Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Biografia "O Benfica segundo Jonas" foi apresentada no Estádio da Luz e juntou várias figuras do Clube.
26 julho 2019, 20h42
Luís Filipe Vieira e Jonas
"Um momento único, especial e importante estar aqui presente hoje. É muito importante para mim estar a lançar este livro ao lado de cada um de vocês", confessou o brasileiro, dirigindo-se aos muitos Benfiquistas que ocupavam a bancada por detrás da baliza do Topo Norte do Estádio.
"Eu vou estar sempre aqui, isto é um 'até breve'. Jamais vou deixar de vir aqui, porque aqui é a minha casa, aqui é onde eu me sinto bem. Foi aqui que eu vivi cinco anos fantásticos da minha vida, não só a nível profissional, mas também familiar. O Benfica é mais do que amor, isso foi demonstrado durante os cinco anos em que eu estive aqui", disse, emocionado.
"Todo o plantel me deu muita força para eu conseguir chegar até maio e valeu a pena. Acabámos por ser Campeões e eu vi que ali era a hora certa de terminar. Aqui, vivi os cinco anos mais felizes da minha vida. O que eu vivi aqui não vivi em nenhum outro clube e isso eu vou levar para sempre. Hoje, olhando para trás eu vejo que foi a melhor decisão que tomei, terminar a carreira no Sport Lisboa e Benfica. Terminei num clube que eu amo", finalizou o ex-goleador das águias, que deixa marca na história do Clube.
Luís Filipe Vieira, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, assina o prefácio da obra biográfica. Foi o primeiro a intervir, reforçando, como o próprio ex-goleador das águias já havia dito em momentos anteriores, que "não é uma despedida".
"O Jonas bem merece ter este calor todo dos Benfiquistas com que tem sido recebido, porque, além de ser um grande profissional, vai deixar grandes recordações de cinco anos, não só pelos golos que marcou – e que nos deram imensa alegria –, mas também pela postura, pelo profissionalismo e pela humildade que teve", destacou o líder máximo dos encarnados.
"Quando ele tomou a decisão de não continuar, falou comigo antes de ir de férias e disse-me: 'Presidente, eu não estou em condições. De certeza que não poderei voltar a vestir a camisola do Benfica'. Eu ainda lhe disse: 'Vai de férias e quando chegares voltaremos a falar'. Quando voltou de férias, a conversa foi a mesma. Era irreversível. Tinha de parar, e parou mesmo, com muita mágoa nossa", contou o Presidente do Benfica.
"Quem esteve perto dele sabe que foi com muita dificuldade que chegou onde chegou para sermos Campeões e marcou-nos profundamente. Não é uma despedida. Vamos, certamente, continuar perto uns dos outros e de certeza que ele vai continuar com o Benfica e com todos os Benfiquistas no coração", concluiu Luís Filipe Vieira.
O livro "O Benfica segundo Jonas" acaba por ser um trabalho de equipa. As palavras de Jonas, um dos ídolos da Família Benfiquista, foram ouvidas e depois escritas por Luís Miguel Pereira, o autor da obra, e editadas por Jaime Cancella de Abreu.
"A estrela é o Jonas, eu não tenho muita coisa a dizer a não ser, agradecer a oportunidade, não é de escrever o livro, porque se a matéria-prima não fosse boa, não havia milagres nenhuns a fazer, mas, sim, de o ter conhecido", afirmou Luís Miguel Pereira.
"O melhor que eu levo é o facto de o ter conhecido, de termos convivido muitas horas para escrever o livro e de ter percebido aquilo que eu sintetizo numa frase: o Jonas é um de nós. Passados dois, três minutos de conversarmos com ele, percebemos a simplicidade, a humildade, a vontade de ajudar, a disponibilidade, a preocupação com o próximo e isso foi aquilo que, no meio de tudo, mais me enriqueceu nesta convivência", salientou.
"A primeira palavra é para vos agradecer a presença no Estádio, porque é uma forma de nos ajudarem a prestar este tributo ao Jonas. Este livro é um tributo à passagem do Jonas pelo Benfica, portanto, a vossa presença aqui muito nos ajuda a agradecer ao Jonas tudo o que ele fez nestas cinco épocas pelo Benfica. Todos nós Benfiquistas sentimos o contributo que ele deu ao Clube", explicou Jaime Cancella de Abreu.
"Quero agradecer ao Jonas ter escolhido o Benfica para vir jogar e também porque me deu a oportunidade de o conhecer pessoalmente. Foi muito gratificante todo o processo que conduziu à edição deste livro, foram momentos espetaculares que eu como editor tive a oportunidade de viver e queria dizer a todos que o Jonas é ainda melhor como pessoa do que era como futebolista", garantiu.
É Luís Filipe Vieira quem assina o prefácio da obra biográfica, enaltecendo a importância e o exemplo do ex-goleador do Benfica dentro e fora das quatro linhas. O líder máximo dos encarnados deixa o agradecimento a "uma das peças mais fundamentais da Reconquista".
"Criei com Jonas ao longo destes anos uma relação de amizade pessoal. As nossas conversas no Seixal, a forma como acompanhei a determinação com que enfrentou os seus diversos problemas físicos, e nesta última época, o impressionante carácter que revelou em, estando limitado fisicamente, ser uma das peças mais fundamentais e chaves da Reconquista, são marcos inesquecíveis que nunca poderei esquecer", pode ler-se.
"Jonas, jogasse 90, 45, 15 ou 10 minutos ou nem entrasse, estava lá. Para decidir com golos, para motivar com o seu carisma, mas sobretudo pelo exemplo que dava. Como ele fez questão de dizer a todo o plantel no final de um dos jogos mais importantes da caminhada vitoriosa para o 37, 'acima de tudo, de todos e de cada um de nós está o Benfica'. Um livro sobre um ídolo, que já não podemos ver em campo, é mais uma oportunidade para nos voltarmos a entusiasmar, a sonhar e a admirar a vida de quem nos brindou com tantos momentos de alegria, de magia e de eficácia", elogiou Luís Filipe Vieira.
No Estádio da Luz, Jonas acabou por ser surpreendido por alguns dos ex-companheiros.
Em vídeo, André Almeida, Pizzi e João Félix fizeram questão de endereçar algumas palavras ao ex-avançado brasileiro.
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Diogo Nascimento
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
26 julho 2019
Apresentação do livro “O Benfica segundo Jonas”
Última atualização: 21 de março de 2024