Andebol

21 agosto 2025, 11h00

Andebol Benfica

Treinador Jota González

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, às 20h00, o Pavilhão n.º 2 da Luz recebe o jogo de apresentação da equipa masculina de andebol do Benfica para 2025/26. O adversário será o emblema espanhol do Puente Genil. Jota González, Alexis Borges e Pau Oliveras lançaram o encontro.

É frente a um coletivo "que joga muito rápido", em que "praticamente todos os jogadores atacam e defendem", que as águias se vão mostrar oficialmente aos Benfiquistas.

Esta é a análise do treinador Jota González, que considera este "um teste mais sério" nesta pré-temporada.

"Temos jogado contra equipas importantes nesta pré-época, e o Puente Genil é uma equipa que contratou jogadores para tentar lutar por estar na zona média-alta de Espanha, tentar lutar pela Europa", analisou, em declarações à BTV.

Andebol Benfica

Ouça Jota González

Assim sendo, e tendo em conta que esta será uma partida que contará com o apoio vindo das bancadas, a missão para a mesma é "realizar um jogo sério". "Que os nossos adeptos vejam que estamos preparados para competir com todas as equipas e para tentar disputar o Campeonato e, também, logicamente, a EHF European League", explicou.

Sobre os resultados – quer deste, quer de qualquer duelo de pré-época –, Jota González diz não serem relevantes: "O importante é que vamos vendo, pouco a pouco, uma evolução no jogo da equipa, e estou satisfeito nesse sentido."

Esta tem sido uma preparação que está a decorrer dentro do perspetivado, mesmo com alguns imprevistos.

"Temos muitos jogadores novos. Estamos a tentar que aprendam o estilo de jogo. Tivemos algumas lesões, o que vai afetar um pouco a aprendizagem do nosso sistema de jogo, mas creio que o trabalho está a ser bom, os jogadores estão a trabalhar duro, estão a dar tudo, e vamos ver como chegamos ao início da temporada. Por enquanto, as coisas estão a correr como esperávamos", afirmou o técnico encarnado.

Andebol Benfica

Ouça Alexis Borges

Preparado para cumprir "mais um ano de águia ao peito", Alexis Borges diz que o foco para o encontro com a formação espanhola tem de ser no Benfica.

"Continuar a trabalhar aquilo que o treinador tem pedido ao longo desta pré-época. Focar-nos nos detalhes para continuar a afiná-los, continuar a corrigir erros e a entrosar-nos mais", avaliou.

O pivô previu um duelo "forte" – pois trata-se de um antagonista que "joga no Campeonato espanhol" –, frente a uma equipa que tem um bom andebol. "De uma forma ou outra, vai servir para nos preparar para um alto nível de jogo", reconheceu.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

No que ao trabalho feito nesta pré-temporada diz respeito, Alexis Borges considerou que o grupo está "no caminho correto" para competir numa época que será "muito longa".

"A equipa está bem, temos trabalhado consoante o que o míster tem pedido. Temos muitos reforços, em quase todas as posições. Do meu ponto de vista, temos uma equipa mais completa. A malta que chegou vem para acrescentar. São jogadores que vêm para contribuir. Portanto, acho que, para já, este tempo de treino e os jogos de treino que temos tido têm corrido bem, estamos a trabalhar, mas temos muito trabalho pela frente", disse o internacional português.

Andebol Benfica

Ouça Pau Oliveras

Reforço para 2025/26, Pau Oliveras partilha da visão do seu treinador acerca do Puente Genil.

"Contrataram muitos jogadores de bom nível, sobretudo para esta época. Nós, penso que temos de nos concentrar no facto de ser um jogo amigável e fazer o nosso trabalho, aquilo que sabemos fazer, para poder começar a temporada da melhor forma possível e, sobretudo, depois analisar o nosso trabalho: o que fizemos bem, o que fizemos mal, e tirar um balanço positivo para o que virá", observou.

Sobre os primeiros tempos na Luz, o lateral espanhol fala numa adaptação que "tem sido muito boa". "Estou muito contente com a equipa, com a equipa técnica. A verdade é que não tive nenhum problema, estamos todos muito bem, não há qualquer problema entre nós. Desde o primeiro minuto, pusemo-nos a trabalhar, como penso que é necessário para enfrentar a temporada que aí vem e para podermos alcançar todos os objetivos", detalhou.

Dentro da quadra, Pau Oliveras revelou sentir-se bem com o "papel" que lhe tem sido atribuído. "O um contra um, o jogo rápido, ajudando na defesa e também experimentando novas posições, como central, para ter um pouco mais de polivalência e ajudar a equipa", pormenorizou.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de agosto de 2025

Patrocinadores Andebol


Relacionadas