Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Nos dias de hoje é quase impensável, mas o antigo defesa repartiu a carreira apenas por dois emblemas: esteve 5 épocas no Restelo e 10 anos na Luz, onde venceu 4 Campeonatos, 5 Taças de Portugal e 2 Supertaças.
26 janeiro 2018, 14h53
Pietra representou o Benfica nos anos 70 e 80
O mesmo passado sinaliza-nos, contudo, casos excecionais e raros, sobretudo quando transpostos para comparações nos dias de hoje, como o de Minervino Pietra: o antigo defesa distribuiu as 15 épocas de carreira a nível sénior por Benfica, onde foi quatro vezes campeão, e Belenenses.
Atual membro da equipa técnica do Tetracampeão, Pietra iniciou a sua caminhada profissional no Belenenses em 1971/72. Foi a primeira de cinco temporadas naquele clube, pelo qual quase alcançaria uma centena de jogos: participou em 99 partidas, tendo marcado nove golos.
Fechou o seu percurso em Belém no defeso de 1976, transitando então para o Benfica. Na primeira de 10 épocas com o Manto Sagrado, Pietra realizou um total de 29 jogos (estreou-se a 4 de setembro de 1976) e acertou por quatro vezes nas redes adversárias, fator que confirmava a sua propensão ofensiva e polivalência, assentes em atributos físicos e capacidade técnica reconhecidos pelos adversários.
O primeiro ano na Luz terminou em festa: Pietra ajudava o Benfica a sagrar-se Campeão Nacional. Com o emblema da águia colado ao peito, o natural de Lisboa (nasceu a 1 de março de 1954) haveria de celebrar a conquista de mais três Campeonatos: em 1980/81, 1982/83 e 1983/84 (bicampeão).
Foram mais de 300 jogos em representação do Benfica, no somatório das competições. Nesse trajeto, três temporadas sobressaem na ficha de utilização de Pietra pela quantidade de partidas realizadas, acima das quatro dezenas. Reportamo-nos a 1980/81 (43 jogos), 1982/83 (43) e 1984/85 (44).
No que diz respeito a golos – sim, porque a regra era Pietra marcar pelo menos um por cada ano desportivo… –, 1977/78 e 1984/85 ficam para sempre como as épocas de maior aproveitamento: o antigo internacional A luso colou nove e cinco bolas às redes, por ordem cronológica.
Pelo Benfica, Minervino Pietra, além de vencer quatro Campeonatos, conquistou ainda cinco Taças de Portugal e duas Supertaças, e também duas Taças de Honra. No final de 1986/87 resolveu encerrar a carreira.
Texto: João Sanches
Fotos: Acervo SLB
Última atualização: 21 de março de 2024