Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Ex-basquetebolistas do Benfica regressaram ao Pavilhão para uma justa homenagem. Os adeptos saudaram-nos calorosamente.
26 março 2018, 13h17
Henrique Vieira e José Carlos Guimarães
Os dois antigos jogadores foram ao centro da quadra, receberam uma camisola com o histórico número de cada na carreira (número 5 no caso de Henrique Vieira e o 14 no caso de José Carlos Guimarães), e foram aplaudidos de pé por adeptos que não esquecem os seus e reconhecem quem deu tudo de águia ao peito e envergou o manto sagrado com orgulho.
Henrique Vieira, campeão como jogador e treinador, estava visivelmente feliz e emocionado.
“Estou muito feliz, este é o reconhecimento de muitas coisas que nós fizemos, mas foi muito mais o que o Benfica nos deu. Voltar aqui é sempre um grande prazer e uma grande honra, e gostei muito de ser recebido como fui”, assumiu, em declarações à BTV.
Como atleta, conquistou 7 Campeonatos Nacionais (1984/85, 1985/86, 1986/87, 1988/89, 1989/90, 1990/91, 1991/92), 1 Taça de Portugal (1991/92), 2 Taças da Liga (1989/90, 1990/91) e 3 Supertaças (1985/86, 1989/90, 1991/92). Recordou esses momentos e vaticinou o mesmo sucesso para o atual plantel.
“Iniciámos uma dinastia no Benfica em que ganhámos 10 Campeonatos em 11 anos. Acho que o Benfica está nesse caminho outra vez, pois está bem estruturado, bem treinado e o público está a apoiar o basquetebol como fazia no nosso tempo. Só posso acreditar que vamos ganhar outra vez”, disse Henrique Vieira.
Já como treinador, Henrique Vieira manteve a senda conquistadora ao celebrar 2 Campeonatos Nacionais (2008/09, 2009/10), 1 Taça Hugo dos Santos (2010/11), 2 Troféus António Pratas (2007/08, 2008/09), 2 Supertaças (2009/10, 2010/11) e 1 Supertaça Portugal-Angola (2009/10).
“Nunca nos esquecemos de nenhum título. Quanto mais ganhamos com esta camisola, mais queremos ganhar”, sublinhou.
José Carlos Guimarães vestiu de águia ao peito entre 1992 e 1994, não esqueceu os bons momentos vividos na Luz e agradeceu ao Clube e aos adeptos.
“O Benfica é uma família. Ficamos satisfeitos quando estas homenagens são feitas ainda em vida. É o reflexo e o sinónimo de que valeu a pena. Olhamos para trás, somos melhores, mas respeitando sempre os outros. É com muito prazer que cá estou, agradeço à direção do Clube e a todas as pessoas com quem tive o privilégio de trabalhar. Foi nesta casa que desenvolvi as minhas capacidades como atleta e ajudou-me como homem. Estou muito agradecido, especialmente aos adeptos, pelo carinho que têm por mim, pelo respeito, que é recíproco”, reconheceu em palavras dirigidas ao canal de televisão do Clube.
O angolano conquistou 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Taças da Liga e 1 Supertaça pelo Benfica, recorda que não é fácil, mas deseja que as grandes noites europeias regressem à Luz.
“Ganhar um título com a camisola do Benfica não é para todos. Acima de tudo é saber representar condignamente o Clube. Representar o Benfica é representar a maioria da população e desejo – e auguro – felicidades para a equipa, e que a curto ou médio prazo possamos ter grandes jornadas europeias”, apontou.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2019