Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Numa análise feita aos médios das equipas do Campeonato, ninguém é melhor do que o sérvio do Benfica nestes dois capítulos do jogo.
12 março 2018, 20h17
Fejsa
É o vértice mais recuado do triângulo do meio-campo – agora completado com Pizzi e Zivkovic – e um verdadeiro tampão na hora de cortar lances de ataque contrários no sentido da baliza do Benfica. As posições mais recuadas do campo nem sempre são corretamente valorizadas pelo público ou mesmo pela Crítica, mas os adeptos do Benfica vão contra essa regra.
Fejsa é adorado pelas bancadas da Luz e responde à flor da relva dando segurança e equilíbrio à formação orientada por Rui Vitória. Como? Fazendo o que melhor sabe: desarmes e interceções.
Segundo os estatísticos do site sofascore.com, o internacional sérvio é o médio com mais desarmes na Liga NOS. Totaliza 77, é o único jogador dessa posição com mais de 70 e tem no seu encalço os centrocampistas Lucas Evangelista (Estoril), com 67, e Cláudio Simão (CD Aves), com 65. Aliás, neste particular, e abrindo a análise a todas as posições de campo, só o defesa Bebeto, do Marítimo, faz mais (100).
Nas interceções, e segundo a mesma fonte, o camisola 5 das águias é, igualmente, o melhor médio do Campeonato Nacional. Decorridas 26 jornadas, tem 51 (cerca de duas interceções por jogo), é o único médio que ultrapassa a barreira da meia centena e tem em perseguição Fábio Pacheco (Marítimo), com 47, e Pedro Sá (Portimonense), com 44.
Mas o trabalho de Fejsa não se esgota na arte de defender. No futebol moderno, o médio-defensivo é, muitas vezes, o motor de arranque na saída para o ataque e o benfiquista interpreta esse papel na perfeição. Entre todos os jogadores do plantel do Benfica é o segundo com mais passes efetuados: 1034, apenas superado por Pizzi, sendo que só estes dois têm mais do que mil passes realizados na Liga NOS.
Tecnicamente evoluído, o internacional sérvio - que tem o Mundial 2018 no horizonte - não só passa muito como também passa bem. Com 90% de eficácia, Fejsa é o jogador dos encarnados com melhor percentagem de passes certos.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024