Basquetebol Feminino

23 janeiro 2025, 14h59

Eugénio Rodrigues

Treinador Eugénio Rodrigues

Neste fim de semana de 25 e 26 de janeiro, discute-se, no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, um ponto alto do calendário basquetebolístico nacional feminino com a realização da Taça Federação. Mais um troféu que o Benfica ambiciona conquistar.

Para esta competição em formato de final four apuraram-se as quatro equipas que ocupavam as primeiras quatro posições da tabela classificativa no final da 1.ª volta da 1.ª fase Liga Betclic Feminina.

No sábado, 25 de janeiro, disputam-se as meias-finais, com o Benfica a medir forças, às 16h30, com o Clube dos Galitos. Antes, pelas 14h00, Esgueira e GDESSA discutem o outro lugar na final. O jogo que irá atribuir o título joga-se pela manhã (11h45) de domingo, 26 de janeiro.

Eugénio Rodrigues

Ouça Eugénio Rodrigues

Eugénio Rodrigues fez a antevisão do encontro da meia-final, onde não espera nenhuma facilidade.

"É um jogo muito difícil. As meias-finais são, porventura, os jogos mais difíceis, porque há sempre aquela ansiedade de não morrer na praia, de não falhar um ponto alto. Vai ser, desde logo, por questões emocionais, um jogo muito complicado. O Clube dos Galitos já não é surpresa, há quem diga que é a surpresa do Campeonato, mas não, já não é. Tem uma equipa bem construída, não é muito profunda, mas foi bem construída com tempo, bem orientada e também sabe do que anda à procura. Normalmente toma boas opções, portanto vamos ter de trabalhar muitíssimo bem, estabelecer aqui a melhor estratégia e estarmos muitíssimo afinados para conseguir levar de vencida este Galitos", começou por afirmar, aos meios do Clube, o treinador do Benfica.

Eugénio Rodrigues

As campeãs nacionais atravessam um bom momento, ocupam a 1.ª posição da tabela classificativa da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina, e Eugénio Rodrigues quer, numa época em que já conquistou a Taça Vítor Hugo, arrebatar mais outro troféu para o Museu Benfica – Cosme Damião.

"Sem dúvida, a determinação é 150%. É muito importante ter vontade de continuar a conquistar. Nunca estar saciado em função daquilo que já se conquistou nesta época, e que foram também pontos importantes, mas, sim, ter essa fome, essa vontade de vencer. Aliás, neste clube não há outra forma de estar", destacou o timoneiro das águias.

Marcy Gonçalves

Ouça Marcy Gonçalves

Também a capitã Marcy Gonçalves ambiciona erguer mais troféus. "Nós vamos sempre para os jogos a pensar que é complicado. Ainda por cima é uma Taça Federação, tudo pode acontecer. São sempre finais, mas estamos preparadas. O Benfica entra sempre nas competições para ganhar e vamos motivadas", considerou a extrema das águias.

Jogadora experiente, Marcy Gonçalves reconhece que a mentalidade da equipa não muda, independentemente do adversário. "Todos os jogos são vistos da mesma maneira, seja diante do 1.º classificado, do último, ou de uma equipa do meia da tabela", referiu, com as metas delineadas. "Neste ano, também um dos objetivos pessoais é ganhar tudo, e estamos no bom caminho", sublinhou.

Em Queluz, a capitã das águias perspetiva muito apoio dos adeptos. "Estamos perto de casa, o que nos ajuda. Temos os nossos perto, contamos sempre com o apoio de toda a gente", vincou.

O Benfica tem um historial interessante na Taça Federação, com duas conquistas, nas temporadas 2021/22 e 2022/23, e na última época foi finalista vencido.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 23 de janeiro de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas