Basquetebol Feminino

26 janeiro 2025, 14h30

Esgueira-Benfica

Inês Faustino com a bola

RESUMO BTV

Taça Federação
Final
RESULTADO FINAL
Esgueira 87
Benfica 75
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
12-21 35-43 60-61 87-75

A equipa feminina de basquetebol do Benfica perdeu neste domingo, 26 de janeiro, no Pavilhão Henrique Miranda, a final da Taça Federação, após derrota, por 87-75, frente ao Esgueira.

Apesar das baixas de Sydney Brown e de Raphaella Monteiro, as águias abriram um 0-11 no início da partida. Fazendo uso do seu jogo exterior, a formação de Aveiro correu atrás de prejuízo, mas o Benfica, eficaz nas ações ofensivas, foi gerindo a vantagem e fechou o 1.º quarto com um 12-21.

No 2.º quarto, o Esgueira manteve a eficácia da linha de três pontos e mostrou-se mais agressivo na luta pelas tabelas, reduzindo a desvantagem para 29-30. No entanto, Inês Faustino assumiu as rédeas do jogo e, com cinco pontos nos derradeiros segundos antes do intervalo, revelou-se decisiva para a vantagem por 35-43 que se verificava quando as equipas recolheram aos balneários.

Esgueira-Benfica

No regresso das cabines, as aveirenses deram sequência à sua reação e, aos 7' do 3.º quarto, saltaram para a frente do marcador pela primeira vez no jogo: 55-53. A partida da final da Taça Federação entrou, então, numa fase de alternância do marcador, com as águias a conseguirem vencer o parcial por 60-61.

No derradeiro quarto, o tiro exterior do Esgueira começou a fazer diferença e, no ataque, o Benfica acusou a ausência de Isabela Quevedo: a melhor marcadora encarnada até aí sofreu uma lesão no final do 3.º quarto e não mais voltou ao jogo. Apesar da garra e da vontade demonstradas nos minutos finais, a eficácia de lançamento baixou consideravelmente e o Benfica fez apenas 14 pontos contra os 27 do adversário, diferença decisiva para o 87-75 final.

A equipa comandada por Eugénio Rodrigues volta a entrar ação no próximo sábado, 1 de fevereiro, com a visita ao Galitos FC, da 16.ª jornada da fase regular da Liga Betclic Feminina.

Esgueira-Benfica

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Em momentos capitais do jogo, faltou a capacidade de manter a distância que tínhamos relativamente ao Esgueira e, claro, termos a equipa completa. Não gosto de apresentar desculpas, mas com tantas condicionantes durante o próprio jogo fica difícil. Sobretudo, quando falamos numa final e em equipas tão equilibradas, como o Esgueira. Tiveram mérito na recuperação e mérito em acreditar. É uma equipa bem trabalhada, sólida, que já vem de alguns anos e acaba por ser um justo vencedor."

Esgueira-Benfica

Marcy Gonçalves (capitã e extrema do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo muito complicado e que ia ser decidido nos detalhes, e assim foi. Ainda temos duas competições para ganhar e o Benfica vai entrar sempre para ganhar."

Esgueira-Benfica

Taça Federação | Final | 26/01/2025
Esgueira-Benfica
87-75
Pavilhão Henrique Miranda
Cinco inicial do Benfica
Inês Faustino, Milica Ivanovic, Marcy Gonçalves, Evelyn Ovner e Isabela Quevedo
Suplentes
Inês Viana, Diana Baptista, Artémis Afonso, Leonor Peixinho e Mariana Silva
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do Esgueira
Bárbara Souza, Gabriela Raimundo, Ana Raimundo, Inês Ramos e Vashti Hill
Suplentes
Diana Ferreira, Alice Martins, Joana Silva, Rita Espíndola, Elena Cassin e Selma Marques
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
12-21 35-43 60-61 87-75
Pontuadoras do Benfica
Inês Faustino (19), Milica Ivanovic (19), Evelyn Ovner (15), Isabela Quevedo (14), Inês Viana (5) e Artémis Afonso (3)

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 26 de janeiro de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas