Benfica e contribuir para a história do nosso Clube. 'Sou do Benfica e isso me envaidece', é a frase que descreve este momento."

Polo aquático feminino

Clube Fluvial Portuense-Benfica
9-16
Piscina do Clube Fluvial Portuense
Jogaram pelo Benfica
Maria Sampaio, Alice Rodrigues, Joana Arromba, Marta Nascimento, Marta Martins, Inês Nunes, Ana Jardim, Madalena Lousa, Ana Brissos, Maria Machado, Nicola Macleod, Shakira January e Maria Mendes
Marcaram pelo Benfica
Inês Nunes (4), Marta Martins (4), Maria Machado (2), Nicola Macleod (2), Ana Jardim (2), Shakira January (1) e Alice Rodrigues (1)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
3-6 5-10 (2-4) 7-12 (2-2)

9-16 (2-4)

Texto: Redação
Fotos: FPN
Última atualização: 31 de maio de 2022

Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar