Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Roger Schmidt aponta a uma "exibição de alto nível" do Benfica frente à Real Sociedad, no encontro da 4.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, no Reale Arena.
07 novembro 2023, 20h55
Roger Schmidt
À BTV, na entrevista rápida, e, depois, na conferência de Imprensa de antevisão ao embate da 4.ª jornada do Grupo D da competição europeia, o treinador do Benfica considerou que os atletas estão prontos para o embate com os espanhóis.
"Queremos focar-nos no nosso desempenho, protagonizar uma exibição de alto nível e conquistar o resultado desejado", referiu o treinador na véspera do duelo em San Sebastián.
Sem dar a conhecer a tática a adotar, mas mantendo em aberto a possibilidade de voltar a alinhar com três centrais, Roger Schmidt perspetivou um "jogo difícil" na casa do adversário.
Porém, o técnico lembrou a "capacidade de jogar um futebol ofensivo e de qualidade" nos últimos meses. A filosofia de jogo mantém-se: "Nunca nos escondemos nos jogos fora de casa e, amanhã [quarta-feira], teremos uma nova oportunidade para mostrar isso."
A Real Sociedad privilegia a posse de bola, tem qualidade e velocidade. Qual é a estratégia do Benfica para travar este adversário?
É uma boa descrição do adversário. No futebol, a estratégia é sempre igual. Temos de respeitar o adversário e temos de estar prontos para a sua abordagem tática, mas também temos de pensar no que podemos fazer. É isso que fazemos sempre. A Real Sociedad é uma grande equipa, que evoluiu muito nos últimos anos. É uma equipa com um jogo fluído, tem todos os jogadores aptos e podem repetir o onze. Trata-se de um grande adversário, e tem mostrado isso tanto na Champions como em La Liga, mas acreditamos sempre em nós, e temos a confiança de que, jogando ao nosso melhor nível, podemos ganhar jogos em qualquer lado. É esse o nosso objetivo e não temos de falar na situação do grupo, porque já não está nas nossas mãos. Temos de nos focar neste jogo e em começar a somar vitórias, pois, caso contrário, acaba-se o futebol internacional para nós, e queremos continuar em prova. Perdemos os três jogos anteriores, mas trabalhámos muito para estar nesta competição e temos de mostrar isso amanhã [quarta-feira].
Quais foram as melhorias que sentiu com a recente mudança de sistema? O que é que ainda falta à equipa?
Até agora não estivemos no nosso melhor, nos jogos da Champions. Tivemos problemas no primeiro jogo [Salzburgo], com os penáltis e o cartão vermelho, e, depois, tivemos lesões, no segundo jogo [Inter de Milão]. Não queremos utilizar isso como desculpa, mas o início não foi perfeito e a situação é como é. Mas, nos últimos três jogos, reagimos bem. Vencemos os dois últimos e, no jogo em casa [Casa Pia], tivemos, na minha opinião, outra atitude. Ajustámos um pouco a nossa abordagem e o novo sistema é uma opção para amanhã [quarta-feira]. Cada jogo representa uma oportunidade para darmos um passo em frente, é isso que temos de fazer. Se não estamos a conseguir repetir as exibições do início, temos de aproveitar cada jogo para melhorar. Na análise que fizemos dos últimos jogos, a defesa não concedeu muitas oportunidades de golo ao adversário. Mesmo com a Real Sociedad, onde não estivemos ao nosso nível, eles não tiveram muitas hipóteses claras para marcar. O que temos de melhorar é o nosso futebol ofensivo. No último ano e meio, criámos sempre muitas oportunidades e é disso que sentimos falta no momento. Com mais confiança, e quando estivermos mais habituados uns aos outros, podemos melhorar. Isso é muito importante, porque, sem marcar golos, não podemos vencer jogos.
"Cada jogo representa uma oportunidade para darmos um passo em frente, é isso que temos de fazer"
Roger Schmidt
Na antevisão, João Mário admitiu que esta é uma semana especial. Acredita que será de tudo ou nada para o Benfica?
É uma semana importante porque jogamos na Champions, após três derrotas. Este é o quarto jogo do grupo e, por isso, é crucial entrarmos em campo para ganhar a partida. No domingo, temos um duelo importante porque podemos subir à liderança à 11.ª jornada da Liga. Mas ainda vamos ter várias semanas decisivas nesta temporada. É por isso que o futebol é o momento e faz mais sentido pensar no presente, encarando o próximo jogo como o mais importante.
"Temos uma equipa muito boa, acreditamos em nós em todas as competições, e é a altura de mostrá-lo na Champions League, porque é crucial ganhar amanhã [quarta-feira]"
O Benfica investiu bastante. Falou com o Presidente sobre o momento da equipa na Liga dos Campeões?
Queremos sempre estar na fase a eliminar... Nós falamos sempre. Sabemos qual é a nossa situação. Contratámos bons jogadores, mas também perdemos jogadores-chave. Por vezes, construir uma nova equipa acontece de forma rápida, como na época passada. Em outras ocasiões, demora mais tempo, particularmente quando alguns jogadores estão indisponíveis e outros necessitam de tempo de adaptação à equipa. É a nossa situação neste momento. Independentemente disso, temos uma equipa muito boa, acreditamos em nós em todas as competições, e é a altura de mostrá-lo na Champions League, porque é crucial ganhar amanhã [quarta-feira].
Texto: Duarte Tornesi e Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024