Futebol

04 janeiro 2018, 18h46

Jonas

Jonas festeja um golo pelo Benfica no dérbi

Em Portugal desde setembro de 2014, Jonas patenteou-se rapidamente como máquina de golos com a camisola do Benfica, sendo já o segundo melhor marcador estrangeiro da história do futebol benfiquista: os 107 remates que terminaram no interior das balizas adversárias são apenas suplantados pelos 172 pontapés certeiros de Óscar Cardozo, que serviu as águias durante sete anos (2007-2014).

O último golo com as impressões digitais de Jonas foi visto por mais de 60 mil espectadores no Estádio da Luz na noite de quarta-feira, quando o grande dérbi lisboeta já corria para as cenas finais, e permitiu-lhe recuperar o estatuto de líder dos melhores marcadores das 10 principais ligas europeias.

Da marca dos onze metros, o camisola 10 do Benfica revelou nervos de aço perante o guarda-redes Rui Patrício e disparou para o 1-1 final, numa noite em que a equipa de Rui Vitória foi esmagadora em todos os capítulos estatísticos do jogo, produzindo o suficiente no duelo com o Sporting para justificar um triunfo na 16.ª jornada da Liga NOS, resultado que, no entanto, acabaria por não ser desbloqueado.

Na viragem do ano, em entrevista, Jonas deu voz à ambição e vontade da equipa benfiquista na abordagem a 2018, mas também fez notar o desejo de marcar o primeiro golo ao rival Sporting.

O remate que Jonas dirigiu para as redes na mais recente partida do campeonato teve consequência nas contas da Liga NOS, mas também impacto objetivo na classificação dos melhores marcadores das 10 principais ligas da Europa, de acordo com o ranking da UEFA.

Com 19 golos faturados em 16 rondas da competição (só não pôs as malhas a mexer nos encontros frente ao Chaves e ao FC Porto, ambos fora de casa), Jonas está de novo no ponto mais alto desta hierarquia dos matadores, levando a melhor no desempate com Cavani (PSG) por apresentar uma média de golos por jogo superior: 1,19 contra 1,06 do internacional uruguaio.

O camisola 10 do Benfica tem atrás de si grandes nomes do futebol europeu como Harry Kane (18 golos, Tottenham), Icardi (17 golos, Inter) ou Lewandowski (15 golos, Bayern), jogadores que lideram as tabelas de melhores marcadores nas ligas inglesa, italiana e alemã, respetivamente.

À parte os números puros e duros, a luta oficial pela Bota de Ouro é, no entanto, uma missão mais complicada para Jonas do que era há dois anos, quando, antes do pequeno tombo do coeficiente no ranking da UEFA, a Liga portuguesa ainda ocupava umas das primeiras cinco posições da tabela e por isso se atribuíam dois pontos por cada golo (e não apenas 1,5 como agora sucede).

OS MELHORES MARCADORES DAS 10 PRINCIPAIS LIGAS EUROPEIAS

Jogador Golos Média de golos por jogo
Jonas (BENFICA) 19 1,19
Cavani (PSG, França) 19 1,06
Kane (Tottenham, Inglaterra) 18 0,9
Icardi (Inter, Itália) 17 0,89
Lewandowski (Bayern, Alemanha) 15 0,88
Messi (Barcelona, Espanha) 15 0,88
Yilmaz (Trabzonspor, Turquia) 14 1
Ferreyra (Shakhtar, Ucrânia) 13 0,68
Thelin (Anderlecht, Bélgica) 10 0,56
Smolov (Krasnodar, Rússia) 10 0,77

 

Jonas com a camisola do Benfica com oferta de Badge e Personalização 

Texto: João Sanches

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas