Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Encarnados visitam o Estádio José Alvalade no dérbi da 28.ª jornada, que coloca frente a frente os dois primeiros classificados do Campeonato.
05 abril 2024, 12h15
Equipa unida
O histórico aponta a uma vantagem do Benfica, que regista 34 vitórias e 22 empates. A superioridade dos encarnados na condição de visitante ganha dimensão nos 10 últimos dérbis disputados na casa dos leões para a competição: quatro vitórias e cinco empates.
Nesta temporada (2023/24), as duas equipas já se enfrentaram em três ocasiões. Nas contas da Liga Betclic (11.ª jornada), o Glorioso venceu por 2-1 na 1.ª volta, com uma reviravolta épica que teve golos assinados por João Neves e Tengstedt na reta final.
Primeiro e segundo classificados da Liga Betclic, Sporting e Benfica são dois dos coletivos com maior percentagem de posse de bola entre os que disputam a competição (58,5% e 58,4%, respetivamente) e surgem com frequência nas posições cimeiras dos diversos parâmetros analisados pela plataforma Wyscout.
Com 61 golos somados, a equipa comandada por Roger Schmidt vai enfrentar um adversário que tem o melhor ataque do Campeonato (77 golos) e que marcou em todos os jogos que disputou na prova. Estes números ilustram uma maior eficácia dos leões comparativamente com as águias, que contabilizam mais remates (432 contra 402) e maior percentagem de acerto na baliza (42,6% contra 42,3%).
Ao nível do passe, os números ilustram uma tendência estratégica semelhante das duas equipas. Com 14 901 tentativas, o Benfica lidera esse ranking particular, seguido de perto pelo Sporting, com 13 324. Na eficácia de passe, os dois conjuntos repetem as mesmas posições, com 86,6% para as águias e 86,4% dos leões.
A construção de jogo paciente e trabalhada faz com que as duas equipas sejam as que mais acertam passes para o terço final, com nova vantagem para os encarnados (79% de precisão contra 74,6%), e as que menos recorrem a passes longos entre as 18 que disputam a Liga Betclic: 1036 para o Benfica e 976 para o Sporting.
O reconhecido talento individual dos jogadores também entra em campo no dérbi, com as águias a deterem o estatuto de equipa que mais recorre ao drible com ligeira vantagem sobre os leões (898 contra 891).
No que diz respeito à finalização, Rafa é o melhor marcador do Benfica na Liga Betclic, com 12 remates certeiros, secundado por Di María (8). Do lado dos verdes e brancos, Gyökeres destaca-se com 22 golos.
No ranking das assistências, Rafa posiciona-se como o jogador com mais passes para golo na prova (11), sendo acompanhado de perto por Neres (8), entre os encarnados. No rival, neste particular, Pedro Gonçalves (10) e Gyökeres (9) evidenciam-se.
No capítulo defensivo, o Benfica chega à 28.ª jornada da Liga Betclic com 21 golos sofridos contra os 26 do Sporting. Porém, os verdes e brancos levam pequena vantagem sobre os encarnados nos duelos defensivos (61,7% contra 60,3%) e nos duelos aéreos ganhos (48,9% contra 44,9%).
Na última partida válida para a Liga Betclic (27.ª jornada), na qual o Benfica venceu o Chaves por 1-0, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Por sua vez, Rúben Amorim apostou num 3x4x3 com Israel, St. Juste, Diomande, Matheus Reis, Geny, Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos, Trincão, Gyökeres e Paulinho, na vitória do Sporting por 1-2 diante do Estrela da Amadora.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 5 de abril de 2024