Râguebi

01 dezembro 2025, 19h00

Benfica-RC Santarém

Equipa de râguebi do Benfica

A equipa masculina de râguebi do Benfica arrancou da melhor forma a sua participação no Campeonato Nacional da Divisão de Honra ao vencer neste domingo, 30 de novembro, o RC Santarém, por 62-21, na 1.ª jornada da fase regular.

No Campo de Honra do Estádio Universitário de Lisboa, as águias dominaram grande parte do encontro, mas alguns lapsos de concentração permitiram ao adversário encetar uma reação, que, porém, não chegou para reentrar na discussão do jogo.

Com os pontos conquistados, da vitória e do ponto bónus, o Benfica está na frente do Grupo C e, no próximo domingo, 7 de dezembro, visita o reduto da Agronomia Rugby, em duelo da 2.ª jornada.

António Aguilar

DECLARAÇÕES

António Aguilar (treinador de três-quartos do Benfica): "Saímos com a vitória e com o ponto bónus, mas não posso estar satisfeito com a forma como gerimos o jogo. Sofremos três ensaios totalmente evitáveis, resultado da falta de concentração competitiva da nossa parte. A melhor forma de respeitar um adversário é estar concentrado os 80 minutos. E hoje, em vários momentos, pareceu que essa falta de concentração veio precisamente de uma falta de respeito competitivo pelo adversário, e isso não pode acontecer numa equipa com as nossas ambições. Temos qualidade e mostrámo-lo em muitos períodos, mas desligámos em momentos fundamentais. O resultado podia e devia ter sido mais expressivo. Este jogo serve de alerta: foco total, rigor máximo e respeito por cada equipa que enfrentamos. É assim que crescemos e é assim que construímos uma equipa verdadeiramente competitiva. A vitória é importante, sim, mas temos muito para corrigir já esta semana."

Francisco Fernandes

Francisco Fernandes (treinador dos avançados do Benfica): "Senti-me desiludido com o desempenho apresentado. Tivemos um excesso de ações individuais, pouca capacidade de dominar o jogo e faltou-nos continuidade nas fases ofensivas. Também fiquei insatisfeito com a falta de combatividade na zona de ataque e na disputa dos rucks, onde trabalhámos com bolas demasiado lentas e acabámos por perder várias posses. Ainda assim, quero dar os parabéns aos jogadores pelos 5 pontos conquistados. Estamos no 1.º lugar do grupo, o que é extremamente importante. No entanto, no próximo domingo [7 de dezembro], teremos de mostrar uma atitude completamente diferente perante uma equipa de outra dimensão."

Texto: Redação
Fotos: Rui Morais e Castro
Última atualização: 1 de dezembro de 2025