Futebol

16 agosto 2025, 22h36

Bruno Lage

Bruno Lage

PÓS-JOGO

Três pontos conquistados com justiça e recurso ao fato-macaco. Foi desta forma que Bruno Lage analisou a vitória deste sábado, 16 de agosto, do Benfica na casa do Estrela da Amadora, por 0-1, na estreia dos encarnados na Liga Betclic.

Antes da conferência de Imprensa, o treinador das águias fez a primeira análise na zona de entrevistas rápidas da Sport TV, onde dedicou o triunfo da 2.ª jornada do Campeonato a Cruz, Bicampeão Europeu falecido neste sábado, aos adeptos e aos jogadores.

"Vitória para o Cruz, Bicampeão Europeu, que nos deixou hoje. Vitória para os nossos adeptos, que nos apoiaram do princípio ao fim. E vitória dos jogadores. Fomos uma equipa sólida, aguerrida e vestimos o fato-macaco. Aquilo que eu disse aos meus jogadores no final do jogo, até em jeito de brincadeira, foi 'Welcome to the Portuguese League' [bem-vindos à Liga Portuguesa]. E é isto. Eles têm de perceber que as equipas portuguesas são muito fortes e muito boas, sobretudo a jogar nos seus estádios", disse Bruno Lage.

O timoneiro encarnado também lembrou que o Benfica criou oportunidades suficientes para vencer com justiça.

"Há, pelo menos, uma grande intervenção do guarda-redes [Renan Ribeiro] e, depois, há duas ou três situações em que podíamos ter finalizado de outra maneira. Lembro-me, na 1.ª parte, do Fredrik [Aursnes], do Samuel [Dahl] e, na 2.ª parte, uma do Enzo [Barrenechea] e, depois, a do Ivanovic. Enfim, penso que criámos oportunidades suficientes para vencer. O mais importante é olhar para o jogo, vencer e seguir em frente", realçou.

Estrela da Amadora-Benfica

VITÓRIA "MUITO IMPORTANTE" A ABRIR A LIGA

"Uma vitória muito importante. Queríamos começar o Campeonato a vencer. Três pontos e uma vitória que dedicamos ao Cruz, Bicampeão Europeu pelo Benfica, e que dedicamos, também, aos nossos adeptos, que nos apoiaram do princípio ao fim. Uma vitória da equipa. Fomos equipa, vestimos o fato-macaco e aquilo que é mais importante é olharmos para aquilo que temos feito nos últimos quatro jogos. Quatro vitórias, zero golos sofridos e temos ainda um longo caminho para percorrer."

MINUTOS DE UTILIZAÇÃO DOS JOGADORES

"[Na antevisão, perguntaram-lhe se este jogo com o Estrela da Amadora seria bom para dar mais minutos, e respondeu que estava a preparar um jogo para sábado para proporcionar a todos um início da época de acordo com aquilo que acha ser o ideal. Este foi, ou não, o jogo ideal?] Não foi nada disso que eu disse…. Desculpe, ou eu não percebi bem o que disse, ou não percebeu o que eu disse. Eu disse que há jogadores que não têm tantos minutos de jogo como outros, e que amanhã [domingo] estávamos a tentar organizar um jogo para dar aos jogadores que não têm tantos minutos, um jogo de treino para eles terem o mesmo volume de jogo, de treino e de minutos, para termos toda a gente pronta. Porque numa pré-época normal, vamos organizando jogos, todas as equipas organizam jogos, para toda a gente estar pronta para jogar 90 minutos. E há jogadores, por aquilo que foi a nossa pré-época, que ainda não tiveram esse espaço de jogo de treino para o fazer. Esse foi o primeiro ponto. Por isso é que hoje [sábado] optámos por esta equipa, que é a equipa que tem mais minutos, que tem dinâmica coletiva. Posto isto, foi uma vitória de equipa, são 3 pontos muito importantes para nós. Isso é que é o mais importante, foi o resultado e os 3 pontos que nós fizemos. Quando olhamos para aquilo que fizemos nesta época, [ganhámos a] Supertaça, são quatro vitórias, zero golos sofridos, e caminhar para preparar o jogo da Liga dos Campeões [Fenerbahçe, na próxima quarta-feira, 20 de agosto]. Aqui, no Benfica, não há jogos de milhões, aqui no Benfica há é jogos em que temos de vencer, independentemente do campo, do estádio, do adversário, nós temos de jogar para ganhar. E vocês sabem, porque alguns jogadores estão a jogar pela primeira vez jogos fora na Liga Portuguesa, eu até disse, em jeito de brincadeira, 'Welcome to the Portuguese League' [bem-vindos à Liga Portuguesa], porque é isto: as equipas a jogar em casa, como o Estrela [da Amadora], são muito aguerridas. O Estrela já tinha feito um jogo muito bom no campo do Estoril, hoje voltou a fazer um grande jogo. Mas quando olho para aquilo que nós fizemos, e pelas oportunidades que criámos, penso que somos uns justos vencedores."

Aursnes

UM COLETIVO SEGURO E SOLIDÁRIO

"Cada jogo tem a sua estratégia. Nós estamos a fazer uma pré-época a ter jogos oficiais. Vamos ter, ao longo do ano, jogos assim, em que por vezes os resultados são melhores dos que as exibições. A equipa correspondeu logo muito bem e fez três sólidas exibições. Hoje [sábado], a equipa esteve segura, esteve solidária, percebeu muito bem o jogo, o estado do relvado e o adversário, que não gosta de jogar muito curto e tenta atrair a nossa pressão para meter gente muito rápida a correr nas costas, a trocar constantemente de avançados muito perigosos para correr e atacar o espaço na profundidade. A equipa soube interpretar bem isso, esteve sempre consistente e esteve sempre compacta, quer a atacar, quer a defender."

EQUIPA CUMPRIU O PLANO DE JOGO

"[Que razões encontra para o Benfica ter tido dificuldades em controlar o jogo e ter ficado exposto a oportunidades?] São questões facilmente identificadas, já analisámos, vou falar primeiro com a equipa sobre esse, um ou outro detalhe, em que perdemos a bola em determinados sítios que originaram uma ou outra situação de oportunidade para o Estrela da Amadora. Mas naquilo que eram os aspetos que seriam muito interessantes de colocar em campo, a agressividade, controlar o jogo com e sem bola, duelos, estarmos juntos, estarmos compactos, sermos agressivos na pressão, penso que a equipa cumpriu com o plano de jogo."

Estrela da Amadora-Benfica

MAU ESTADO DO RELVADO CONDICIONOU QUALIDADE DE JOGO

"[Está satisfeito com a exibição de Richard Ríos?] Estou muito contente com toda a gente e, olhe, se há coisa que temos de fazer evoluir no nosso Campeonato português, e eu posso falar porque vencemos o jogo, e que o Benfica tem outras condições que outros clubes não têm. Jogar no Estádio da Luz com aquele tapete maravilhoso é completamente diferente do estado do relvado de hoje [sábado]. Acho que é um apontamento negativo, é uma coisa que temos todos de refletir, porque há bons relvados e há outros que, infelizmente, não são. E isso também condiciona a qualidade do nosso jogo. Mas não é só o nosso, também do Estrela [da Amadora]. Cá de cima, parece que está um tapete verde e tudo muito bonito, mas está irregular, a bola vai saltando e a qualidade técnica fica diferente."

RICHARD RÍOS CUMPRIU REGULAMENTO INTERNO

"[Acha normal um jogador, neste caso o Richard Ríos, ir a um concerto na véspera de um jogo?] O que eles [jogadores] fazem na vida privada é deles. Há o nosso regulamento interno, e desde que o respeitem, está tudo bem. Sim, a indicação que tenho é que cumpriu o regulamento. Eu não sou polícia, não ando atrás dos jogadores, normalmente até tenho por regra minha que depois das 8 horas da noite, na véspera de jogo, não saio de casa já para não haver esses problemas. Mas há o nosso regulamento interno, há as nossas regras, e o atleta cumpriu, por isso não há problema. A informação que tenho é que foi ao concerto, ofereceu uma camisola e foi para casa."

Estrela da Amadora-Benfica

MARGEM PARA CRESCER

"[Lá fora, os adeptos destacaram a vitória, mas criticaram bastante a exibição do Benfica. A equipa entrou em campo a pensar no jogo da Liga dos Campeões?] Os adeptos têm razão, até porque esta equipa, pela forma como entrou na época, proporcionou boas exibições. No entanto, a equipa não entrou a pensar no jogo de quarta-feira [Fenerbahçe], a equipa esteve concentrada, a equipa esteve dedicada, a equipa correu, a equipa lutou. Aquilo que era o jogo de equipa, de vestir o fato-macaco, vencer o jogo, ela cumpriu, e estamos contentes com a vitória. Sabemos que temos um longo caminho para percorrer, contamos com os jogadores todos, temos de continuar a trabalhar para os fazer evoluir fisicamente, para toda a gente estar disponível para jogar 90 minutos. Muitos jogadores a chegar com a competição a decorrer, por isso ficámos contentes com as três primeiras exibições, mas sabemos que temos um longo percurso a fazer para a equipa crescer naquilo que eu acho que pode crescer."

SITUAÇÃO DE AKTÜRKOĞLU

"[Aktürkoğlu não foi opção devido à saída iminente?] Não foi opção porque o jogo não pedia a entrada do Aktür [Aktürkoğlu]. Apenas isso. Optámos por outros jogadores. Optámos pelo Barreiro no meio, o Andreas [Schjelderup] fez um bom jogo contra o Nice, o Prestianni entrou muito bem. Sentimos que podíamos ter um homem que pudesse jogar por dentro e, também, por fora, para ter o Samuel [Dahl] liberto na construção e poder criar situações de um contra um. O Prestianni está a fazer um excelente trabalho, está a evoluir e, por isso, optámos por ele. O mais importante é nós sentirmos que o Aktür [Aktürkoğlu] está de corpo, de alma e cabeça no Benfica. Fez um início de época muito bom e a qualquer momento pode ser opção para ajudar a equipa a vencer jogos."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 17 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas