Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na análise ao triunfo do Benfica no reduto do Estrela da Amadora, por 0-1, Bruno Lage elogiou o compromisso coletivo e falou de 3 pontos conquistados com toda a justiça na estreia na Liga Betclic.
16 agosto 2025, 22h36
Bruno Lage
Antes da conferência de Imprensa, o treinador das águias fez a primeira análise na zona de entrevistas rápidas da Sport TV, onde dedicou o triunfo da 2.ª jornada do Campeonato a Cruz, Bicampeão Europeu falecido neste sábado, aos adeptos e aos jogadores.
"Vitória para o Cruz, Bicampeão Europeu, que nos deixou hoje. Vitória para os nossos adeptos, que nos apoiaram do princípio ao fim. E vitória dos jogadores. Fomos uma equipa sólida, aguerrida e vestimos o fato-macaco. Aquilo que eu disse aos meus jogadores no final do jogo, até em jeito de brincadeira, foi 'Welcome to the Portuguese League' [bem-vindos à Liga Portuguesa]. E é isto. Eles têm de perceber que as equipas portuguesas são muito fortes e muito boas, sobretudo a jogar nos seus estádios", disse Bruno Lage.
O timoneiro encarnado também lembrou que o Benfica criou oportunidades suficientes para vencer com justiça.
"Há, pelo menos, uma grande intervenção do guarda-redes [Renan Ribeiro] e, depois, há duas ou três situações em que podíamos ter finalizado de outra maneira. Lembro-me, na 1.ª parte, do Fredrik [Aursnes], do Samuel [Dahl] e, na 2.ª parte, uma do Enzo [Barrenechea] e, depois, a do Ivanovic. Enfim, penso que criámos oportunidades suficientes para vencer. O mais importante é olhar para o jogo, vencer e seguir em frente", realçou.
VITÓRIA "MUITO IMPORTANTE" A ABRIR A LIGA
"Uma vitória muito importante. Queríamos começar o Campeonato a vencer. Três pontos e uma vitória que dedicamos ao Cruz, Bicampeão Europeu pelo Benfica, e que dedicamos, também, aos nossos adeptos, que nos apoiaram do princípio ao fim. Uma vitória da equipa. Fomos equipa, vestimos o fato-macaco e aquilo que é mais importante é olharmos para aquilo que temos feito nos últimos quatro jogos. Quatro vitórias, zero golos sofridos e temos ainda um longo caminho para percorrer."
MINUTOS DE UTILIZAÇÃO DOS JOGADORES
"[Na antevisão, perguntaram-lhe se este jogo com o Estrela da Amadora seria bom para dar mais minutos, e respondeu que estava a preparar um jogo para sábado para proporcionar a todos um início da época de acordo com aquilo que acha ser o ideal. Este foi, ou não, o jogo ideal?] Não foi nada disso que eu disse…. Desculpe, ou eu não percebi bem o que disse, ou não percebeu o que eu disse. Eu disse que há jogadores que não têm tantos minutos de jogo como outros, e que amanhã [domingo] estávamos a tentar organizar um jogo para dar aos jogadores que não têm tantos minutos, um jogo de treino para eles terem o mesmo volume de jogo, de treino e de minutos, para termos toda a gente pronta. Porque numa pré-época normal, vamos organizando jogos, todas as equipas organizam jogos, para toda a gente estar pronta para jogar 90 minutos. E há jogadores, por aquilo que foi a nossa pré-época, que ainda não tiveram esse espaço de jogo de treino para o fazer. Esse foi o primeiro ponto. Por isso é que hoje [sábado] optámos por esta equipa, que é a equipa que tem mais minutos, que tem dinâmica coletiva. Posto isto, foi uma vitória de equipa, são 3 pontos muito importantes para nós. Isso é que é o mais importante, foi o resultado e os 3 pontos que nós fizemos. Quando olhamos para aquilo que fizemos nesta época, [ganhámos a] Supertaça, são quatro vitórias, zero golos sofridos, e caminhar para preparar o jogo da Liga dos Campeões [Fenerbahçe, na próxima quarta-feira, 20 de agosto]. Aqui, no Benfica, não há jogos de milhões, aqui no Benfica há é jogos em que temos de vencer, independentemente do campo, do estádio, do adversário, nós temos de jogar para ganhar. E vocês sabem, porque alguns jogadores estão a jogar pela primeira vez jogos fora na Liga Portuguesa, eu até disse, em jeito de brincadeira, 'Welcome to the Portuguese League' [bem-vindos à Liga Portuguesa], porque é isto: as equipas a jogar em casa, como o Estrela [da Amadora], são muito aguerridas. O Estrela já tinha feito um jogo muito bom no campo do Estoril, hoje voltou a fazer um grande jogo. Mas quando olho para aquilo que nós fizemos, e pelas oportunidades que criámos, penso que somos uns justos vencedores."
