Futebol

15 março 2019, 00h01

Rúben Dias junta-se ao festejo de Ferro e Jonas após o 2-0

O Benfica precisou de prolongamento, mas, com serenidade e competência, torneou o Dínamo Zagreb – que se plantou no relvado da Luz de forma a tapar os caminhos para a sua baliza – e operou a décima reviravolta europeia no seu Estádio. À derrota por 1-0 na Croácia, respondeu com 3-0 em 120 minutos. Jonas empatou a eliminatória e depois Ferro e Grimaldo assinaram os golaços do apuramento para os quartos de final da Liga Europa.

RESUMO DO JOGO

A gestão do plantel do Benfica conduziu o treinador a montar um onze com as novidades Yuri Ribeiro (no lado esquerdo da defesa), Fejsa (no coração do meio-campo, como trinco), Zivkovic (sobre um dos flancos) e ainda Jota (estreia a titular) como parceiro de ataque de Rafa. Portugueses eram sete, quatro da Formação!

Com total controlo dos acontecimentos no Estádio da Luz, o Benfica sentiu, no entanto, dificuldades para provocar espaços e desequilíbrios nos últimos 20 metros do terreno de jogo na primeira vintena de minutos da partida, tendo por diante um adversário que, replicando o que fizera na 1.ª mão, atuou com linhas juntas e dispostas à frente da sua grande área.

Benfica-Dínamo Zagreb

Um pontapé de Zivkovic para fora, aos 23', iniciou a alteração do cenário. Volvidos três minutos, foi por muito pouco que um passe de Jota não deixou Rafa isolado sobre o eixo. Aos 38', o Benfica esteve muito perto do golo: Pizzi recuperou a bola, correu para a área, derivou para dentro e disparou para defesa de Livakovic. Rafa, recebendo um passe de Pizzi, também visou o alvo, aos 42', mas o tiro executado à entrada da área foi sustido pelo guardião do conjunto de Zagreb.

O ataque à segunda metade do desafio foi feito com duas alterações na equipa: Yuri Ribeiro e Zivkovic cederam as posições a Grimaldo e Jonas. Os encarnados, com ligações mais mecanizadas em zonas ofensivas, aceleraram a circulação e foram empurrado o Dínamo para a sua grande área. Sempre compacto e bem arrumado, o conjunto croata defendia-se como podia, nem que fosse na base dos chutões para o lado ou para a frente.

Benfica-Dínamo Zagreb

As águias apertaram, pressionaram, desgastaram o oponente e, já com João Félix na vez de Jota (62'), marcaram por intermédio de Jonas (1-0) e igualaram a eliminatória. Pizzi, com um toque de cabeça subtil e preciso na área, calibrou o esférico à medida do pontapé do camisola 10, que acertou nas redes (71'). Foi o primeiro golo do Pistolas com o Manto Sagrado na Liga Europa... e a 18.ª assistência de Pizzi na corrente temporada!

Uma poderosa arrancada de Rafa pela esquerda (76') e dois tiros de Jonas (78' e 79') poderiam ter arrumado o apuramento para os quartos de final da Liga Europa no tempo regulamentar, mas o jogo deslizou mesmo para prolongamento.

Depois de uma tentativa de Gavranovic (92'), Pizzi, no ataque imediato, retaliou e deixou o guarda-redes dos croatas em apuros num remate de meia distância (92'). Um disparo de Jonas deu trabalho a Livakovic e originou a conquista de um canto sobre a esquerda. Estava a desenhar-se o segundo golo das águias... No seguimento do referido canto, a defensiva do Dínamo procurou aliviar de qualquer maneira e a bola ficou ao alcance de Ferro, que se adiantara para apoiar o ataque; o central tocou curto para o lado, viu uma aberta e chutou com força e colocação, assinando o 2-0 (94'). O primeiro golaço da noite (uma estreia para Ferro nas provas da UEFA), o centésimo das águias em 2018/19.

Benfica-Dinamo Zagreb

Gojak, em posição aparentemente irregular (não assinalada pela equipa de arbitragem), causou perigo aos 96', mas o ponto final na eliminatória estava reservado para a bota esquerda de Grimaldo, que rubricou o segundo golaço da partida, com um tiro monumental a partir da esquerda (105'), passados dois minutos sobre a expulsão de Stojanovic (viu amarelos pela falta cometida e pelo veemente protesto).

Já na segunda parte do prolongamento, com o Benfica ligado à ideia de ampliar o score e o Dínamo a gastar as energias que tinha em busca de um golo, Atiemwen furou pelo eixo da defensiva encarnada e, com Odysseas por diante, chutou para fora (111'). Antes de se encerrar o jogo, Pizzi, em boa posição, enjeitou a chance de apontar o 4-0.

Camisola Alternativa Adidas Benfica

Texto: João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Futebol

Benfica-Boavista em imagens

Seis jornadas, seis vitórias... há 39 anos que o Benfica não tinha um arranque como este no Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, nesta noite de segunda-feira, dia 20 de setembro, a formação comandada por Jorge Jesus venceu o Boavista, por 3-1, numa partida intensa e bem disputada. Contas feitas, 18 pontos e a liderança invicta da Liga Bwin.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar