19 de janeiro de 2018, 16h35

105 anos de história

Benfica

Ginástica do Benfica comemora, esta sexta-feira, o 105.º aniversário. Depois de momentos altos no século passado, a modalidade renova-se, acompanha os tempos modernos, não esquecendo as suas raízes. Veja o vídeo.

Esta sexta-feira, a modalidade da ginástica do nosso Clube perfaz 105 anos de existência! Foram vários os locais de treino e milhares os praticantes que transmitiram esta prática aos seus descendentes, sempre com um espírito familiar e imbuído da Mística do Clube.

Momentos áureos houve, nomeadamente nos anos 60 a 80, em que a componente competitiva estava muito ativa, com ginastas a participar em Campeonatos do Mundo e da Europa nas mais variadas disciplinas.

Face à adaptação dos espaços oferecidos para a prática da modalidade na disciplina de trampolins, o Benfica regressou recentemente à competição, tendo tido já alguns resultados relevantes.

Na realidade atual em que a modalidade se move, a opção no início deste novo século foi naquilo que se denomina “Ginástica para Todos”, onde estão incluídas quase todas as disciplinas gímnicas, sendo as mesmas praticadas dos 2 aos 95 anos!

Gimnáguia

Atualmente, o número de praticantes já se aproxima das seis centenas, dos quais mais de 200 tomam parte ativa em representação do Clube em eventos nacionais e internacionais. O corpo técnico, além de ter uma elevada qualificação técnica, com experiência na modalidade, sendo exemplo disso mesmo a presença de uma ex-ginasta olímpica, está também apostado na “fábrica” de novos treinadores made in Benfica. São já dez do atual elenco técnico, que no seu conjunto somam 25 treinadores, que após o final das respetivas carreiras desportivas se mantêm entre nós, prolongando assim o seu vínculo com a atividade desportiva da instituição.

A modalidade, para além de ser a quarta mais antiga do Clube e a terceira com prática de modo ininterrupto, alberga praticantes com assinalável manutenção, alguns deles com mais de 40 anos de prática desportiva. Nas classes de representação mais avançadas, algumas delas comportam ginastas com mais de dez anos de atividade no Clube, tornando-se numa das modalidades que conseguem manter os praticantes ligados ao Clube com maior longevidade.

Numa época desportiva em que a modalidade é praticada no Pavilhão dos Pupilos do Exército e nas instalações do Estádio da Luz, os desafios para a temporada já há muito foram lançados, com o culminar na participação do evento internacional Eurogym em Liège – Bélgica, onde mais de seis dezenas de ginastas vão representar Portugal num dos maiores eventos desportivos do mundo, prevendo-se que se ultrapasse os 5000 ginastas de todos os países do continente europeu.

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar