Futebol feminino

05 outubro 2025, 13h26

Ivan Baptista e Diana Gomes

Ivan Baptista e Diana Gomes projetaram o Juventus-Benfica

Habituada a pisar os palcos europeus, a equipa feminina de futebol do Benfica está prestes a estrear-se na UEFA Women's Champions League 2025/26. Na terça-feira, 7 de outubro, as pentacampeãs nacionais enfrentam a Juventus, no Estádio Juventus, às 17h45 (continentais).

A campeã italiana é a oponente na 1.ª jornada da fase de liga da competição, que nesta temporada avança com novo formato – nas 5 rondas seguintes, as águias medirão forças com o Arsenal (em casa), o Twente (em casa), o Paris FC (fora), o Barcelona (fora) e o Paris Saint-Germain (em casa).

Para Ivan Baptista será a estreia na Champions League, mas o treinador encarnado lembrou que o Benfica tem marcado presença na prova nos últimos anos.

"É uma competição onde o Benfica tem crescido também nos últimos anos, e nós queremos cimentar essa posição do Benfica na Liga dos Campeões. Não será fácil, são equipas do melhor que existe a nível mundial. Acredito que o grupo está preparado para enfrentar os diferentes desafios que nos vão surgir", disse Ivan Baptista, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, no Benfica Campus.

Ivan Baptista

Ouça Ivan Baptista

A Juventus empatou no arranque da liga italiana, mas já venceu um troféu em 2025/26. Tendo como base o crescimento da equipa, Ivan Baptista acredita que o Benfica está preparado para o duelo.

"Nós estamos muito focados em nós, na evolução de um processo que começou há dois meses e meio, e o nosso foco tem sido muito por aí. Apesar de a Juventus só ter um jogo no Campeonato, já teve uma competição disputada, e que ganhou, que foi a Supertaça italiana; ganhou inclusive aos maiores rivais italianos, é uma equipa que nas últimas 8 épocas foi 6 vezes campeã nacional, campeã da Taça da Itália, ou seja, é uma equipa que não precisa de grandes apresentações", avaliou.

Ivan Baptista

O técnico recordou que a Juventus conta com "algumas das melhores jogadoras a nível europeu" e que se reforçou. "É uma equipa que certamente terá coisas diferentes daquilo que foi a época passada, algumas delas conseguimos naturalmente observar por aquilo que foi a performance da equipa nestes últimos jogos", detalhou.

Sobre o empate das italianas com o Sassuolo, no sábado, 4 de outubro, Ivan Baptista explicitou que a Juventus "rodou 9 das habituais 11 titulares". "Precisamente pelo respeito que certamente terá, não só pela competição da Liga dos Campeões, mas também pelo Benfica e pelo adversário que vai encontrar na terça-feira [7 de outubro]", sublinhou.

Ivan Baptista

O técnico das Inspiradoras tem em mente uma das principais dificuldades diante de um forte rival: "Eu acredito que o adversário seremos nós mesmos naquilo que é o acreditar. Nós queremos ir a Turim para vencer, nós queremos ir a Turim para fazer uma boa exibição contra uma das melhores equipas europeias neste momento. E o adversário estará muito aí, na nossa capacidade mental de encarar aquele jogo da forma que achamos que será mais conveniente para nós, que será uma forma corajosa de tentarmos dividir o jogo do primeiro ao último minuto", assegurou.

Na análise efetuada, Ivan Baptista sente que "as equipas estão muito equiparadas do ponto de vista de qualidade individual e de qualidade coletiva". "Por isso, se conseguirmos abordar o jogo de igual para igual contra a campeã italiana, acredito que podemos sair com um resultado muito bom de Turim, mas vamos precisar de trabalhar muito, vamos precisar de suar muito dentro de campo", vincou.

Treino do Benfica

Ouça Ivan Baptista

Com 18 equipas participantes na fase de liga – as 4 primeiras classificadas apuram-se para os quartos de final, e, do 5.º ao 12.º posto, os emblemas seguem para o play-off da fase a eliminar –, Ivan Baptista mostrou-se apologista deste formato.

"Para nós, intervenientes, treinadores, jogadoras, eu creio que é um modelo competitivo superinteressante. Este modelo competitivo permite que haja jogos de cariz elevadíssimo desde o início da competição. Torna a própria classificação desta fase de liga muito imprevisível do ponto de vista pessoal, enquanto treinador. Ou seja, o masculino já o faz, o feminino adotou-o agora. Eu acho que isto traz, não só para os intervenientes, mas também para os adeptos, jogos muito mais interessantes de serem seguidos e traz um cariz muito especial desde o início da competição em relação ao que normalmente estaríamos habituados a ter só numa fase final de competição", disse.

Diana Gomes

Ao lado do treinador, Diana Gomes também projetou a estreia na renovada Champions League, expressando o "orgulho" por participar na competição. "Acho que é o objetivo de todas as jogadoras e é um orgulho ainda maior por representar o Benfica", afiançou a defesa-central, que vive a 1.ª época de águia ao peito.

Na ótica da internacional portuguesa, a Juventus é uma equipa "supercompetitiva", que irá causar dificuldades. No entanto, encarar todos os jogos como uma "final" é o desígnio.

"O nosso foco é lutar pelos 3 pontos e fazer tudo o que treinámos nesta semana e lutar até ao fim pelos 3 pontos", observou.

Diana Gomes

Ouça Diana Gomes

Em Turim, sentir o apoio dos Benfiquistas (ingressos aqui) será especial: "Se puderem apoiar-nos, é sempre muito importante para nós, jogadoras, dentro de campo, sentirmos o apoio de fora."

Em 2025/26, os embates do Benfica na Champions League em casa, ante Arsenal, Twente e Paris Saint-Germain, serão disputados no Estádio da Luz, situação que deixa a defesa satisfeita.

"É bom que o Benfica abra estas portas para nós, e ainda para mais em jogos tão importantes. É bom para nós, jogadoras, termos um palco destes, e ainda para mais nestes jogos superimportantes. Queremos jogar [no Estádio da Luz] e ter o máximo apoio dos Benfiquistas", referiu Diana Gomes.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 5 de outubro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino