Hóquei em Patins

26 novembro 2025, 22h45

Benfica-Juventude Pacense

Nil Roca e João Rodrigues festejam o 2-1

Campeonato Nacional
7.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
INT: 1-1
Benfica 2
Juventude Pacense 1
Marcadores
Zé Miranda 4'
Nil Roca 31'
Nuno Pereira 24'

A equipa masculina de hóquei em patins do Benfica soube contornar a forte réplica do Juventude Pacense e venceu, por 2-1, o jogo da 7.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, disputado na noite desta quarta-feira, 26 de novembro.

Antes do início da partida, momento de enorme emoção no Pavilhão Fidelidade. Liderando toda a equipa, o capitão Diogo Rafael depositou uma coroa de flores na bancada em homenagem a Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos falecido na passada semana.

Benfica-Juventude Pacense

O gesto motivou uma enorme ovação do público à memória de uma figura incontornável do universo benfiquista que deixou uma marca indelével na história de apoio ao Clube, nos mais diferentes estádios e pavilhões.

Com a bola a rolar, o Benfica ficou em superioridade numérica logo aos 2', após o cartão azul mostrado a José Cancela. Quando se aproximava o final do período de powerplay, Zé Miranda fez magia no Pavilhão Fidelidade: levantou a bola e, com uma bela execução, fez o 1-0, aos 4'.

Benfica-Juventude Pacense

O Juventude Pacense reagiu e, aos 7', dispôs de uma grande penalidade. Chamado à marcação, Pedro Rocha atirou ao poste direito e, na recarga, esbarrou na defesa de Conti Acevedo.

Aos 21', Zé Miranda protagonizou outra jogada fantástica e a bola acabou dentro da baliza após bater nas costas de um adversário. No entanto, o lance acabou invalidado por falta do jogador do Benfica, que levantou demasiado o esférico.

O marcador acabou mesmo por mexer à beira do intervalo. Na sequência de um grande passe de José Cancela, Nuno Pereira surpreendeu Conti Acevedo e fez o 1-1, aos 24'.

Benfica-Juventude Pacense

Protagonista de uma entrada forte na 2.ª parte, o Benfica recolocou-se em vantagem, aos 31'. Roberto Di Benedetto arrancou pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para o segundo poste, onde Nil Roca fez o desvio vitorioso. Estava feito o 2-1, festejado do fundo da alma junto dos adeptos.

Lançando-se para o ataque, o Juventude Pacense encostou as águias à sua baliza e, aos 37', teve uma nova grande penalidade a seu favor, por falta de Diogo Rafael sobre Filipe Flórido. Desta feita, Diogo Abreu avançou para a cobrança, mas também ele não conseguiu ultrapassar a oposição de Conti Acevedo.

Benfica-Juventude Pacense

Com o jogo aberto e disputado a um ritmo muito alto, o guarda-redes do Benfica continuou a dizer "presente" perante o assédio dos forasteiros à sua baliza, enquanto os colegas tentavam fazer a diferença em lances de contra-ataque, mas sem sucesso.

Nos últimos 25 segundos de jogo, o Juventude Pacense ainda arriscou tudo a atacar sem guarda-redes, mas os encarnados seguraram a vantagem para manter a invencibilidade na temporada: 12 vitórias em outros tantos jogos.

A equipa comandada por Edu Castro terá, agora, pela frente a estreia na edição 2025/26 da Taça de Portugal: visita o pavilhão do Santa Cita às 18h00 do próximo sábado, 29 de novembro, em duelo dos 32 avos de final da prova.

Benfica-Juventude Pacense

DECLARAÇÕES

Edu Castro (treinador do Benfica): "Antes de mais, quero transmitir os meus pêsames aos familiares e ao grupo [Diabos Vermelhos] pela tristíssima notícia do outro dia. O jogo teve uma carga emocional especial. Dizemos sempre que jogamos para os adeptos e, neste caso, jogámos por ele [Sérgio Caetano] e pela sua família. [Sobre o jogo] O [Juventude] Pacense é uma equipa muito bem trabalhada e muito bem orientada, que joga muito bem nas chegadas em velocidade atrás da baliza. Penso que na 1.ª parte, fizemos, seguramente, o pior jogo da época. Essa é a boa notícia, pois, no pior jogo da época, conseguimos conquistar os três pontos, mas temos de analisar o porquê desta exibição. Esta é a melhor Liga do mundo e há rivais muito perigosos, como este. Agora, temos de pensar no próximo adversário, sabendo que temos de fazer muitas coisas melhor, sob pena de os jogos se complicarem bastante."

Benfica-Juventude Pacense

Diogo Rafael (capitão do Benfica): "[Homenagem a Sérgio Caetano] São muitos anos de amizade, de muitos momentos dentro do Benfica, fora do Benfica. Uma semana carregada, de muita emoção e de muita dor. Mexe com muita coisa, mas, mais importante do que isso, foi bonita a homenagem que aqui fizemos. Ele era uma pessoa muito querida, foi alguém que liderou muito tempo um grupo que tem muito simbolismo com o hóquei. Nunca deixou cair o hóquei e todos nós temos muita noção disso. Conseguimos o principal objetivo por ele, pela família dele, pelos amigos dele e, acima de tudo, pelo Benfica. Agora, espero que lhe possamos dar aquilo que mais desejamos, que é o título de campeão nacional. [Sobre o jogo] Sabíamos que não ia ser um jogo nada fácil. O Juventude Pacense é uma equipa bem trabalhada, que cria muitas dificuldades e, quando não se joga bem, o importante é ganhar. Não caímos na ansiedade que o resultado podia criar e gerimos o resultado. Fomos uma verdadeira equipa."

Benfica-Juventude Pacense

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 7.ª jornada | 26/11/2025
Benfica-Juventude Pacense
2-1
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Conti Acevedo, Viti, Zé Miranda, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues
Suplentes
Pedro Henriques, Nil Roca, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto
Treinador do Benfica
Edu Castro
Cinco inicial do Juventude Pacense
Gabriel Costa, Tomás Pereira, José Cancela, Nuno Pereira e Diogo Abreu
Suplentes
Miguel Santos, Filipe Flórido, Tomás Ferreira, João Guimarães e Pedro Rocha
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Zé Miranda (4') e Nil Roca (31'); Juventude Pacense: Nuno Pereira (24')
Marcha do marcador
1-0, 1-1 e 2-1

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 26 de novembro de 2025

Patrocinadores Hóquei