Futebol

07 março 2018, 15h52

Grimaldo

É a melhor época de Grimaldo no Benfica. Numa altura em que faltam nove jornadas para terminar a Liga NOS, o lateral-esquerdo espanhol já contabiliza três assistências para golo – tantas como em 2016/17 – e mais 421 minutos de jogo do que na época passada. No último sábado, marcou ao Marítimo (ver vídeo).

Técnica, velocidade, bom posicionamento defensivo e agressividade, boa capacidade de envolvimento no jogo ofensivo e excelente qualidade a bater livres diretos tornaram Grimaldo num dos habituais titulares do Benfica.

Numa temporada 2016/17 em que cumpriu, ao todo, 1253 minutos de jogo na Liga NOS, num total de 14 partidas, Grimaldo estreou-se a marcar a 2 de outubro, numa receção ao Feirense (4-0). Na conversão de um livre direto, o lateral espanhol transferido no mercado de inverno na época 2015/16 não deu hipóteses a Peçanha e fechou (90’+4') uma goleada que permitiu aos encarnados, na altura, reforçar a liderança da Liga NOS.

Ao cabo de 7 jornadas, o defesa contratado ao Barcelona contabilizava já um golo e duas assistências… A primeira na deslocação a Arouca (1-2) – quando fez um cruzamento perfeito para o golo de Lisandro López (51’) – e a segunda na visita ao Chaves (0-2) – um livre tenso para o desvio subtil de cabeça do grego Kostas Mitroglou (69’).

Grimaldo

Até ao final da temporada, jogaria mais 7 jogos, marcaria mais um golo – aos 65’, no Restelo, onde o Benfica venceu o Belenenses por 0-2 – e daria ainda mais um a marcar. Na receção ao Estoril (2-1), o espanhol assistiu Jonas para o segundo golo da noite (66’). A época culminou com a conquista do histórico e inédito Tetracampeonato…

Em 2017/18 tem dado continuidade às boas exibições e é já a melhor época do lateral-esquerdo espanhol, que conquistou um lugar no onze de Rui Vitória. Mais minutos, tantas assistências como em 2016/17 (3) e um golo marcado, num momento em que ainda faltam nove jornadas para terminar a competição.

Mas vamos aos factos. Quase um ano e meio depois, o candidato à seleção principal de Espanha regressou aos golos. Na receção ao Marítimo (5-0) – no passado dia 3 de março –, Grimaldo recebeu de Zivkovic e, frente a Charles, não perdoou na finalização de pé esquerdo (22’).

Marcou um golo nesta Liga NOS e já deu três a marcar… Foi titular nas 19 jornadas em que pôde representar a equipa (somando um total de 1674 minutos) e já assistiu para golo por três vezes.

Grimaldo

Na viagem à Madeira – que terminou com um empate a uma bola com o Marítimo, na 8.ª ronda – o camisola 3 do Benfica assistiu Jonas para o único golo dos encarnados na partida (2’).

Na 17.ª jornada, na visita ao Tondela (1-5), Grimaldo voltou a trabalhar para o golo... Duas vezes! Primeiro, Pizzi desmarcou o espanhol, que serviu Salvio para o segundo golo do Benfica (26’); e, aos 60’, o camisola 3 assistiu Jonas para aquele que seria o 17.º golo do avançado brasileiro na prova.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas