Futebol

07 novembro 2023, 20h55

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Reconhecendo a importância do desafio ante a Real Sociedad, Roger Schmidt sente que é o momento para mostrar a qualidade das águias na Liga dos Campeões.

À BTV, na entrevista rápida, e, depois, na conferência de Imprensa de antevisão ao embate da 4.ª jornada do Grupo D da competição europeia, o treinador do Benfica considerou que os atletas estão prontos para o embate com os espanhóis.

"Queremos focar-nos no nosso desempenho, protagonizar uma exibição de alto nível e conquistar o resultado desejado", referiu o treinador na véspera do duelo em San Sebastián.

Sem dar a conhecer a tática a adotar, mas mantendo em aberto a possibilidade de voltar a alinhar com três centrais, Roger Schmidt perspetivou um "jogo difícil" na casa do adversário.

Porém, o técnico lembrou a "capacidade de jogar um futebol ofensivo e de qualidade" nos últimos meses. A filosofia de jogo mantém-se: "Nunca nos escondemos nos jogos fora de casa e, amanhã [quarta-feira], teremos uma nova oportunidade para mostrar isso."

Roger Schmidt

A Real Sociedad privilegia a posse de bola, tem qualidade e velocidade. Qual é a estratégia do Benfica para travar este adversário?

É uma boa descrição do adversário. No futebol, a estratégia é sempre igual. Temos de respeitar o adversário e temos de estar prontos para a sua abordagem tática, mas também temos de pensar no que podemos fazer. É isso que fazemos sempre. A Real Sociedad é uma grande equipa, que evoluiu muito nos últimos anos. É uma equipa com um jogo fluído, tem todos os jogadores aptos e podem repetir o onze. Trata-se de um grande adversário, e tem mostrado isso tanto na Champions como em La Liga, mas acreditamos sempre em nós, e temos a confiança de que, jogando ao nosso melhor nível, podemos ganhar jogos em qualquer lado. É esse o nosso objetivo e não temos de falar na situação do grupo, porque já não está nas nossas mãos. Temos de nos focar neste jogo e em começar a somar vitórias, pois, caso contrário, acaba-se o futebol internacional para nós, e queremos continuar em prova. Perdemos os três jogos anteriores, mas trabalhámos muito para estar nesta competição e temos de mostrar isso amanhã [quarta-feira].

Quais foram as melhorias que sentiu com a recente mudança de sistema? O que é que ainda falta à equipa?

Até agora não estivemos no nosso melhor, nos jogos da Champions. Tivemos problemas no primeiro jogo [Salzburgo], com os penáltis e o cartão vermelho, e, depois, tivemos lesões, no segundo jogo [Inter de Milão]. Não queremos utilizar isso como desculpa, mas o início não foi perfeito e a situação é como é. Mas, nos últimos três jogos, reagimos bem. Vencemos os dois últimos e, no jogo em casa [Casa Pia], tivemos, na minha opinião, outra atitude. Ajustámos um pouco a nossa abordagem e o novo sistema é uma opção para amanhã [quarta-feira]. Cada jogo representa uma oportunidade para darmos um passo em frente, é isso que temos de fazer. Se não estamos a conseguir repetir as exibições do início, temos de aproveitar cada jogo para melhorar. Na análise que fizemos dos últimos jogos, a defesa não concedeu muitas oportunidades de golo ao adversário. Mesmo com a Real Sociedad, onde não estivemos ao nosso nível, eles não tiveram muitas hipóteses claras para marcar. O que temos de melhorar é o nosso futebol ofensivo. No último ano e meio, criámos sempre muitas oportunidades e é disso que sentimos falta no momento. Com mais confiança, e quando estivermos mais habituados uns aos outros, podemos melhorar. Isso é muito importante, porque, sem marcar golos, não podemos vencer jogos.

Roger Schmidt

"Cada jogo representa uma oportunidade para darmos um passo em frente, é isso que temos de fazer"

Roger Schmidt

Na antevisão, João Mário admitiu que esta é uma semana especial. Acredita que será de tudo ou nada para o Benfica?

É uma semana importante porque jogamos na Champions, após três derrotas. Este é o quarto jogo do grupo e, por isso, é crucial entrarmos em campo para ganhar a partida. No domingo, temos um duelo importante porque podemos subir à liderança à 11.ª jornada da Liga. Mas ainda vamos ter várias semanas decisivas nesta temporada. É por isso que o futebol é o momento e faz mais sentido pensar no presente, encarando o próximo jogo como o mais importante.

Roger Schmidt e João Mário

"Temos uma equipa muito boa, acreditamos em nós em todas as competições, e é a altura de mostrá-lo na Champions League, porque é crucial ganhar amanhã [quarta-feira]"

O Benfica investiu bastante. Falou com o Presidente sobre o momento da equipa na Liga dos Campeões?

Queremos sempre estar na fase a eliminar... Nós falamos sempre. Sabemos qual é a nossa situação. Contratámos bons jogadores, mas também perdemos jogadores-chave. Por vezes, construir uma nova equipa acontece de forma rápida, como na época passada. Em outras ocasiões, demora mais tempo, particularmente quando alguns jogadores estão indisponíveis e outros necessitam de tempo de adaptação à equipa. É a nossa situação neste momento. Independentemente disso, temos uma equipa muito boa, acreditamos em nós em todas as competições, e é a altura de mostrá-lo na Champions League, porque é crucial ganhar amanhã [quarta-feira].

Texto: Duarte Tornesi e Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas