26 de julho de 2019, 20h42

🎥 Jonas: “Aqui é a minha casa”

Clube

Biografia "O Benfica segundo Jonas" foi apresentada no Estádio da Luz e juntou várias figuras do Clube. 

Pouco mais de duas semanas depois de ter colocado um ponto final na carreira como jogador de futebol profissional, Jonas apresentou, nesta sexta-feira, num evento que teve como palco o Estádio da Luz, o livro biográfico "O Benfica segundo Jonas", da autoria de Luís Miguel Pereira.

"Um momento único, especial e importante estar aqui presente hoje. É muito importante para mim estar a lançar este livro ao lado de cada um de vocês", confessou o brasileiro, dirigindo-se aos muitos Benfiquistas que ocupavam a bancada por detrás da baliza do Topo Norte do Estádio.

"Eu vou estar sempre aqui, isto é um 'até breve'. Jamais vou deixar de vir aqui, porque aqui é a minha casa, aqui é onde eu me sinto bem. Foi aqui que eu vivi cinco anos fantásticos da minha vida, não só a nível profissional, mas também familiar. O Benfica é mais do que amor, isso foi demonstrado durante os cinco anos em que eu estive aqui", disse, emocionado.

"Todo o plantel me deu muita força para eu conseguir chegar até maio e valeu a pena. Acabámos por ser Campeões e eu vi que ali era a hora certa de terminar. Aqui, vivi os cinco anos mais felizes da minha vida. O que eu vivi aqui não vivi em nenhum outro clube e isso eu vou levar para sempre. Hoje, olhando para trás eu vejo que foi a melhor decisão que tomei, terminar a carreira no Sport Lisboa e Benfica. Terminei num clube que eu amo", finalizou o ex-goleador das águias, que deixa marca na história do Clube.

Lançamento do livro 'O Benfica segundo Jonas'

"Jonas marcou-nos profundamente"

Luís Filipe Vieira, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, assina o prefácio da obra biográfica. Foi o primeiro a intervir, reforçando, como o próprio ex-goleador das águias já havia dito em momentos anteriores, que "não é uma despedida".

"O Jonas bem merece ter este calor todo dos Benfiquistas com que tem sido recebido, porque, além de ser um grande profissional, vai deixar grandes recordações de cinco anos, não só pelos golos que marcou – e que nos deram imensa alegria –, mas também pela postura, pelo profissionalismo e pela humildade que teve", destacou o líder máximo dos encarnados.

"Quando ele tomou a decisão de não continuar, falou comigo antes de ir de férias e disse-me: 'Presidente, eu não estou em condições. De certeza que não poderei voltar a vestir a camisola do Benfica'. Eu ainda lhe disse: 'Vai de férias e quando chegares voltaremos a falar'. Quando voltou de férias, a conversa foi a mesma. Era irreversível. Tinha de parar, e parou mesmo, com muita mágoa nossa", contou o Presidente do Benfica.

"Quem esteve perto dele sabe que foi com muita dificuldade que chegou onde chegou para sermos Campeões e marcou-nos profundamente. Não é uma despedida. Vamos, certamente, continuar perto uns dos outros e de certeza que ele vai continuar com o Benfica e com todos os Benfiquistas no coração", concluiu Luís Filipe Vieira.

Lançamento do livro 'O Benfica segundo Jonas'

O livro "O Benfica segundo Jonas" acaba por ser um trabalho de equipa. As palavras de Jonas, um dos ídolos da Família Benfiquista, foram ouvidas e depois escritas por Luís Miguel Pereira, o autor da obra, e editadas por Jaime Cancella de Abreu.

"É um de nós"

"A estrela é o Jonas, eu não tenho muita coisa a dizer a não ser, agradecer a oportunidade, não é de escrever o livro, porque se a matéria-prima não fosse boa, não havia milagres nenhuns a fazer, mas, sim, de o ter conhecido", afirmou Luís Miguel Pereira.

"O melhor que eu levo é o facto de o ter conhecido, de termos convivido muitas horas para escrever o livro e de ter percebido aquilo que eu sintetizo numa frase: o Jonas é um de nós. Passados dois, três minutos de conversarmos com ele, percebemos a simplicidade, a humildade, a vontade de ajudar, a disponibilidade, a preocupação com o próximo e isso foi aquilo que, no meio de tudo, mais me enriqueceu nesta convivência", salientou.

Lançamento do livro 'O Benfica segundo Jonas'

"Um tributo à passagem pelo Benfica"

"A primeira palavra é para vos agradecer a presença no Estádio, porque é uma forma de nos ajudarem a prestar este tributo ao Jonas. Este livro é um tributo à passagem do Jonas pelo Benfica, portanto, a vossa presença aqui muito nos ajuda a agradecer ao Jonas tudo o que ele fez nestas cinco épocas pelo Benfica. Todos nós Benfiquistas sentimos o contributo que ele deu ao Clube", explicou Jaime Cancella de Abreu.

"Quero agradecer ao Jonas ter escolhido o Benfica para vir jogar e também porque me deu a oportunidade de o conhecer pessoalmente. Foi muito gratificante todo o processo que conduziu à edição deste livro, foram momentos espetaculares que eu como editor tive a oportunidade de viver e queria dizer a todos que o Jonas é ainda melhor como pessoa do que era como futebolista", garantiu.

Lançamento do livro 'O Benfica segundo Jonas'

"Jogasse 90, 45, 15 ou 10 minutos ou nem entrasse, estava lá"

É Luís Filipe Vieira quem assina o prefácio da obra biográfica, enaltecendo a importância e o exemplo do ex-goleador do Benfica dentro e fora das quatro linhas. O líder máximo dos encarnados deixa o agradecimento a "uma das peças mais fundamentais da Reconquista".

"Criei com Jonas ao longo destes anos uma relação de amizade pessoal. As nossas conversas no Seixal, a forma como acompanhei a determinação com que enfrentou os seus diversos problemas físicos, e nesta última época, o impressionante carácter que revelou em, estando limitado fisicamente, ser uma das peças mais fundamentais e chaves da Reconquista, são marcos inesquecíveis que nunca poderei esquecer", pode ler-se.

"Jonas, jogasse 90, 45, 15 ou 10 minutos ou nem entrasse, estava lá. Para decidir com golos, para motivar com o seu carisma, mas sobretudo pelo exemplo que dava. Como ele fez questão de dizer a todo o plantel no final de um dos jogos mais importantes da caminhada vitoriosa para o 37, 'acima de tudo, de todos e de cada um de nós está o Benfica'. Um livro sobre um ídolo, que já não podemos ver em campo, é mais uma oportunidade para nos voltarmos a entusiasmar, a sonhar e a admirar a vida de quem nos brindou com tantos momentos de alegria, de magia e de eficácia", elogiou Luís Filipe Vieira.

Livro Benfica Jonas

MENSAGENS DOS EX-COMPANHEIROS

No Estádio da Luz, Jonas acabou por ser surpreendido por alguns dos ex-companheiros.

Em vídeo, André Almeida, Pizzi e João Félix fizeram questão de endereçar algumas palavras ao ex-avançado brasileiro.

André Almeida: "Livro será um sucesso"

Pizzi: "Levo um amigo para toda a vida"

João Félix: "Estou sempre a torcer por ti"

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Diogo Nascimento  

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar