Futebol

25 maio 2025, 22h16

Benfica-Sporting

Bruno Lage

PÓS-JOGO

Bruno Lage analisou o Benfica-Sporting (1-3, após prolongamento), jogo da final da Taça de Portugal, realizado neste domingo, 25 de maio, no Estádio Nacional, considerando que as águias foram mais fortes durante o tempo regulamentar mais os 9 minutos e 30 segundos dos 10 minutos de compensação.

Defendendo e elogiando o modo como os jogadores do Benfica interpretaram a estratégia delineada, Bruno Lage, em conferência de Imprensa, lembrou que as águias criaram várias oportunidades para marcar e mostrou incompreensão com decisões-chave da equipa de arbitragem em prejuízo das águias.

SUPERIORIDADE ATÉ AOS 30 SEGUNDOS FINAIS DOS DESCONTOS

"Antes de mais, a primeira palavra para os nossos adeptos. Um apoio fantástico do princípio ao fim, e aquilo que nós mais queríamos era oferecer este troféu aos nossos adeptos, por aquilo que foi o apoio ao longo da época. A seguir, também, uma vez mais, dizer que tenho orgulho dos meus jogadores. Cumpriram à risca tudo aquilo que tínhamos planeado, traçado, e tenho orgulho enorme de treinar esta equipa. E segundo, dizer que são 45 mais 45, mais os 9 minutos e 30 segundos, em que fomos claramente a melhor equipa em campo. Permitimos uma transição do Sporting que originou o lance do empate. Acho que criámos várias oportunidades de golo. E depois, não queria, porque há dois dias vi a conferência [de Imprensa] do senhor árbitro... Ele fez questão de dizer que o mais importante era nós olharmos para aquilo que era o nosso trabalho e não falar do árbitro, mas hoje tenho de dizer que errou. Se quer manter o critério de dar um amarelo ao Samuel [Dahl], tem de manter esse critério ao longo do jogo. Acho que há claramente um segundo amarelo para o capitão do Sporting [Hjulmand] que não foi mostrado; acho que há claramente uma situação muito caricata aos 95' [compensação], junto à bandeirola, sobre o Belotti, em que o VAR devia chamar o árbitro e tomar uma decisão. E, na minha opinião, o lance do nosso segundo golo é muito duvidoso. Vejo que [Álvaro] Carreras toca na bola, recebemos a bola... temos uma entrada muito forte na segunda parte... 1-0 e 2-0, e o jogo vinha para o nosso lado. Mas infelizmente não conseguimos, por isso, assumir a parte da responsabilidade. Infelizmente, nesses últimos jogos com o Sporting os postes também não quiseram nada connosco, mas aqui estou eu para assumir toda a responsabilidade. Aquilo que não me canso de dizer é o orgulho enorme que eu tenho de trabalhar com os meus jogadores, que mais uma vez implementaram muito bem a nossa estratégia para este jogo."

Benfica-Sporting

VÁRIAS OPORTUNIDADES CRIADAS

"[O Benfica perde esta final por causa da arbitragem?] Pedem-me para fazer uma análise ao jogo, eu faço uma análise das diversas situações. Naquilo que foi o jogo e a performance da nossa equipa, acho que, durante 99 minutos e 30 segundos, fomos claramente a melhor equipa, aquela que criou mais oportunidades. Temos várias oportunidades para fazer várias vezes o 1-0, depois, várias para o 2-0. Repito: na minha opinião, marcámos o 2-0, o [Álvaro] Carreras toca primeiro na bola. Depois, faço também uma análise da arbitragem, e aquilo que é o mais importante neste momento é assumir a responsabilidade de nós não termos vencido o título."

DI MARÍA E A CONVERSA COM O PRESIDENTE RUI COSTA

"[Considera que tem condições para continuar no comando técnico?] Vou repetir aquilo que tenho dito. Nunca poderei retribuir da mesma forma o que o Benfica já me deu. Eu vinha para cá a pensar nisso, é a primeira vez que, com 49 anos, venho a uma final da Taça. O meu filho com 10 anos estava na bancada, e eu cheguei a esta casa há muitos anos, para treinar meninos de 10 anos. Por isso, o que o Benfica já me deu, e aquilo que me ajudou como treinador, de alguma forma vou retribuir. Depois, jamais serei o problema, vim para ser solução, para ajudar. Jamais serei o problema, e agora o próximo passo é conversar com o Presidente [Rui Costa], percebermos aquilo que for benéfico para o Benfica, e assim será. [Tinha definido que só iria utilizar Di María se o resultado estivesse em aberto ou no prolongamento?] Nós definimos a melhor estratégia para o jogo. Aquilo que nós tínhamos preparado para o jogo, na minha opinião, correu na perfeição. Até porque o jogador que jogou na posição do Di [María] acho que fez um bom jogo, marcou um golo, e depois o jogo foi pedindo outras situações que nós fomos alterando. Por isso, acho que tomámos a melhor decisão de início, controlámos sempre o jogo, a linha defensiva esteve muito bem, trocámos a posição do António [Silva] pela do Nico [Otamendi] e correu tudo na perfeição. A equipa soube ter sempre o controlo do jogo e depois. À medida que as substituições... porque vai acontecendo, o Kökcü sentiu um toque e vamos fazendo as alterações em função daquilo que é o momento. Agora, sobre o Di Maria, foi um profissional exemplar ao longo da época, tanto ele como eu queríamos terminar a época com o troféu para poder oferecer aos nossos adeptos. Ele tem uma história lindíssima ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, e ele, com certeza, mais do que ninguém, está triste pela forma como nós não conseguimos oferecer este troféu aos nossos adeptos."

Benfica-Sporting

SAIR DE UMA SITUAÇÃO DE 2-0 PARA O RESULTADO FINAL

"Nós fizemos o 2-0. Temos várias oportunidades a seguir ao 1-0 de poder marcar. Pelo menos mais uma, ou outra, de poder marcar. Há uma oportunidade fantástica do Belotti no final. Eu não me lembro de uma defesa do Samu [Samuel Soares] durante 45 mais 45 e mais os 10 minutos – completamente exagerados, para mim, esses 10 minutos de tempo extra. Por isso, não me lembro de ver o Sporting a criar uma oportunidade de perigo, e sinto que nós tivemos mais. Mas isso é a opinião de cada treinador, esta é a minha. Temos uma entrada muito boa na 1.ª parte, há uma bola no poste, há uma bola do Bruma que bate na perna de um jogador e que sai para fora. Há o lance do 1.º golo, há o lance do 2.º golo e há, depois, mais uma boa oportunidade do Belotti. Enfim, acho que criámos um conjunto de oportunidades para poder vencer o jogo. Não conseguimos, e aquilo que eu sinto, e tenho de dizer, é que saímos de uma situação de 2-0 para o resultado final."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas