Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Há 24 anos, na primeira mão das meias-finais da Taça das Taças, frente ao Parma, o antigo número 10 enchia o campo com uma exibição magistral.
29 março 2018, 13h37
Rui Costa
Primeira mão da meia-final da Taça dos Vencedores das Taças entre o Benfica e o Parma. As bancadas repletas cantaram os parabéns ao Maestro que retribuiu com uma exibição excecional.
O Benfica venceu 2-1 e, como no antigo Império Romano, a César o que é de César. O jogo era dele e só dele. Rui Costa pincelou o desafio com lances de pura magia. Logo aos 7’, as águias inauguravam o marcador por intermédio de Isaías após um lance construído por Rui Costa. O criativo recebeu o esférico ainda antes do meio-campo, tabelou com Yuran, deixou para trás dois opositores e assistiu Isaías para o 1-0. As bancadas iam à loucura. Era a primeira prenda em dia de aniversário.
O recital de bom futebol do 10 continuou com passes, dribles, condução de bola sempre de cabeça levantada… O Maestro pensava, conduzia a orquestra que respondia na relva com uma melodia que embalava a Luz. O auge apareceu aos 60’. Transição rápida do Benfica, combinação entre Yuran e Isaías, com o ucraniano a centrar; a bola sobrou para Vítor Paneira, que endossou para João Vieira Pinto. Este, com um ligeiro toque, deixou Rui Costa ser feliz em dia de celebração. O remate não deu hipóteses a Luca Bucci e deixava os encarnados na frente da eliminatória.
Naquela noite de 29 de março de 1994, Rui Costa teve a Luz a seus pés e mereceu. Exibição de gala, brindada com golo, assistência e um sem-número de lances que deram colorido a mais uma noite europeia inesquecível na história centenária do Clube.
A regra nesta data, ao longo de toda a carreira de jogador, era Rui Costa estar em plena atividade desportiva, fosse ao serviço do clube que representava ou da Seleção Nacional.
Em dia de aniversário, Rui Costa representou a Seleção A num Irlanda do Norte-Portugal de qualificação para o Mundial 1998. O jogo decorreu em 1997 e terminou 0-0. O antigo jogador do Benfica foi titular e atuou os 90 minutos. Em 2000, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebeu o particular entre Portugal e a Dinamarca (2-1). Rui Costa jogou 75 minutos e inaugurou o marcador aos 41’ de grande penalidade. Volvidos três anos, em 2003, no Estádio das Antas, Portugal e Brasil encontraram-se para um particular. O médio-ofensivo jogou toda a partida num triunfo luso, por 2-1.
Por clubes, Rui Costa, que agora completa 46 anos, esteve em campo mais duas vezes (além do duelo com o Parma) em dia de aniversário. Em 1992, nos quartos de final da Taça de Portugal atuou 25 minutos no Benfica-SC Espinho (6-0). No ano de 1998 foi titular e jogou todo o encontro na goleada de 4-0 que a Fiorentina infligiu ao Nápoles. Em 2006 foi suplente não utilizado no Lyon-Milan da primeira mão dos quartos de final da Champions.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024