Voleibol Feminino

21 setembro 2024, 18h12

Benfica

O Benfica carimbou a passagem à final da Taça Ibérica

RESUMO DO JOGO

Taça Ibérica
Meias-finais
RESULTADO FINAL
CV JAV Olímpico 2
Benfica 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
22-25 26-24 25-14 22-25 12-15

Com muita alma, a equipa feminina de voleibol do Benfica venceu o Club Voleibol JAV Olímpico (2-3), numa meia-final da Taça Ibérica emotiva, em que a qualidade das jogadoras encarnadas foi determinante para o triunfo sobre as campeãs espanholas.

Neste sábado, 21 de setembro, no Centro Insular de Deportes, desfeito o equilíbrio inicial, o Benfica, vencedor da última edição da Taça de Portugal, distanciou-se (11-14), beneficiando do acerto de Mariana Garcez no serviço.

De imediato, o treinador do conjunto espanhol solicitou timeout. A paragem surtiu efeito, a formação do país vizinho aproximou-se (17-17), mas a eficácia do bloco encarnado foi decisiva na fase final: com Veronika Djokic e Angélica Malinverno em evidência, o Benfica superou as rivais por 22-25.

Vencedor da última edição deste troféu, o Club Voleibol JAV Olímpico entrou para o segundo parcial disposto a contrariar o jogo das águias. No entanto, Kyra Holt e também Mariana Garcez, mais uma vez com serviços colocados, deram uma boa vantagem às encarnadas (2-6).

Agressivas no bloco, as atletas do conjunto espanhol equilibraram e, com um parcial de 4-0, encaminharam o triunfo no set (17-16). Todavia, só nas vantagens é que o Benfica cedeu (26-24).

As águias não tiveram fortuna no parcial seguinte. Acumulando algumas precipitações junto à rede, permitiram que o adversário alcançasse uma vantagem dilatada, que culminou com o triunfo por 25-14.

A perder por 2-1, não havia margem para errar. Concentradas no serviço, as encarnadas entraram bem (0-3). Dois erros não forçados do Benfica ditaram que o Club Voleibol JAV Olímpico assumisse a dianteira (9-6). O treinador Rui Moreira pediu timeout, e as águias conseguiram reagir.

O empate a meio do parcial (14-14) ilustrava a boa resposta dada. Um remate indefensável de Alice Clemente, autora do 22-23, motivou a equipa para o desfecho pretendido (22-25).

Na negra, o querer do Benfica sobrepôs-se à valia do adversário. Mariana Garcez, com um bloco, colocou o score em 2-3. Joana Garcez e Kyra Holt dilataram a vantagem (2-5). As rivais não baixaram os braços, deram a volta (8-7), mas vacilaram em várias ações atacantes, o que contribuiu para a vitória das águias por 12-15, e consequente 2-3 no encontro.

Alcançada a final da Taça Ibérica, o Benfica defrontará o FC Porto, às 18h30 deste domingo, 22 de setembro, no mesmo pavilhão.

Benfica

DECLARAÇÕES

Rui Moreira (treinador do Benfica): "Foi uma vitória muito importante para nós. É o primeiro jogo oficial, há sempre aquele nervosismo, e sabíamos que íamos jogar contra uma equipa muito forte. Na recente entrevista que dei à BTV, eu disse que um dos nossos objetivos era colocar o Benfica no mapa europeu, e o primeiro passo está dado. Jogámos contra uma equipa que tem sido quase sempre campeã, que tem dominado o voleibol espanhol, que tem jogado o acesso e, em algumas vezes, a fase de grupos da Liga dos Campeões. É um adversário muito forte, foi uma vitória muito importante para nós. Com este triunfo, garantimos mais uma final, e é importante estar nos momentos de decisão. [A final] Vai ser mais um jogo contra o FC Porto, que é sempre um adversário direto na luta por títulos, é um rival, e também vai ter esse cariz especial nesta competição, principalmente para as atletas que chegaram ao plantel, para perceberem que estes são os jogos que não se pode perder. Temos alguma informação acumulada sobre o FC Porto durante a pré-época, vamos prepará-la da melhor forma para amanhã [domingo] nos apresentarmos na máxima força. Ainda não estamos no máximo das nossas capacidades, ainda temos muita gente limitada fisicamente, mas, com as armas que temos, vamos fazer o melhor para levar a Taça Ibérica para Lisboa. A primeira do Benfica e a primeira de Portugal."

Taça Ibérica | Meias-finais | 21/09/2024
CV JAV Olímpico-Benfica
2-3
Centro Insular de Deportes
Formação inicial do Benfica
Kyra Holt, Angélica Malinverno, Maluh Oliveira, Mariana Garcez, Veronika Djokic, Cansu Çetin e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Marta Aleixo, Alice Clemente, Marisa Pardal, Joana Garcez, Matilde Ferreira, Aline Delsin e Beatriz Paiva (L)
Treinador do Benfica
Rui Moreira
Formação inicial do CV JAV Olímpico
Sara Manzano, María Álvarez, Anija Jurdza, Sulian Matienzo, Aura Suárez, Samira Sulser e Andrea Arocha (L)
Suplentes
María Barrasa, Alexia Peña, Lucre Castellano, Laura Suárez, Júlia Azevedo, Lianma Flores e Helia González (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
22-25 26-24 25-14 22-25 12-15

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica e RFVEB
Última atualização: 21 de setembro de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas