Basquetebol

26 março 2018, 18h12

Damier Pitts lança para mais três pontos

A eficácia no lançamento de três pontos foi decisiva para a vitória do Benfica sobre o FC Porto (86-68), na 2.ª jornada da 2.ª Fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Ao todo foram 12 triplos conseguidos pelas águias, alguns deles em momentos-chave. Damier Pitts apontou quatro.

Não é novidade para ninguém que o jogo exterior é uma das armas mais poderosas da equipa liderada por José Ricardo. E não é por acaso que José Silva, com 48% de eficácia, e Carlos Morais, com 47%, terminaram a fase regular no 1.º e 3.º lugar, respetivamente, dos atletas mais profícuos no lançamento exterior.

No jogo deste domingo com o FC Porto, em que as águias venceram 86-68, esse voltou a ser um capítulo determinante, empurrando o clube da Luz, que saiu para o intervalo a perder (36-38), para uma vitória categórica no clássico.

Ao todo, foram 12 os triplos conseguidos pelos homens de encarnado, nove deles no segundo tempo. Na ausência do capitão Tomás Barroso e de Miroslav Todic – também especialistas do triplo – foi Damier Pitts a assumir o destaque nos lançamentos dos três pontos.

Das cinco tentativas que fez, o base norte-americano só falhou uma, terminando a partida com uma eficácia de 80%.

Mas a inspiração não se ficou só pelo mais recente reforço do conjunto benfiquista. José Silva apontou três triplos, Carlos Morais e Nicolas dos Santos dois e Nuno Oliveira um. Carlos Andrade e João Soares não concretizaram nenhuma das tentativas que fizeram. Ao todo, foram 12 lançamentos materializados em 36 pontos e uma eficácia global de 50%.

José Silva

OS TRIPLOS DO BENFICA NO CLÁSSICO

Jogador Concretizados Tentados Eficácia
Damier Pitts 4 5 80%
José Silva 3 5 60%
Carlos Morais 2 6 33%
Nicolas dos Santos 2 2 100%
Nuno Oliveira 1 1 100%
Carlos Andrade 0 3 0%
João Soares 0 2 0%
TOTAIS 12 24 50%

Porém, nem só de tiros exteriores se fez esta vitória contundente do Benfica. Num grande jogo de basquetebol, momentos como os afundanços de João Soares também levaram os adeptos nas bancadas – muito bem preenchidas – ao êxtase.

Texto: Luís Afonso Guerreiro

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar