Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica empatou (1-1) com o Farense, em jogo da 13.ª jornada da Liga Betclic. Face ao produzido e à avalancha ofensiva, é difícil de explicar...
08 dezembro 2023, 22h03
O Benfica teve 14 oportunidades de golo e faturou uma vez
A quatro dias de viajar até à Áustria para decidir o futuro na Europa em 2023/24 frente ao Salzburgo, o Benfica entrou em campo ao início da noite desta sexta-feira, 8 de dezembro.
Num Estádio da Luz com 56 766 adeptos nas bancadas, Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Tengstedt foram as escolhas iniciais de Roger Schmidt.
Apito inicial, minuto 1 e entrada com tudo do Benfica! Passe espetacular de Di María, Morato, de cabeça, amorteceu para remate de João Mário, e grande defesa de Ricardo Velho, a primeira de uma dúzia nesta noite, o que lhe valeria o prémio de Homem do Jogo.
Começava aqui a avalancha ofensiva das águias e uma torrente de oportunidades de golo desperdiçadas!
João Mário testou novamente o guardião da formação algarvia... e Rafa iniciou de seguida uma noite em que tentou de tudo para marcar, teve diversas ocasiões e só mais tarde o conseguiria. Minuto 11, cruzamento de Di María, com o número 27 rematar ao lado do poste.
O primeiro sinal de vida da formação comandada por José Mota chegou aos 13'. Na sequência de um canto, cabeceamento de Marco Matias para intervenção segura de Trubin.
E, com o Benfica de volta ao ataque, lance tirado a papel químico: Di María a cruzar para nova entrada de Rafa... ao lado do alvo.
Com os encarnados a carregarem, mas sem conseguirem marcar, o Farense acreditou e começou a mostrar-se na sua zona ofensiva. De livre direto, aos 16', Mattheus Oliveira rematou para defesa de Trubin; o mesmo jogador, aos 19', após uma boa jogada do coletivo, rematou com muito perigo.
O Benfica reagiu, impôs-se definitivamente no terreno, encostando o adversário às cordas. Aos 21', Aursnes disparou sobre a barra e, aos 24', ainda se gritou golo na Luz. Di María lançou Tengstedt, o avançado rematou para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por posição irregular.
O Benfica em construção, a toda a largura, e o Farense em contragolpe, sempre perigoso, a jogar simples e ao primeiro toque. As águias continuavam a desaproveitar chances de golo...
Minuto 26, Aursnes, solicitado por Di María, tirou o cruzamento, e Rafa, oportuno, rematou à baliza, contudo, Ricardo Velho disse "não", e tornou a repeti-lo na recarga. No minuto seguinte, enorme oportunidade. Mais um passe sensacional de Di María, e Rafa, de primeira, serviu Tengstedt, que, na hora H, permitiu a interceção. Na sequência, canto... e Otamendi viu o poste devolver-lhe o esférico.
Em cima do apito para o descanso, mais uma oportunidade! Espetacular remate de Di María à entrada da área, com Ricardo Velho a estirar-se e a explicar por que motivo seria o vencedor do Homem do Jogo.
Ao intervalo, nulo no marcador, um resultado ingrato e que penalizava já, e muito, um Benfica que colecionou oportunidades de golo, mas a pecar na eficácia.
Filme do jogo
Ver mais ›
Reatar e a toada a manter-se, com Rafa, em dois lances consecutivos, a rematar vindo de trás, ambos a serem defendidos in extremis por Ricardo Velho.
E lá tornou a entrar o velhinho ditado popular em campo: "Quem não marca, sofre!" Minuto 51, pontapé de canto para o Farense e Cláudio Falcão, com um cabeceamento certeiro, inaugurou o marcador na Catedral (0-1).
O Benfica rapidamente reagiu, com Kökcü, Di María e João Neves a tentarem a sorte, mas a redondinha teimava em não entrar. Que o diga também Guedes (lançado na segunda parte), ao vê-la rasar a trave.
Já com o camisola n.º 17 e Musa em campo, entrados aos 64' para os lugares de João Neves e Tengstedt, finalmente o Benfica encontrou o caminho do golo.
Aursnes galgou terreno pela direita, cruzou com fio de prumo e, vindo de trás, de primeira, Rafa rematou para o fundo das redes. Empate a 1-1, aos 71', e emoção até ao apito final, com a repetição do filme da primeira parte, com as muitas, e para todos os gostos e feitios, oportunidades de golo a não terem a sequência desejada.
Rafa, aos 75', rematou rente ao poste; aos 77', Ricardo Velho evitou o desvio de Guedes para golo; aos 84', Morato cabeceou sobre a trave; aos 88', Guedes disparou à malha lateral; aos 89', Rafa rematou forte, mas o guarda-redes tornou a mostrar serviço... Incrível!
O Benfica carregou até ao fim e nunca deitou a toalha ao chão e, já em tempo de compensação, poderia ter marcado em mais duas ocasiões. Primeiro, Musa, solto, em plena área, rematou por cima, após passe cantado de Otamendi; depois, aos 90'+8', Arthur Cabral (entrou aos 89' para a saída de Kökcü), num remate acrobático, permitiu a defesa de Ricardo Velho, uma intervenção que selou o empate final (1-1).
A equipa correu, trabalhou muito, construiu, criou, teve garra, ambição e nunca desistiu. A equipa lutou de início ao fim! Rematou 36 vezes à baliza, batendo o recorde de disparos num jogo desta edição da Liga Betclic, dispôs de 14 oportunidades de golo... O que se pode apontar ao campeão nacional? Só faltou eficácia!
Na próxima jornada, a 14.ª da prova, o Benfica viaja até ao Minho para enfrentar o SC Braga, um desafio agendado para as 20h30 de domingo, 17 de dezembro.
Antes, dia 12 de dezembro, terça-feira, as águias decidem a sua continuidade nas contas europeias em 2023/24. Frente ao Salzburgo, na Áustria, em encontro da 6.ª e derradeira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica tem de vencer por dois golos de diferença para garantir um lugar na Liga Europa.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de dezembro de 2023