UM COLETIVO SEGURO E SOLIDÁRIO
"Cada jogo tem a sua estratégia. Nós estamos a fazer uma pré-época a ter jogos oficiais. Vamos ter, ao longo do ano, jogos assim, em que por vezes os resultados são melhores dos que as exibições. A equipa correspondeu logo muito bem e fez três sólidas exibições. Hoje [sábado], a equipa esteve segura, esteve solidária, percebeu muito bem o jogo, o estado do relvado e o adversário, que não gosta de jogar muito curto e tenta atrair a nossa pressão para meter gente muito rápida a correr nas costas, a trocar constantemente de avançados muito perigosos para correr e atacar o espaço na profundidade. A equipa soube interpretar bem isso, esteve sempre consistente e esteve sempre compacta, quer a atacar, quer a defender."
EQUIPA CUMPRIU O PLANO DE JOGO
"[Que razões encontra para o Benfica ter tido dificuldades em controlar o jogo e ter ficado exposto a oportunidades?] São questões facilmente identificadas, já analisámos, vou falar primeiro com a equipa sobre esse, um ou outro detalhe, em que perdemos a bola em determinados sítios que originaram uma ou outra situação de oportunidade para o Estrela da Amadora. Mas naquilo que eram os aspetos que seriam muito interessantes de colocar em campo, a agressividade, controlar o jogo com e sem bola, duelos, estarmos juntos, estarmos compactos, sermos agressivos na pressão, penso que a equipa cumpriu com o plano de jogo."
MAU ESTADO DO RELVADO CONDICIONOU QUALIDADE DE JOGO
"[Está satisfeito com a exibição de Richard Ríos?] Estou muito contente com toda a gente e, olhe, se há coisa que temos de fazer evoluir no nosso Campeonato português, e eu posso falar porque vencemos o jogo, e que o Benfica tem outras condições que outros clubes não têm. Jogar no Estádio da Luz com aquele tapete maravilhoso é completamente diferente do estado do relvado de hoje [sábado]. Acho que é um apontamento negativo, é uma coisa que temos todos de refletir, porque há bons relvados e há outros que, infelizmente, não são. E isso também condiciona a qualidade do nosso jogo. Mas não é só o nosso, também do Estrela [da Amadora]. Cá de cima, parece que está um tapete verde e tudo muito bonito, mas está irregular, a bola vai saltando e a qualidade técnica fica diferente."
RICHARD RÍOS CUMPRIU REGULAMENTO INTERNO
"[Acha normal um jogador, neste caso o Richard Ríos, ir a um concerto na véspera de um jogo?] O que eles [jogadores] fazem na vida privada é deles. Há o nosso regulamento interno, e desde que o respeitem, está tudo bem. Sim, a indicação que tenho é que cumpriu o regulamento. Eu não sou polícia, não ando atrás dos jogadores, normalmente até tenho por regra minha que depois das 8 horas da noite, na véspera de jogo, não saio de casa já para não haver esses problemas. Mas há o nosso regulamento interno, há as nossas regras, e o atleta cumpriu, por isso não há problema. A informação que tenho é que foi ao concerto, ofereceu uma camisola e foi para casa."
MARGEM PARA CRESCER
"[Lá fora, os adeptos destacaram a vitória, mas criticaram bastante a exibição do Benfica. A equipa entrou em campo a pensar no jogo da Liga dos Campeões?] Os adeptos têm razão, até porque esta equipa, pela forma como entrou na época, proporcionou boas exibições. No entanto, a equipa não entrou a pensar no jogo de quarta-feira [Fenerbahçe], a equipa esteve concentrada, a equipa esteve dedicada, a equipa correu, a equipa lutou. Aquilo que era o jogo de equipa, de vestir o fato-macaco, vencer o jogo, ela cumpriu, e estamos contentes com a vitória. Sabemos que temos um longo caminho para percorrer, contamos com os jogadores todos, temos de continuar a trabalhar para os fazer evoluir fisicamente, para toda a gente estar disponível para jogar 90 minutos. Muitos jogadores a chegar com a competição a decorrer, por isso ficámos contentes com as três primeiras exibições, mas sabemos que temos um longo percurso a fazer para a equipa crescer naquilo que eu acho que pode crescer."
SITUAÇÃO DE AKTÜRKOĞLU
"[Aktürkoğlu não foi opção devido à saída iminente?] Não foi opção porque o jogo não pedia a entrada do Aktür [Aktürkoğlu]. Apenas isso. Optámos por outros jogadores. Optámos pelo Barreiro no meio, o Andreas [Schjelderup] fez um bom jogo contra o Nice, o Prestianni entrou muito bem. Sentimos que podíamos ter um homem que pudesse jogar por dentro e, também, por fora, para ter o Samuel [Dahl] liberto na construção e poder criar situações de um contra um. O Prestianni está a fazer um excelente trabalho, está a evoluir e, por isso, optámos por ele. O mais importante é nós sentirmos que o Aktür [Aktürkoğlu] está de corpo, de alma e cabeça no Benfica. Fez um início de época muito bom e a qualquer momento pode ser opção para ajudar a equipa a vencer jogos."
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 17 de agosto de 2025