Basquetebol

09 maio 2025, 23h46

Benfica-Vitória SC

Eduardo Francisco com a bola

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
Jogo 1
Quartos de final do play-off
RESULTADO FINAL
Benfica 99
Vitória SC 87
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
25-20 56-45 76-70 99-87

Aproveitando a força do seu plantel, o Benfica venceu nesta sexta-feira, 9 de maio, no Pavilhão Fidelidade, o Vitória SC, por 99-87, no jogo 1 dos quartos de final do play-off da Liga Betclic.

Antes da bola ao ar, momento de homenagem para Trey Drechsel, que recebeu o prémio de MVP do mês de abril sob uma enorme ovação do público que se deslocou à Luz.

Benfica-Vitória SC

Começou melhor o Vitória SC, que, com uma defesa aguerrida, limitou os encarnados a apenas 1 ponto durante os primeiros 5 minutos de jogo. Perante a escassa produtividade ofensiva, Norberto Alves pediu um desconto de tempo, reuniu as tropas e a reação foi avassaladora.

No espaço de apenas 1 minuto e meio, o Benfica virou o marcador para 17-11 à boleia de 4 triplos: 2 de Aaron Broussard, 1 de Betinho Gomes e 1 de Trey Drechsel. Os vimaranenses ainda esboçaram uma reação, mas, uma vez mais, o jogo exterior das águias fez a diferença, com triplos de Diogo Gameiro e Eduardo Francisco a ditarem o 25-20 que se verificava no final do 1.º quarto.

Benfica-Vitória SC

O 2.º parcial começou com Daniel Relvão a ditar a sua lei no "pintado" e a contribuir com 6 pontos para o 33-24. Na sequência, a pontuação aumentou consideravelmente com um festival de triplos a caírem de ambos os lados. O último deles, do meio da rua, foi marcado por Aaron Broussard ao soar da buzina para o intervalo e valeu o 56-45 favorável às águias, ao intervalo. Lance espetacular do norte-americano do Benfica!

No regresso dos balneários, a rotação dos tricampeões nacionais começou a fazer a diferença. Aproveitando a frescura de jogadores vindos do banco, a equipa comandada por Norberto Alves chegou aos 63-47, mas o Vitória SC recuperou a eficácia do jogo exterior e conseguiu reduzir até ao 76-70 com que se encerrou o 3.º quarto.

Benfica-Vitória SC

Fazendo uso da sua experiência, o Benfica conseguiu carregar de faltas algumas das peças-chave do Vitória SC e encontrou os espaços necessários para voltar a distanciar-se no marcador. Com todos os jogadores a contribuírem para os pontos, mas, também, na luta pelos ressaltos, os encarnados chegaram à fase decisiva do encontro a vencer por 91-85.

E, aí, apareceu Betinho Gomes a sentenciar a partida. Com um triplo, o extremo/poste fez o 94-85 e, na sequência de um roubo de bola, voltou a mostrar eficácia da linha de 3 pontos e fez o 97-85. As bancadas explodiram em cânticos de apoio e não mais as águias perderam o controlo do jogo, que venceram por 99-87.

Ultrapassado com distinção o jogo 1, o Benfica visita os minhotos às 19h00 da próxima quarta-feira, 14 de maio, e, vencendo o jogo 2, garante antecipadamente a passagem às meias-finais do play-off da Liga Betclic.

Benfica-Vitória SC

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Um play-off perigoso, porque é só à melhor de 3 [jogos]. Este jogo em casa era muito importante. Acho que tivemos bons momentos. Pecámos em algumas pequenas coisas defensivas e, quando pensávamos que tínhamos uma boa vantagem, eles voltaram ao jogo. Na parte final, estivemos bem defensivamente, conseguimos parar uma equipa que nos colocava um problema grande, porque todos os jogadores interiores deles têm uma capacidade de lançamento exterior muito grande. Então, é algo com que temos de saber lidar um pouco melhor no próximo jogo, que vai ser difícil, como é evidente. Eles jogam em casa, e temos de ver o que fizemos bem, o que fizemos menos bem e corrigir alguns detalhes. E tentaremos fazer tudo para fechar logo a série."

Benfica-Vitória SC

Liga Betclic (play-off) | Jogo 1 dos quartos de final | 09/05/2025
Benfica-Vitória SC
99-87
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Ahmaad Rorie, Betinho Gomes, Tyler Stone e Ivica Radic
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Tiago Filipe
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial do Vitória SC
William Lloyd, Zahir Porter, Ricardo Monteiro, Pedro Pinto e Trey Moses
Suplentes
Duarte Freitas, António Mendes, Ricardo Costa, David Wingett Jr., Pedro Bastos, João Ribeiro e Ferrán Ventura
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
25-20 56-45 76-70 99-87
Pontuadores do Benfica
Makram Ben Romdhane (14), Ivica Radic (13), Aaron Broussard (12), Trey Drechsel (12), Tyler Stone (11), Betinho Gomes (10), Ahmaad Rorie (8), Daniel Relvão (8), Diogo Gameiro (6) e Eduardo Francisco (5)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 9 de maio de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas