Voleibol Feminino

06 agosto 2024, 18h45

Rui Moreira entre o Presidente Rui Costa e o vice-presidente Fernando Tavares

Rui Moreira

Rui Moreira

Rui Moreira

Rui Moreira renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica. O treinador da equipa feminina de voleibol, agora ligado ao Clube até 2026, acredita que, depois de uma época em que apenas faltou a conquista do Campeonato Nacional, o grupo que lidera vai aparecer "significativamente mais forte" e "com mais capacidade para estar mais perto da luta pelos troféus".

Aos 38 anos, e a viver a segunda temporada de águia ao peito, o técnico encarnado vê este prolongar do vínculo contratual como um "reconhecimento do trabalho" feito numa época em que considera terem sido dados "alguns passos muito importantes".

"Estou muito feliz, porque é o reconhecimento do trabalho que fizemos no ano passado. Para fora passa sempre essa imagem, mas nem só de resultados vive o trabalho de um treinador, das atletas, de uma equipa, de uma estrutura. Em cima de uma temporada que foi muito difícil, eu considero que, apesar de não ter sido superpositiva – porque superpositiva, aqui no Benfica, é ganhar, e ganhar tudo –, foi uma época em que conquistámos algumas coisas boas, em que demos alguns passos muito importantes, e, por isso, vejo esta renovação, acima de tudo, como um reconhecimento do que fizemos neste 'ano zero', se lhe puder chamar assim. Estou mesmo muito feliz e espero poder dar continuidade ao trabalho que temos feito, dar muitas alegrias a todos os Benfiquistas", apontou Rui Moreira, em declarações à BTV.

Rui Moreira renova até 2026

Ouça Rui Moreira

Numa época também ela marcada pela conquista da terceira Taça de Portugal do palmarés do Clube, 50 anos depois, o treinador relembra tudo o que foi feito e mostra-se ambicioso para "correr atrás" do título nacional, que escapou em 2023/24.

"Não acho que tenha sido uma época cem por cento positiva, porque só o seria se também tivéssemos vencido o Campeonato. Se olharmos um pouquinho para trás, percebemos que, com tudo aquilo que nos aconteceu, não tendo sido uma época brilhante, foi uma época boa, principalmente porque conquistámos a Taça de Portugal – uma conquista histórica após 50 anos –, relançámos o voleibol feminino do Clube nos títulos, conseguimos qualificar-nos para as competições europeias e desenvolvemos bastantes atletas jovens, que ajudaram a uma classificação histórica da Seleção Nacional para a Golden League, inclusivamente a jogarem no seis inicial. No global, fizemos aqui um trabalho muito positivo, não brilhante, porque nos faltou a conquista do Campeonato, mas temos aqui já uma nova época pela frente para correr atrás disso", sublinhou Rui Moreira.

Benfica

Ouça Rui Moreira

Numa liga tão competitiva como é o Campeonato Nacional feminino de voleibol, são muitos os desafios. Porém, o treinador do Benfica assegura que os objetivos estão bem definidos para 2024/25, com a principal "missão de conquistar troféus".

"O voleibol feminino, hoje em dia, a seguir ao Campeonato de futebol masculino, é talvez a liga mais competitiva do país. É uma liga que tem as cinco principais potências desportivas de Portugal e, por si só, isso traz uma grande competitividade ao Campeonato. Chegamos aqui novamente com a missão de conquistar troféus. Vimos com uma equipa, na minha opinião, mais forte, e, acima de tudo, trazemos uma coisa muito boa: é que o nosso ponto de partida de agosto de 2024 vai ser muito melhor do que o ponto de partida de agosto de 2023. Porquê? Porque o treinador já tem um ano de casa, o team manager já tem um ano de casa, o staff já se conhece, o treinador adjunto já tem um ano de casa… Muitas atletas já têm um ano ou mais de Benfica, e isso torna muito mais fácil a integração das próprias atletas que chegam. Há um ano, tivemos de integrar praticamente toda a gente, além de nos termos tido de integrar. Só esse aspeto já nos vai trazer muitas vantagens e vai-nos permitir começar em agosto de 2024 muito melhor, ou muito mais à frente e com muitos mais problemas resolvidos, se posso dizer desta forma, do que em agosto de 2023. Por isso, perante o facto de termos uma equipa mais forte, mais competitiva, mais experiente, com mais qualidade e, de certa forma, até mais homogénea, vamos aparecer na próxima época significativamente mais fortes e com mais capacidade para estar mais perto da luta pelos troféus", analisou Rui Moreira.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 7 de agosto de 2024

Patrocinadores Voleibol