Polo Aquático

19 fevereiro 2018, 20h19

Polo aquático

Equipa de polo aquático do Benfica

Na liderança do Campeonato Nacional, a equipa feminina de polo aquático do Sport Lisboa e Benfica está a realizar uma temporada notável a todos os níveis.

Os resultados de um projeto sustentado, que visa terminar com a hegemonia do Clube Fluvial Portuense, começam finalmente a ser visíveis e o objetivo de afirmar definitivamente o Clube na modalidade está mais perto.

Com a contribuição impreterível de Inês Nunes, internacional portuguesa que nesta temporada se juntou à formação orientada por António Machado, as encarnadas já bateram por duas vezes o rival portuense e atual campeão em título: no Porto, a 28 de outubro de 2017, por 9-13, e na Piscina da Reboleira (casa emprestada das águias), a 27 de janeiro, por 13-10.

Somados às restantes seis vitórias, os dois triunfos diante o Clube Fluvial Portuense conferem à equipa benfiquista a motivação necessária para vencer as partidas que ainda restam na fase regular e garantir a chegada às meias-finais dos play-offs, onde só o 1.º classificado tem acesso direto.

Este ano estamos mais fortes, somos candidatos ao título juntamente com o Fluvial, mas isso só se vai decidir numa fase mais adiantada da época, nomeadamente em maio, quando se disputarem os play-offs”, explicou o técnico António Machado.

Neste momento, quando lhe resta disputar quatro jogos desta fase, o Benfica ocupa a liderança com 24 pontos, mais três do que a formação do CFP, e com menos um jogo. Além do Campeonato Nacional, as encarnadas também já se apuraram para a final-four da Taça de Portugal, que se disputará na Piscina Municipal da Rodovia, em Braga, de 27 a 29 de abril.

Em termos individuais, Inês Nunes tem sido mesmo o grande destaque da equipa. A internacional portuguesa, que este ano regressou após uma experiência enriquecedora em Espanha, já contabiliza 54 golos no Campeonato. Giorgia Orlandi, do Sport Algés e Dafundo, é a atleta seguinte com mais tentos assinalados, com 23.

Em entrevista ao Jornal O Benfica, a capitã encarnada reiterou a vontade de conquistar os títulos em que a equipa está inserida.

“Vamos dar tudo o que temos e o que não temos para conseguir a dobradinha este ano. As vitórias não nos descansam, temos consciência de que é preciso continuar a trabalhar”, disse Inês Nunes, referindo ainda os motivos que a fizeram regressar a Portugal: “Queria deixar a minha marca no Clube e de alguma forma conseguir dar ênfase ao polo aquático no Benfica.”

A participar numa competição paralela, a mesma equipa de polo aquático sagrou-se campeã regional no dia 11 de fevereiro, ao vencer, na Piscina da Abóbada, o Cascais Water Polo Club por 5-12.

Texto: Luís Afonso Guerreiro

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas