SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº320 | 30 ABR 2020

Editorial

Mensagem do diretor da Fundação Benfica, Jorge Miranda


Esta bola rola no coração.

Não é de hoje, é de sempre, o que o futebol pode e faz pela humanidade. Todos os dias, entre todos, em toda a parte, o futebol motiva, diverte, liga e faz sonhar. Dos pés duma criança a quem celebramos a vitória do primeiro pontapé, ao velhinho que deita o pé à bola como quem constrói pontes com os netos e assim se comunica com eles. No universo repetido dos pequenos gestos e quotidianos como no devir dos mais importantes e decisivos acontecimentos históricos, rola uma bola, simples, bela, exata, que comunica como nada com os nossos sentidos e nos demonstra possível a perfeição e a utopia.

Foi assim nas trincheiras da primeira Grande Guerra, juntando inimigos numa trégua impensável e fazendo acontecer Natal no pior dos cenários de lama, sangue e dor, unindo os soldados, os povos, contra o ódio dos países.

Foi assim nos campos de concentração nazis onde a humanidade não esquece a mítica partida da morte em que jogadores feitos prisioneiros responderam ao desafio e humilhação dos seus carrascos com futebol, bom futebol. Aquele futebol que a todos nivela no campo e que a todos faz iguais no relvado onde tudo se decide. Imenso futebol esse em que a vitória e a união da equipa fizeram cada jogador ascender ao heroísmo e marcar, vencer, celebrando a um tempo a vitória e a morte que vinha certa pela humilhação dos opressores furiosos e confrontados com o orgulho e força dos oprimidos.

É assim hoje em tantos e tantos cenários de guerra, êxodos de refugiados, vítimas de catástrofes e multidões de pobres, imensas, atingindo quase toda a humanidade. Nos campos da exclusão, em toda a parte, onde grassam a pobreza, a injustiça e a humilhação humana, na desolação da doença, o Grande Jogo mostra o seu poder, levanta as cabeças e acende os sorrisos, motiva à superação e fabrica prazer nas mais duras realidades.

Mas este imenso futebol não vive incógnito, alimenta-se da grandiosidade de clubes como o Benfica e oferece pertença e identidade a todos os que o amam. Dá-lhes guarida, inspiração e força para que se reergam com orgulho e altivez à condição da dignidade humana que todos desejamos e merecemos.

Este futebol, profundo, universal e anónimo tem o poder de ligar os diferentes, de aproximar e unir, construindo humanidade onde tantas vezes ela se esboroa. Mas alimenta-se de heróis, jogadores, que são modelos e apaixonam gerações levando-as a querer ser mais e melhor.

Mas o que têm eles de tão precioso e único para dar? O que faz um campeão? O betão do músculo, o ferro da inteligência e o alicerce colossal e sereno da humildade, certamente. Tudo o mais gravita à volta disto, encontra aqui sentido e redobra-se em motivação e confiança.

É daqui, desta fusão alquímica entre golos, vitórias e carácter que vem a força social dos jogadores. Uma ligação forte e capaz de transformar os seus sucessos nas vitórias de cada um e a sua humildade de campeões na virtude que todos querem. Desenganem-se os que possam pensar que é multidão, publicidade e dinheiro o que os faz socialmente importantes. É, pelo contrário, isto, as suas raízes muitas vezes humildes, a sua capacidade de vencer contra todas as probabilidades e de alcançar o impossível. Eles demonstram aos demais que tudo é possível e o que fazer para que assim seja com cada um de nós. Por isso acendem-nos o sonho, incendeiam-nos a alma e motivam-nos para vencer as nossas próprias batalhas. E contra este inimigo invisível que procura vencer pela traição e pelo cansaço, todos precisamos deles ainda mais.

Por isso, quando se instalou a pandemia que a todos paralisa, o Benfica, pelo contrário, mais se motivou e mais deu ainda de si. A cada dificuldade nova respondeu em dobro, porque é lei da física que a cada força de ação corresponde uma outra de reação e igual valor. Tem sido assim em todos os departamentos e recantos do Clube, como na Fundação, mas sobretudo e com particular intensidade, no Futebol Profissional.

Fundação e Plantel têm trabalhado como nunca, porque, naturalmente, a importância do futebol social e da ação pioneira e incomparável do Benfica neste domínio cedo se tornou indispensável ao país. Não cabe aqui repetir montantes despendidos e ações solidárias de extrema importância que desenvolvemos e continuamos a desenvolver. Cabe, sim, reconhecer que em todas elas os jogadores responderam à chamada e deram-se a esta causa cientes da sua importância social e da diferença que efetivamente fazem na vida das pessoas, sobretudo em momentos de grandes dificuldades como este. Foram muito para além da generosidade das contribuições financeiras, ofereceram genuinamente o que têm de melhor e mais profundo para dar as mãos a quem precisa: nada menos que a Alma Benfiquista.

Por isso lhes estamos, todos, tão gratos.

São Campeões. Vão ser Campeões. Serão sempre, porque esta bola rola no coração!

Jorge Miranda

P.S.: A News Benfica regressará na próxima segunda-feira. Bom feriado!

noticia

Best of | Seferovic

A temporada do avançado suíço.

Ver mais

noticia

HOJE
Benfica no Mundo | Casas & COVID-19, a partir das 18h00

Instagram Live, às 19h04

Ricardo Rocha à conversa com amigos...
Tema do dia: Benfica-Sporting, penúltima jornada de 2004/05

noticia

"LAMENTAMOS A DECISÃO, MAS CONCORDAMOS COM ELA"

Depois do Futsal, as Federações das outras quatro modalidades de pavilhão decidiram encerrar todas as provas da corrente época. Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Clube, vincou a posição do SL Benfica.

CLUBE

ler mais

noticia

MENSAGEM DE ESPERANÇA DE SEFEROVIC

A Casa de Acolhimento Instituto Luiza Paiva de Andrada (ILPA) precisa de apoio! O avançado do Benfica teve conhecimento da situação, interessou-se pelo caso e deixou uma mensagem a quem ali vive e que, ainda para mais neste período difícil, precisa de um sinal de esperança.

FUTEBOL

ver mais

noticia

PARCERIA ENTRE A FUNDAÇÃO BENFICA E A STUDENT KEEP

Combate à infoexclusão na educação.

FUNDAÇÃO BENFICA

ler mais

noticia

"SÓ HÁ UM CLUBE"

Este é o jogo, o jogo da vida que TODOS temos de ganhar. Agora só há um clube, como o demonstram os capitães das equipas de formação do SL Benfica e do Sporting CP.

FUTEBOL

ver mais

noticia

MAIS NOTÍCIAS AQUI.
Covid-19: prevenção, combate e informação

noticia

Programação BTV
das 14h00 de 5.ª Feira às 14h00 de 6.ª Feira


14:00 BENFICA 21H (REP)
15:00 JOGO DE ANDEBOL - SENIORES MASCULINOS (REP)
Jogo de Andebol FC Gaia x SLB - Camp. Nac.
16:30 JOGO DE HÓQUEI - SENIORES (REP)
Jogo de Hóquei Paço d'Arcos x SLB - Camp. Nac.
18:00 NOTÍCIAS
18:30 PELAS CASAS DO BENFICA
19:00 JOGO DE BASQUETEBOL - SENIORES (REP)
Jogo de Basquetebol SLB x Terceira - Camp. Nac.
20:30 DE CASA PARA CASA (REP)
21:00 BENFICA 21H
22:00 AQUECIMENTO
22:30 JOGO LIGA NOS (REP)
Jogo Liga NOS - SLB x Marítimo - 16.ª Jornada
00:30 BENFICA 21H (REP)
01:30 JOGO DE BASQUETEBOL - SENIORES (REP)
Jogo de Basquetebol SLB x PVSK-Veolia - FIBA Europe Cup
03:00 AQUECIMENTO (REP)
03:30 JOGO DE ANDEBOL - SENIORES MASCULINOS (REP)
Jogo de Andebol FC Gaia x SLB - Camp. Nac.
05:30 BENFICA 21H (REP)
06:00 JOGO DE HÓQUEI - SENIORES (REP)
Jogo de Hóquei Seniores SLB x SCP - Camp. Nac.
07:30 JOGO DE BASQUETEBOL - SENIORES (REP)
Jogo de Basquetebol SLB x ZZ Leiden - 1.ª Jornada FIBA Europe Cup
09:30 AQUECIMENTO (REP)
10:00 BENFICA 21H (REP)
11:00 JOGO DE VOLEIBOL - SENIORES (REP)
Jogo de Voleibol Mladost Zagreb x SLB - CEV Champions League 3.ª Ronda 2.ª Mão
12:30 PROGRAMA UNICO EVENTUAL
Dia da Terra
Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº319 | 29 ABR 2020 | MENSAGEM DO TREINADOR DO HÓQUEI EM PATINS, ALEJANDRO DOMÍNGUEZ
Edição nº318 | 28 ABR 2020 | MENSAGEM DO TREINADOR DO BASQUETEBOL, CARLOS LISBOA
Edição nº317 | 27 ABR 2020 | REGRESSO GRADUAL
Edição nº316 | 24 ABR 2020 | A SOLIDEZ DO BENFICA
Edição nº315 | 23 ABR 2020 | MENSAGEM DE MARLENE SOUSA, CAPITÃ DO HÓQUEI EM PATINS
Edição nº314 | 22 ABR 2020 | CARTA DO PRESIDENTE AOS SÓCIOS
Edição nº313 | 21 ABR 2020 | MENSAGEM DE JOANA GUEDES, CAPITÃ DO VOLEIBOL
Edição nº312 | 20 ABR 2020 | MENSAGEM DE PAULO MORENO, CAPITÃO DO ANDEBOL
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar