14 de março de 2018, 09h54

Rúben Dias: o central Sub-20 com mais andamento na Europa

Futebol

Uma análise às 10 principais ligas europeias mostra que o jovem defesa do Benfica está na maior série de jogos a titular no respetivo Campeonato. Já espreita a Seleção A portuguesa em ano de Mundial.

Rúben Dias, defesa-central do Benfica, mostra em campo por que é aposta do treinador Rui Vitória. Uma análise aos 10 principais campeonatos da Europa mostra que nenhum defesa-central com idade Sub-20 está com mais andamento: são já 11 jogos seguidos a titular no Campeonato.

O camisola 66 alinha no eixo defensivo desde o jogo com o Sporting e foi nesta série que apontou os três golos que regista na Liga NOS, todos na Luz (Rio Ave, Boavista e Desportivo das Aves). No total, Rúben Dias soma 16 jogos e 1431 minutos na liga portuguesa, em temporada de estreia absoluta. E a lista de jogos consecutivos a titular só não é maior porque em novembro foi obrigado a parar devido a uma apendicite aguda.

No top 10 europeu (Inglaterra, Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia) só o central Sub-21 espanhol do Colónia, Jorge Meré, está com uma série semelhante: 11 jogos a titular na Bundesliga. Ainda assim, numa avaliação global, o benfiquista soma mais jogos, mais golos e mais minutos do que o mais direto concorrente.

Rúben Dias

O jovem formado no Caixa Futebol Campus, numa ótica de aproveitamento do talento proveniente da formação do Clube, fez a pré-temporada junto da equipa principal e rapidamente integrou o grupo liderado por Rui Vitória. A estreia deu-se no Bessa. Foi titular, jogou 90’ e só o resultado não foi o mais desejado. O técnico, todavia, gostou do que viu e repetiu a titularidade na jornada seguinte, no Estádio da Luz, frente ao P. Ferreira.

Pé ante pé, fazendo uso do seu espírito de liderança – era capitão no Benfica B – e da forte personalidade, foi-se assumindo no eixo central da defesa do Tetracampeão com exibições que foram merecendo elogios, e teve, inclusive, oportunidade na Liga dos Campeões, frente ao Manchester United. A crescer e cada vez mais confortável de jogo para jogo, Rúben Dias é um dos centrais da Europa que não concederam qualquer drible ao adversário que se lhe depara no jogo e vem sendo falado como um dos nomes convocáveis por Portugal para o Mundial 2018. A chamada aos trabalhos da Seleção Nacional pode acontecer já na quinta-feira, dia em que Fernando Santos comunica as suas escolhas para jogos de preparação.

Mística transmitida desde tenra idade

Nascido em 1997, Rúben Dias chegou ao Benfica na época 2008/09, com 11 anos, e não mais de lá saiu. Percorreu todos os escalões de competição (Nacional e Distrital), ganhou títulos e marcou presença na equipa de Juniores que chegou à final da UEFA Youth League em 2016/17.

Benfiquista de coração, transmite a mística do Clube na relva, dando tudo em cada lance de cada partida.

RANKING DA ATUAL SÉRIE A TITULAR DOS CENTRAIS SUB-20 NAS MAIORES 10 LIGAS DA EUROPA

Nome Clube Idade Jogos seguidos Total de jogos
RÚBEN DIAS BENFICA (Portugal) 20 11 16
Jorge Meré Colónia (Alemanha) 20 11 15
Danielyan Stal (Ucrânia) 20 7 16
Rick van Drongelen Hamburgo (Alemanha) 19 7 14
Eboa Eboa Guingamp (França) 20 6 19
Jorge Fernandes Moreirense (Portugal) 20 5 5
Luiz Felipe Lazio (Itália) 20 4 10
Romagna Cagliari (Itália) 20 2 18
Nathan de Medina Mouscron (Bélgica) 20 2 15
Matkobozhyk Zirka (Ucrânia) 20 2 10

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar